Header Ads Widget

10 erros mais comuns cometidos por MC's na divulgação do seu trabalho.

Faz uma cota que eu venho querendo falar sobre isto.

Não encarem como uma publicação arrogante porque não é, o fato é o seguinte.







Hoje em dia existe uma gama enorme de Mcs e o Noticiário Periférico além de receber materiais de todo o Brasil que já é uma enorme demanda pois vivemos num pais de tamanho continental, também recebemos material de Portugal, Angola, Moçambique e outros países de língua lusa.

E nem estou contando que tenho que esta antenado aos lançamentos, noticias relacionado ao hip hop, cultura urbana, negra e etc.

A questão é que cada site ou blog existe um canal de comunicação que é o email.
Que no nosso caso é anderson_antunes10@gmail.com

E recebo material para publicar no blog, no meu inbox pessoal do facebook e no inbox da pagina a não ser que eu te conheça na moral é chato.

Com isto fica impossível acompanhar o email, e meus 2 inbox do facebook, porque fica tudo desorganizado

Mas também tem o problema de muita gente na hora de enviar o seu material enviar só o link da musica ou video.

Na minha ingenuidade eu quero acreditar que isto seja falta de experiencia e não preguiça de elabora o seu próprio texto, release, foto e link para enviar aos canais de comunicação. Vivemos num mundo onde a imagem é muito importante é inadmissível uma divulgação sem foto e um pequeno texto elaborado.


NERIE BENTO (ESQUERDA) E CRISTINA DIAS (DIREITA)

Este é um problema recorrente no rap e, por isto, fomos conversar com a Nerie Bento, uma assessora especializada no ramo. Atualmente a Nerie é assessora e sócia juntamente com a Cristina Dias que estão a frente da Black Indie, empresa de assessoria de imprensa e social mídia para artistas, empresas, projetos culturais...




 A Nerie listou 10 coisas que podem colocar seu trabalho em risco. Confira!


Você terminou aquela música e está pronto para mostrar ao mundo o seu trabalho. Você está apostando que o single, álbum ou vídeo clipe vai te trazer aquele sucesso mais que merecido. Gastou grana, se dedicou, construí um trabalho com muita qualidade, mas na hora de divulgar faz tudo errado.


1 – Não criar um plano de divulgação ou pensar nele somente quando o trabalho estiver pronto. Planejamento e metas são fundamentais, o artista é uma empresa e como tal, precisa de estratégias.

2 – Fazer surpresa com o trabalho que será lançado, a não ser que você seja um artista muito grande cuja carreira garante um retorno alto em lançamentos da noite para o dia. Caso contrário, seu público (cliente) precisa saber que está vindo algo novo. Dê Spoiler!

3 – Marcar pessoas nas redes sociais. Este é um ótimo caminho para ser tornar uma pessoa chata, a opção marcação não foi criada para divulgação de campanhas, para isto existe o impulsionamento na fanpage.

4 – Enviar seu material via inbox. Não façam isto, é invasivo, amador e você corre sérios riscos de ser bloqueado.

5 – Pedir feedback do seu trabalho para desconhecidos( leia-se jornalistas, artistas e assessores). É constante o numero de mcs que enviam seus materiais no meu inbox ou na fanpage dos meus clientes pedindo não só divulgação, o que já é bem ruim, mas solicitando certa analise e aprovação. Primeiro - dificilmente estes artistas vão ouvir o seu trabalho. Segundo - não temos propriedade para dizer o que é bom ou ruim. Terceiro - gosto é algo pessoal e limitado. Se tiver duvidas sobre sua qualidade continue estudando e se aprimorando, existem profissionais capacitados para dar esta orientação.

6 – Colocar o link do seu single/clipe nos comentários da fanpage de outro artista.

7 – Enviar seu material no inbox de jornalistas ao invés de pedir o e-mail e mandar da forma correta. (release, arte, link, foto com 300DPI).

8 – Não divulgar nas mídias. Por incrível que pareça, muita gente ainda se limita as redes sociais, existem várias mídias de rap que contribuem com a divulgação do trabalho, sugiro que comecem com elas, mas não deixem de mandar para mídias de música e cultura em geral. Muito da falta de espaço para o rap está atribuído à falta de cultura em não divulgar este conteúdo.

9 – Comer no Mac Donald’s e ir para balada ao invés de investir no trabalho. Sim, é isto mesmo. Existem artistas com recursos financeiros limitados, mas existem pessoas que podem administrar os gastos e investir melhor na divulgação (mídia paga, impulsionamento e afins). Este investimento é fundamental para um bom resultado.

10 – Este não é um erro e sim uma dica. Como eu já disse, um artista é uma empresa, sendo assim, é necessário que ele separe a pessoa física da jurídica. Vejo vários talentos se perderem por falta de dedicação e organização, só amor ao rap não é suficiente para se manter no mercado. Como diria Raphão Alaafin.. “Talento é Trabalho”. Dediquem algumas horas para cuidar da carreira, estudem o aperfeiçoamento não pode se restringir a sua arte, se aprimore em como fazer a gestão da sua empresa, produzir, divulgar, vender. Quem não é visto não é lembrado, é clichê, mas é a mais pura verdade. E não se liguem em viwes, isso pode ser comprado. Se liguem em qualidade, façam parcerias, invistam sempre que possível e CONFIEM.


Postar um comentário

2 Comentários