terça-feira, 8 de agosto de 2017

+18 Noticiário Periférico dá dicas de divulgação e resultado é impressionante!

Você já ouviu falar sobre "release"?
Sabe a importância? Como produzir?
Notamos a dificuldade de muitos grupos de produzir esse material, e reunimos algumas dicas pra facilitar


A definição de "release" no dicionário é: o material informativo distribuído entre jornalistas antes de solenidades, entrevistas, lançamentos de filmes etc., com resumos, biografias, dados específicos que facilitem o trabalho jornalístico. Segundo o blog NewsMonitor, "Um dos principais benefícios do release é que, em veículos de pequeno e médio porte, a empresa encontra a possibilidade de ver o seu texto publicado na íntegra, aumentando a relevância de todo o trabalho durante a sua produção. Já no caso dos grandes jornais, o texto é usado como base para matérias jornalísticas. É como um chamariz, mostrando que realmente o assunto gera uma boa notícia." E é basicamente esse montante de definições que nos interessa. 

Sabemos que os grupos e artistas independentes, não contam com um apoio de uma acessoria de imprensa por exemplo, e com limitação de recursos financeiros, que geralmente são todos empregados para a produção do som, EP, álbum, vídeo, esquecendo-se da parte de divulgação (o que é um erro). 
O Noticiário Periférico é um blog de divulgação gratuito, desde que o som ou material siga as diretrizes que propomos, será divulgado. Dessa forma é possível entender que temos grande procura, e não é sempre que conseguimos escrever um post autoral pra cada som postado. Nós sempre notamos que mais da metade das pessoas que nos procuram  tem grande dificuldade para produzir um material de divulgação sobre o próprio trabalho. Então reunimos algumas dicas para facilitar. 

Primeiramente, Liberdade para Rafael Braga, segundamente, temos que pensar que o texto produzido sobre qualquer trabalho, será enviado para apresentar o trabalho a um blog, uma página, um email de organizadores de shows, etc., mas também pode ser postado de forma integral nos canais de divulgação, sendo assim é importante que se tenha uma boa escrita, de forma fluída, direta que chame a atenção de quem você quer atingir. 

- Título, subtítulo e imagem: É fundamental, indispensável, a apresentação de um título chamativo para o trabalho. Trabalhamos com divulgação nas redes sociais, onde existe muita concorrência para desviar a atenção quando estamos descendo o Feed de Notícias. Tem muitas imagens de gatinhos fofos e imagens para digitar amém. Então é NECESSÁRIO que o título da notícia chame a atenção de forma que a pessoa pare pra clicar no link e conhecer seu trabalho. O subtítulo deve trazer uma segunda informação importante, de modo que a pessoa ainda impactada pelo título continue querendo ler mais sobre o trabalho apresentado. A imagem de divulgação não necessariamente precisa ser uma imagem profissional (embora seja visualmente mais bonito), mas também não precisa ser uma foto cortando você no churrasco da firma. Pode ser o logo do artista, ou do som, mas invistam dinheiros em amigos fotógrafos ou designers, é importante ter uma imagem legal e chamativa. 


- Informações importantes no release: Bom, por onde começar? É importante pensarmos em uma construção textual de uma pirâmide inversa. Onde de forma direta, escrevam as informações que a/o leitor/a não pode terminar o dia sem saber, e conforme for lendo, a informação vai se diluindo, até chegar o fim do texto. É importante na divulgação de um trabalho passar pelas clássicas perguntas: * QUEM? MC, Rapper, Grupo, Coletivo, Parceria, Humorista rs, etc., de determinada região, que já participou de tais projetos.
* FAZ? Lança, Produz, Participa, etc.
* O QUE? EP, Álbum, single, etc.
* PORQUE? Falar sobre a motivação do trabalho, o que ele representa pra/o artista, de forma que seja um convite a pessoa conhecer.
* POR QUEM? Equipe completa, produção, arte, parcerias, patrocínio rs, etc. 
* LINK - Divulgue o link do trabalho, a plataforma que pode ser ouvida e acessada.

- Informações adicionais: Por fim, após apresentar o trabalho, é importante deixar as informações para quem estiver apaixonada/o e quiser saber mais. É hora de lançar o texto sobre a empresa, sobre o grupo, sobre a/os artistas em questão. Falando o nome, tempo de caminhada, região de trabalho e sobre o que canta, sobre quais temas aborda. E por fim, divulgar redes sociais, telefone e etc.


É isso, não sou jornalista, muito menos a mestre da comunicação, mas acredito que essas dicas são um bom norte a seguir. Peçam ajuda pra montar o material de divulgação, mas não sejam preguiçosos, todas e todos envolvidos na divulgação também tem muito trabalho, não dá tempo de "vai na minha página conferir meu som" ou "pega foto minha no face, tem lá". Otimizem o tempo de vocês e de todos.
Sucesso a todas e todos, e viva ao corre independente!

Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top