Header Ads Widget

Sesc Campo Limpo apresenta o projeto Mirante, com diversas oficinas e workshops de fotografia


Sesc Campo Limpo apresenta o projeto Mirante, com diversas oficinas e workshops de fotografia Fevereiro/2017


A programação busca incentivar a curiosidade pelo processo de criação fotográfica, por meio de atividades gratuitas

Em fevereiro, o Sesc Campo Limpo desenvolve o projeto MIRANTE, uma série de oficinas e workshops gratuitos com o objetivo de instigar o público adulto e infanto-juvenil a desvendar a mágica do processo fotográfico.

Mirar, enquadrar, disparar... Uma imagem eternizada. Hoje em dia, a imagem fotográfica ocupa um lugar privilegiado em nossa sociedade. Usamos a fotografia diariamente, mesmo sem conhecer exatamente como funciona esse processo de “congelar” a realidade em imagens.

Transformando o espaço de um dos containers do Sesc Campo Limpo em um laboratório fotográfico, a ideia do projeto é explorar na prática as origens da fotografia, tanto no suporte analógico quanto digital. Serão nove oficinas de curta duração, trabalhando os diferentes aspectos do fazer fotográfico.

A oficinas serão ministradas por profissionais da escola de fotografia REVER. Cada aluno poderá cursar uma ou mais atividades, explorando uma ampla variedade de possibilidades da fotografia. As inscrições para todos os cursos podem ser feitas a partir de 1o de fevereiro na Central de Atendimento da unidade e as vagas são limitadas.

A oficina PIN HOLE, nos dias 7 e 9 de fevereiro, terça e quinta-feira, irá propor a construção artesanal de câmeras fotográficas pinhole (buraco de agulha) – pequenas câmeras obscuras que não usam lentes. Utilizando latas, os alunos serão convidados a construir suas câmeras e realizar tomadas de imagens, fazendo uso de papel fotográfico preto e branco.

As imagens serão reveladas e positivadas em laboratório pelos próprios alunos. Além de oferecer uma experiência prática interessante, o curso pretende elucidar o princípio básico da fotografia por meio da compreensão de sua gênese, usando recursos de quando a fotografia foi inventada, em meados do século XIX. As aulas serão ministradas por Mariana Meloni e Chico Rivers.

Já o curso FOTOGRAFIA PARA CELULAR, com Fernando Cohen, de 7 a 16 de fevereiro, às terças e quintas, tem outra proposta. Considerando que nunca foi tão fácil fotografar (pois qualquer telefone tem câmera, e essas câmeras são cada vez melhores), a oficina questiona se os alunos realmente usam todo o potencial da câmera de seu celular.

O professor também irá explicar que pequenos ajustes e escolhas na configuração da câmera do seu telefone podem garantir excelentes imagens. Outra possibilidade a ser explorada são os aplicativos com recursos de tratamento de fotos, com efeitos que vão muito além dos filtros. Também serão abordadas algumas noções de enquadramento, foco e exposição. Cada aluno deverá levar seu smartphone.

Nos dias 8 de fevereiro, quarta-feira, e 11 de fevereiro, sábado, Chico Rivers ministra a oficina LIGHTPAINTING. "Lightpainting" é uma técnica usada para produzir imagens fotográficas a partir do movimento de uma fonte de luz (lanternas, telas de telefone ou outros acessórios luminosos), num local escuro. Os participantes da atividade irão desenhar ou escrever com a luz e iluminar uns aos outros, produzindo imagens no ar, que serão captadas por uma câmera digital.

Na oficina CONSTRUÇÃO DE CÂMERA, com Mariana Meloni e Chico Rivers, cada aluno irá construir sua própria câmera escura, usando papel cartão, papel vegetal e uma lente de lupa, seguindo modelo desenvolvido por Miguel Chikaoka.

Através da câmera, os participantes poderão ver o mundo de pernas pro ar, assim como acontece dentro das câmeras fotográficas convencionais. O curso acontece gratuitamente nos dias 8 e 15 de fevereiro, quartas-feiras, e todos poderão levar as câmeras produzidas para casa.

Nos dias 10 e 16 de fevereiro será realizada a oficina de FOTOCOLAGEM, com Mariana Meloni. Uma imagem recortada e colada sobre a outra formam uma nova imagem, a partir de recortes de livros, jornais e revistas usadas. A técnica de fotocolagem é bastante simples e possibilita a formação de imagens que escapam muitas vezes da realidade. Os alunos realização experimentos, utilizando como inspiração os movimentos dadaísta e surrealista.

A oficina de CIANÓTIPO utiliza uma técnica de impressão fotográfica inventada no século XIX, cujo nome deriva do tom azulado do resultado, ao invés do tradicional branco e preto. Essa técnica permite produzir imagens a partir de negativos ou posicionando objetos variados sobre o papel, para formar um fotograma (fotografia sem câmera). Ministrada por André Spínola e Castro, a oficina será realizada nos dias 10 e 17 de fevereiro, sextas.

A CAMINHADA ZEN FOTOGRÁFICA é outra atividade gratuita que irá acontecer aos domingos, de 12 a 19 de fevereiro. O professor André Spínola e Castro irá interligar a fotografia com o Zanzen (meditação zen sentada) e o Kinhin (meditação zen andando) e usá-los como ferramentas de expressão e de autoconhecimento.

Os alunos irão se questionar sobre quem são, como veem as coisas ao seu redor, quais sã seus interesses e sua relação com o mundo. A ideia é aproveitar a oficina e a fotografia para ver o universo ao seu redor de um modo novo, diferente e mais proveitoso.

A oficina FOTOGRAMA, com Mariana e André Spínola e Castro, acontecerá nos dias 14 e 17 de fevereiro, terça e sexta-feira. Um fotograma consiste em posicionar desenhos, objetos e outros materiais sobre o papel fotográfico e expor à luz, obtendo assim a silhueta negativa da imagem.

Um dos procedimentos mais antigos na fotografia, o fotograma permite desvendar sua gênese, de maneira quase instantânea: uma fotografia sem câmera. Utilizando brinquedos e outros objetos para formar imagens, o senso estético e a criatividade são trabalhados na confecção de suas composições, que serão reveladas em poucos minutos a partir de um procedimento químico em laboratório.

Finalmente, a oficina de STOP MOTION, com Mariana Meloni, será realizada no dia 18 de fevereiro, sábado. O workshop irá abordar essa técnica de animação que se utiliza de diversas fotografias ordenadas em um ritmo contínuo para dar a ilusão de movimento.

Os alunos irão aprender como se faz uma animação em stop motion na prática. Utilizando o celular para bater as fotos e aplicativos específicos para a edição, eles farão pequenos vídeos nos quais os alunos próprios alunos serão os protagonistas de suas histórias. Todos deverão trazer seus smartphones para o curso.

Serviço

TECNOLOGIA E ARTES – PROJETO MIRANTE

PIN HOLE

Grátis.

Classificação: A partir de 8 anos.

07 a 09/02. Terça e quinta, das 14h às 17h.

FOTOGRAFIA PARA CELULAR

Grátis.

Classificação: A partir de 16 anos.

07 a 16/02. Terças e quintas, das 19h às 21h30.

LIGHTPAINTING

Grátis.

08/02. Quarta, das 19h às 21h30. Classificação: A partir de 16 anos.

11/02. Sábado, das 14h às 17h. Classificação: A partir de 8 anos.

CONSTRUÇÃO DE CÂMERA

Grátis.

08/02. Quarta, das 14h às 17h. Classificação: A partir de 16 anos.

15/02. Quarta, das 14h às 17h (Classificação: A partir de 8 anos) e das 19h às 21h30 (Classificação: A partir de 16 anos).

FOTOCOLAGEM

Grátis.

10/02. Sexta, das 14h às 17h. Classificação: A partir de 16 anos.

16/02. Quinta, das 14h às 17h. Classificação: A partir de 8 anos.

CIANÓTIPO

Grátis.

Classificação: A partir de 16 anos.

10 a 17/02. Sexta, das 19h às 21h30.

CAMINHADA ZEN FOTOGRÁFICA

Grátis.

Classificação: A partir de 16 anos.

12 a 19/02. Domingo, das 14h às 17h.

FOTOGRAMA

Grátis.

14/02. Terça, das 14h às 17h. Classificação: A partir de 16 anos.

17/02. Sexta, das 14h às 17h. Classificação: A partir de 8 anos.

STOP MOTION

Grátis.

Classificação: A partir de 16 anos.

18/02. Sábado, das 14h às 17h.

Sesc Campo Limpo

Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo/SP

Horários de funcionamento: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h

Tel: (11) 5510-2700 sescsp.org.br/campolimpo facebook.com/sesccampolimpo twitter.com/sesccampolimpo instagram.com/sesccampolimpo

Postar um comentário

0 Comentários