quarta-feira, 12 de abril de 2017

2º Sarau Virtual – Abolição sem Discriminação, saiba quando


Abolição da Discriminação
“A arte existe porque a vida não basta”. A frase citada pelo poeta Ferreira Gullar expõe uma tradição que vê a arte como necessária ao ser humano. A arte como a expansão das potencialidades humanas.
Os projetos artísticos desenvolvidos por Monahyr Campos valem-se da manifestação artística como propulsoras da transformação, da reflexão, percorrendo um espectro temático bem amplo: o amor, a ambição, as relações humanas,o fazer poético, o combate a preconceitos diversos, enfim, o cotidiano da vida nas periferias, nas margens da sociedade estão sempre presentificados em sua obra.
A expressão artística possibilita a experiência única de empatia e transcendência: nos coloca no lugar do outro, deslocando-nos de qualquer zona de conforto. A arte se faz veículo de expressão da alma, área de confluência do real e do imaginário.
A questão do negro do Brasil
O mês de maio marca a data oficial da lei que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, a Lei Áurea.
O fato em si não é celebrado pela comunidade negra por não ter criado  condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção digna na sociedade.  Proporcionou campo fértil para o desenvolvimento do preconceito e racismo.
A data serve como ponto de partida para fomentar discussões  sobre a questão do negro no Brasil
Este é o tema do projeto Negros e Alvos de Monahyr Campos. Espetáculo musical no qual as sonoridades da herança africana mesclam-se às novas experiências da MPB e Rap/Música eletrônica, visando a valorização da cultura afro brasileira e o combate ao preconceito e racismo. 
Sarau Virtual
Entre os dias 12, 13 e 14 de Maio será realizado o 2º Sarau Virtual – Abolição da Discriminação na página do Facebook, Monahyr Campos – Música e Poesia. As pessoas são convidadas a publicar suas interpretações de música e dança, obras em artes visuais, desenhos, pinturas e/ou textos literários (ou não) que proporcionem reflexões sobre a questão do negro. A arte revela aspectos da vida humana e faz com que o indivíduo reflita e se posicione diante de sua realidade e da sociedade.
O sarau virtual é um palco aberto a artistas e interessados em arte. Não há restrições para a participação. E o ambiente virtual promove a interação entre pessoas de diferentes localidades, expandindo realidades e pontos de vistas.
Em março, foi realizado o 1º Sarau Virtual – Semana Internacional da Mulher, que contou com a participação de pessoas de todo o Brasil, EUA e Moçambique. Foram mais 70 manifestações artísticas expostas e 4,8 mil pessoas alcançadas.
Monahyr Campos atuará como “cyber” anfitrião / mestre de cerimônias estimulando a participação coletiva mostrando alguns trabalhos ligados ao tema.
Sarau Virtual – Abolição da Discriminação
Serviço:
2º Sarau Virtual – Abolição sem Discriminação
Data: de 12 a 14 de maio de 2017
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top