Header Ads Widget

Sarau das Pretas homenageia Esmeralda Ribeiro em apresentação


Coletivo estará no Estéticas das Periferias e também no Sarau “Na Margem” com a poeta portuguesa Raquel Lima

Para seguir a trajetória em diferentes territórios, o Sarau das Pretas integra a programação da Mostra de Artes Cênicas no evento Estéticas das Periferias no próximo dia 25 de maio. Já no dia 26, se apresenta no sarau Na Margem, no Sesc Pinheiros. Ambas ações vão ao encontro da proposta do coletivo, que é propor reflexões sobre o feminino, feminismo, cultura e ancestralidade.
No encontro do Estéticas das Periferias, o Sarau das Pretas leva o tema “Nossos passos vêm de longe” e homenageia a escritora e jornalista Esmeralda Ribeiro, que há mais de 20 anos atua no coletivo Quilombhoje Literatura e na edição da tradicional obra Cadernos Negros, que neste ano completa 40 anos.
O espetáculo se baseará na vida e obra da autora, resgatando o seu pioneirismo ao produzir literatura sob a ótica de uma mulher negra, em um cenário que, em meados de 1980 era fechado a essas questões.
“O ‘Nossos passos vêm de longe’ é o embrião de um projeto futuro que consolida a nossa convicção de que, se chegamos até aqui, foi graças a todas as mulheres que nos antecederam, e em condições mais adversas, abriram espaço para que nós mulheres negras, possamos falar, escrever, circular, em fim, nos expressar artisticamente. Dessa forma, valorizamos a nossa ancestralidade, mantendo a história dessas mulheres sempre viva”, diz Débora Garcia, criadora do coletivo.
 Para a poeta Elizandra Souza, essa é também uma oportunidade de resgate literário, valorizando autoras que estão há mais tempo na jornada da escrita. “É o começo de uma trajetória onde pretendemos revisitar as páginas de nossa história e trazer essas mulheres conosco, não somente na produção artística, mas como inspiração para a vida”, comentou.



Sarau Na Margem
O Sarau das Pretas participa também da edição de maio do Sarau Na Margem, ao lado da portuguesa Raquel Lima, do Grupo XIX. O evento tem mediação da escritora Cidinha da Silva.
Sob a curadoria de Emerson Alcalde, a atividade é um momento em que poetas, artistas e público se encontram para bate-papo, leituras, intervenções e improvisos sobre fluxos da atualidade, como intolerâncias e potencialidades.

Nesta atividade o Sarau das Pretas fará uma breve apresentação, contextualizando a potencialidade do seu processo artístico-literário dentro da cena cultural da cidade de São Paulo.

“Ficamos felizes com o convite, devido à possibilidade de intercâmbio cultural através das diferentes vertentes artísticas. Assim como Raquel Lima e Cidinha da Silva, trabalhamos com a palavra e assim como o grupo XIX, também trazemos alguns elementos das artes cênicas para o nosso processo artístico. Sendo assim, essa é uma oportunidade de troca, de aprendizado, de alimentar e renovar nossos conceitos, e isso é fundamental para quem trabalha com as artes”, destacou a integrante Thata Alves.
 


Serviço

Estéticas das Periferias
Quando: 25 de maio às 20h 
Onde: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660, Santa Cecília 
Entrada gratuita
Classificação: livre

Sarau na Margem
Quando: 26 de maio às 20h 
Onde: Sesc Pinheiros - Sala de Oficinas (2º andar)    Retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria (térreo)  - Entrada franca

 Classificação: livre  

Postar um comentário

0 Comentários