Header Ads Widget

Hebreu Indica #3 - Rimas que soam leve como uma borboleta, mas que picam como uma abelha. Souto MC.

Eis que ja estamos no terceiro HEBREU INDICA.



Neste terceiro capitulo indico a Souto MC, como já foi dito neste quadro eu indico Mcs que eu admiro e acho que tem que ter um destaque maior na cena e que eu acredito que num futuro breve vai estar ai com o devido merecimento.
Troco ideia com ela antes de saber que ela queria ser MC, desde que ouvi o primeiro som dela já achei ela diferenciada e já me chamou atenção e fico feliz em ver o progresso na caminhada da Carol.

O som "Só pra começar"  foi um dos primeiro sons da Souto MC e neste som você já nota que ela não veio no rap pra brincar. 
Com o verso : "Uma mina branca rimando e você gostando vira golpe no seu machismo". Ela ja vem com 2 pé no peito sem medo.

No som "Meu lugar", a Carol marca território e não desperdiça uma linha sequer 

Eu fiz por merecer poder estar em um bom lugar
Minha cota é renascer a cada dia que acordar
Não fico a mercê de quem só queira falar
Aqui a boca só se cala quando o tiro acertar



Psicosouto 

Gosto muito da musica "Eu cansei", pois une a doce voz da Letícia Piccolo e a rajada de rima da Souto.

Ah ah ah amor, me escuta por favor
Na palavra esperança pra nós foi o ex que restou
Mentira, intriga, não só com o rei, mas a corte inteira dentro da barriga
Cansei das suas birras, essa é minha vida, onde pra você só sobrou a porta de saída!



Se a Souto ta no mic é certeza de rajada de rima. E ela chegou como no Cypher Machocidio..? Foda né pai!

Abaixa a crista, macho e escuta o esculacho
Isso é veneno letal, Sem aviso sem bula
Foda-se o rap game as regra que cês cria, nois burla
Cria de Wu Tang Clan, Na quebra das clavícula
E papo de desconstrução aqui só serve pra sua mandíbula



Do som "Primeiro Lugar" vem o titulo da matéria, pois é assim que soa este som, ele tem um beat leve e a Carol chega neste ritmo no som, mas suas rimas chegam foda, dando ferroada como uma abelha.
Se liga num trecho da faixa.

"Rima bem e é gata, fico grata
mas não sou continente esperando ser conquistada
Tamo na estrada, a caminhada nunca travada, 
pra que nenhuma mulher se sinta colonia explorada"

Sentiu..? Este som da Souto me lembrou a frase do Muhammad ali "Voe como uma borboleta e pique como uma abelha"
O som soa leve como uma Borboleta, mas as rimas picam como uma abelha!



Realease


Souto MC – Flow, Engajamento e Resistência
A vida online de Caroline Souto, ou melhor, Souto MC, como costuma utilizar, é marcada por seus posicionamentos políticos e engajamento em causas como o feminismo e a cultura hip hop. Ela tem presença e mostra não se intimidar: a exposição clara das suas ideias, o papo reto e o bom humor são características marcantes desta MC que começou a compor quando tinha de 14 para 15 anos – segundo ela, algo que fazia sem muita seriedade no início, mas que começou a priorizar quando viu a construção e melhoria de suas canções. Suas influências vão “do rock ao samba”, fato que leva seu trabalho para muitos ritmos.

Nem tudo são flores: Souto conhece bem os percalços do caminho. Se colocar a cara para bater e dizer o que pensa já não é uma tarefa fácil de maneira geral, adicione o fato de fazer isso usando o rap e sendo mulher. Não é preciso ser bom de conta para saber o tamanho da dificuldade que ela enfrenta ao cantar suas letras. Ela mesma afirma:

“Mulheres não se sentem confortáveis dentro de um ambiente que continua tendo como principal faceta o homem machista. Além de inúmeras dificuldades que o próprio machismo emprega”
O mais importante para ela, porém, é o empoderamento que isso gera. Ela não pede licença para os homens, tampouco pergunta o que pode ou não ser debatido. Existe espaço para debater o feminismo? “Se não tem, a gente faz ter. Para isso que nós estamos aqui”, completa.

O mais importante para ela, porém, é o empoderamento que isso gera. Ela não pede licença para os homens, tampouco pergunta o que pode ou não ser debatido. Existe espaço para debater o feminismo? “Se não tem, a gente faz ter. Para isso que nós estamos aqui”, completa.

Suas rimas não têm temáticas, nem têm regra específica: “Minha lírica é algo que eu não gosto de definir porque eu sempre vou cair em contradição. O que dá vontade de escrever, eu escrevo”, explica. Mas, se ouvidos distraídos podem perceber o poder da voz e da postura da Souto, ouvidos atentos conseguem ir além e extrair ideias de resistência, questionamento, críticas ao sistema e situações de vivência de uma jovem que segura de si, que não tem vergonha de onde vai e de onde quer chegar.

A família? Essa ainda estranha o envolvimento dela com o movimento, mas talvez isso seja só questão de tempo, já que Souto MC acredita que a marginalização do rap vem perdendo força para um espaço de maior diálogo e abertura para quem acredita na ideologia existente por trás de cada vertente do hip hop. “Novos artistas trouxeram novas perspectivas que são fundamentais pra um movimento que tem força pra ser muito maior”.

Muito mais que viver só de rap, quero viver de arte




Crescer e aprender cada vez mais, fazendo o que gosta. A pergunta que fazemos para a MC é a mesma que se faz para quem está começando de forma geral: é possível viver disso? Dá pra fazer do rap uma meta de vida? “Sim. Muito mais que viver só de rap, quero viver de arte”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários