Header Ads Widget

Mostra de Cinema compõe programação do Flipoços 2017

Filmes inspirados nas obras de Luiz Ruffato e do patrono Milton Hatoum serão exibidos no festival

Filme “Redemoinho” foi inspirado na obra de Luiz Ruffato (redemoinho)

Além da presença de diferentes escritores e convidados, o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que neste ano acontece entre os dias 29 de abril e 07 de maio no Espaço Cultural da Urca, recebe também a Mostra de Cinema Flipoços”A primeira exibição será do filme recém-lançado Redemoinho, inspirado na obra de Luiz Ruffato, que também estará no festival para um bate-papo.
A exibição de Redemoinho ocorre no dia 02 de maio às 20h. O filme, com direção de José Luiz Villamarim é baseado no livro “Inferno Provisório”, do autor mineiro Luiz Ruffato. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri Oficial e o de Melhor Ator, para Julio Andrade, no Festival do Rio. No Festival de Havana, marcou presença na seção oficial Opera Prima. “O diretor José Luiz Villamarin foi um dos melhores leitores que tive. Transportou para a tela não só o espírito da história na qual se inspirou para fazer o filme, mas também e principalmente na atmosfera de poesia do meu trabalho”, comentou o escritor sobre a mostra.
A Mostra de Cinema Flipoços exibe também o filme Órfãos do Eldorado, no dia 01 de maio, às 10 horas, na Biblioteca Centenário. O filme é inspirado na obra de Milton Hatoum, autor amazonense que é o patrono do evento e cujo estado também é um dos homenageados no encontro. Na película, com direção de Guilherme Coelho, Hatoum fez uma ponta como ator, interpretando um pescador. O filme é estrelado por Dira Paes, Mariana Rios e Daniel de Oliveira.
Na história, Daniel de Oliveira é Arminto, que volta a Belém do Pará, rememorando sua infância com Florita (Dira Paes), que fazia as vezes de empregada e segunda mãe. Ela sempre teve um relacionamento sexual com o pai do garoto (Henrique da Paz), que aparentemente enriqueceu com o ciclo da borracha, explorando os mais pobres. Após o filme Hatoum conversa com o público.

Escritor Milton Hatoum fez ponta de participação no filme inspirado na obra “Órfãos do Eldorado” (Milton Hatoum)

Mais filmes no Flipoços
O Flipoços traz também a exibição do documentário sobre a vida da escritora Lygia Fagundes Telles, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), para o Prêmio Jabuti 2016, quando a autora foi premiada pelo conjunto da obra. Como a autora é considerada um das mais reconhecidas romancistas do Brasil e não pode estar pessoalmente no Festival, o Flipoços para homenageá-la vai exibir o documentário em três oportunidades: dia 01 de maio, antes da palestra de Clovis de Barros, às 19h; dia 04 de maio, antes da mesa com Joaquim Ferreira, às 18h30 e dia 07 de maio, antes da mesa da Miriam Leitão e filhos, às 16h.

O festival recebe também o filme Poesia e Melodia de Flávio Colombini, com Solange Key no evento. A exibição ocorre no dia 05 de maio às 14h no Instituto Moreira Salles (IMS), que é um dos parceiros do evento e em seguida, diretor e atriz conversam com o público.
Duas novidades importantes para essa edição são as parcerias a GSC firmou com a Warner Bros e com o Grupo Outcenter Fibrax. A primeira, cedeu o filme Relatos Selvagens do diretor Damián Szifron e produtores Algustín Almodóvar, Pedro Almodovár, Leticia Cristi, Pola Zito que será exibido durante o festival, além da Warner nos ajudar na divulgação da mostra. A segunda, vai exibir três filmes através do Netflix -“Apenas uma Chance”, “A Rede Social” e “A Revolução” no projeto Cine Fibrax – Open Air que tem como objetivo apresentar a super velocidade da fibra ótica.
A curadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, comenta sobre a mostra de cinema. “Todos os anos tentamos fazer essa ponte entre o cinema e a literatura, que é bem estreita e prazerosa. Trazemos grandes títulos, alguns com a presença dos autores e diretores, para que o público possa também se aproximar mais da arte. Essas parcerias firmadas a partir dessa edição certamente vai incrementar ainda mais nossa Mostra de Cinema”, destacou.
Serviço – A exibição dos filmes tem dias, locais e espaços variados. 


Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do evento www.flipocos.com 

Postar um comentário

0 Comentários