segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sankofa - cantora e MC Tamara Franklin estréia em show que discute o negro e a ditadura no Brasil


Um dos principais nomes do rap em Belo Horizonte, Tamara Franklin estréia o show Sankofa no Festival de Inverno da UFMG, no dia 5 de agosto, às 17h, na Praça de Serviços do Campus Pampulha (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627).  A proposta deste show é evidenciar o artista negro dos anos 60 e 70, além de problematizar a "ditadura militar" e as demais perseguições vivenciadas pelo povo negro antes e depois do golpe de 64. O show propõe ainda discussões sobre as várias ditaduras do cotidiano e o atual momento político do País.  Segundo a própria Tamara Franklin, “a ideia de rememorar o passado para que possamos resignificar o presente”. No show, além das músicas de trabalho, Tamara Franklin traz releituras de artistas negros como Zé Keti e Cidinho e Doca. A artista sobe ao palco acompanhada da banda A Zungu, DJ Pooh e conta com a participação especial do rapper Douglas Din.
A entrada é franca.

O espetáculo
Sankofa é um show que traz vários olhares e reflexões sobre as diversas formas de ditaduras que vivenciamos no Brasil, a militar, a social, a racial, de gênero e de classe. Sankofa na filosofia africana é um pássaro de duas cabeças que tem como significado a ideia de rememorar o passado para que possamos resignificar o presente. O momento político pelo qual o nosso país está passando inevitavelmente remete ao período da ditadura militar. Nesse sentido, juntamente com a Banda A Zungu, Tamara montou este espetáculo que rememora e estabelece uma reflexão diante dessas duas realidades, o ontem e o hoje, diante de experiências concretas vivida por tantas pessoas, que no cotidiano e mesmo de forma anônima lutam para um país melhor.  O show é composto de músicas autorais e releituras como de Elza Soares, Clementina de Jesus, Sabotage e MC Bob Rum, buscando retratar através da música as truculências da vida urbana.

Ultimo single da MC e cantora.


Sobre a artista
Tamara Franklin é hoje um dos principais nomes da música negra produzida em Minas.  Revelada na cena Hip-Hop, a artista traz uma sonoridade que propõe diálogos que vão do  samba ao Blues, tudo ancorado pela poesia do rap e a cultura afrobrasileira.  Seu primeiro álbum “Anônima” foi lançado em 2015 e traz a narrativa contundente de quem vivencia a diversidade cultural  e as mazelas das periferias, bem como sua potência. Tamara Franklin é hoje uma das promessas da música brasileira e mesmo tendo de bom grado assumido o posto de “Anônima” não parece ter nascido para, de fato, permanecer no anonimato.

A Banda A Zungu nasceu em 2015, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A formação original é composta por Edgar Siqueira Mateus (bateria e voz),  Rafael Dejero (baixo) e Giuliano Stefano Elias Coura (guitarra). O nome Zungu tem em seu significado profunda relação com a proposta artística da banda. No quesito das letras, que têm relatos de lutas sociais e enfretamentos de classes e étnicos. Na mistura dos gêneros musicais que compõe a identidade da banda como o rock, música brasileira e latino-americana. A banda já participou de vários festivais, entre eles o Fun Music em que foram finalistas.

Douglas Din
Douglas Nascimento da Silva, mais conhecido como Douglas Din, ou somente Din, é um dos grandes MCs brasileiros da atualidade. Seu caminho se confunde com a história do “Duelo de MCs”, projeto que ocupa o centro de Belo Horizonte desde 2007. Além das batalhas em que se destacou, o rapper tem dois álbuns lançados “Ensurdecedor” e “Causa Mor”, além de participações em trabalhos de artistas como Vinicim e Cinara Ribeiro.

DJ Pooh
Nome lendário dos toca-discos na capital mineira, Pooh foi integrante do Retrato Radical, ao lado de Radical Tee, Canela Fina, Africa, Duke e Ice Man. Atualmente desenvolve trabalhos com o coletivo Face 3 DJs, co o rapper Radical Tee e ainda acompanha Tamara Franklin em seus shows.


Serviço
O quê: Tamara Franklin, banda A Zungu e DJ Pooh no Show Sankofa (Participação Douglas Din)
Onde: Festival de Inverno da UFMG - Praça de Serviços do Campus Pampulha (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627- Pampulha/ BH
Quando: 5 de agosto, às 17h

Contatos
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top