Header Ads Widget

30 anos de carreira dos Racionais MC's ganham exposição inédita durante o RBMA Festival


Atração do Red Bull Music Academy Festival São Paulo, mostra em cartaz a partir do dia 2 de junho traz registros, vídeos e objetos do grupo de rap mais influente do Brasil

Crédito: Klaus Mitteldorf
São Paulo, maio de 2017 - Prestes a completar três décadas, o grupo paulistano de rap Racionais MC's é tema de uma exposição inédita sobre sua carreira no Red Bull Station. Aberta ao público a partir de 2 de junho, a mostra Racionais MC's: 3 Décadas de História em Exposição” faz parte do Red Bull Music Academy Festival São Paulo, que promoverá conversas, exposições e shows com mais de 50 artistas.
Espalhada pelas galerias Principal e Transitória do icônico prédio do Red Bull Station, no centro da capital, estará um pouco da história da vida profissional e pessoal do quarteto formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, que a partir de 1988 passou a se chamar Racionais MC's e, ao longo desse tempo, tornou-se o grupo de rap mais prestigiado do país.
O acervo, garimpado durante meses pelo curador Fernando Velázquez, conta com material nunca antes divulgado pelos músicos. Além de fotos, vídeos e clipes originais e inéditos, há elementos cenográficos usados nos shows e peças como uma tábua na qual Mano Brown escreve nos últimos 20 anos assuntos pessoais e passagens sobre a banda.
Outro destaque é o primeiro mixer de KL Jay, uma tradicional MPC. Os fãs também poderão ouvir os samples utilizados pelos Racionais nas versões originais e modificadas por meio de tablets e conferir uma linha do tempo com marcos da trajetória do grupo. Neste acervo, há baterias eletrônicas de Edi Rock totalmente intactas, toca-discos, telas e objetos presenteados ao grupo por fãs, roupas e prêmios por venda de discos, entre outros elementos. Mais de 100 imagens, muitas delas inéditas, do fotógrafo Klaus Mitteldorf, que acompanha a banda há mais de 20 anos, também estarão em exibição.            
Segundo Velázquez, o momento é perfeito para celebrar a carreira dos Racionais. "Além das três décadas de vida, comemoramos também os 20 anos do lançamento de Sobrevivendo no Inferno, disco emblemático que reconfigurou o cenário do rap nacional. A exposição propõe revisitar a trajetória dos Racionais MC's a partir da compilação de relatos e informações pouco conhecidas e vem destacar a relevância histórica e cultural da banda, cuja caminhada está diretamente relacionada à cidade de São Paulo", diz o curador.
Os Racionais MCs fazem um show no Red Bull Music Academy no dia 6 de junho, no Audio Club. Os integrantes da banda ainda participam de conversas e apresentações no Red Bull Station um dia antes. Mais informações: sp.redbullmusicacademy.com
Serviço Completo:
Racionais MC's: 3 Décadas de História em Exposição”Quando: 2 a 10 de junho. Terça a sexta, das 11h às 20h. Sábados, das 11h às 19h.Local: Red Bull Station - Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SPAcesso a deficientes / Cafeteria / Wi-FiEntrada gratuita

Postar um comentário

0 Comentários