Header Ads Widget

A cidade, a arte do graffiti e a poesia em livro



Binho Barreto, um dos pioneiros do graffiti em BH, lança o livro Perímetro urbano

Além de ilustrador, Binho Barreto é um dos pioneiros e um dos mais importantes nomes do graffiti em Belo Horizonte. Atuante na arte dos muros desde 1995, Binho, assim como outros nomes do segmento, possui uma assinatura muito particular em seus trabalhos. Parte dessa trajetória e dos registros dessa arte que é um dos quatro elementos da cultura Hip Hop (formada também pelo DJ, MC e B.Boy) integram o livro Perímetro Urbano. O trabalho, impresso pelo seloLeme, da editora Impressões de Minas, foi viabilizado com uma campanha de financiamento coletivo (na plataforma Catarse). As imagens e textos são do próprio artista explorando, além do aspecto documental, uma faceta literária. O trabalho contou com introdução do poeta Renato Negrão. O posfácio é assinado por Laura Cohen e a quarta capa vem com uma descrição assinada pelo escritor Luiz Ruffato. O lançamento acontece na próxima quinta-feira, no dia 25/05, a partir das 19h, no Bar La Tosqueria (R. Cláudio Manoel, 329 - Funcionários, BH). Entrada franca. Na ocasião acontecerá sessão de autógrafos, venda de livros e entrega de exemplares do financiamento.

Sobre o livro
Perímetro urbano reúne textos, desenhos e fotografias de Binho Barreto que falam sobre sua prática com o graffiti ao longo das duas últimas décadas. A escrita é composta por pequenos contos que relatam acontecimentos inusitados ocorridos durante as grafitagens (acompanhados por imagens dos respectivos graffitis), além de poemas e reflexões sobre desenho e cidade. O livro foi impresso pelo selo Leme, da editora Impressões de Minas, e foi viabilizado com uma campanha de financiamento coletivo (na plataforma Catarse). O trabalho contou com a preparação editorial da escritora Laura Cohen e com a coordenação da editora Elza Silveira. O livro tem introdução do poeta Renato Negrão, posfácio da Laura Cohen e a quarta capa vem com uma descrição assinada pelo escritor Luiz Ruffato. Durante o lançamento acontecerá sessão de autógrafos, venda de livros e entrega de exemplares do financiamento coletivo.Binho Barreto é um dos pioneiros do graffiti na capital mineira. O livro celebra suas duas décadas de produção e ajuda a reduzir a lacuna de publicações sobre o tema. O bar La Tosqueria possui ambiente agradável e descontraído, sempre com deliciosos tira-gostos. O evento será embalado musicalmente pelo DJ da casa.

Bio
Binho Barreto trabalha em diversas áreas que têm o desenho como interseção. É ilustrador, professor e, desde 1995, atua cotidianamente com o graffiti. Participa de projetos interdisciplinares e desenvolve pesquisas com fotografia e processos gráficos. Mais recentemente vem se aproximando da escrita, na busca por interfaces entre palavra e imagem. É formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Nasceu em Belo Horizonte e, após temporadas em São Paulo e em Nova York, voltou a residir na capital mineira. Participou das residências artísticasRepia (em BH), RAM5 (na cidade de Altamira em Minas) e Agora ArtAction (em Bela Crkva, na Sérvia). Já expôs em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior.


instagram: @binhobarreto1

Serviço:
Lançamento do livro Perímetro Urbano, do artista visual Binho Barreto
Quando: quinta-feira, 25/05, a partir das 19h.
Onde: Bar La Tosqueria (R. Cláudio Manoel, 329 - Funcionários, BH).

Postar um comentário

0 Comentários