Header Ads Widget

Jornalistas de periferia criam curso online para capacitar agentes culturais


“Autonomia e autogestão na comunicação” é o curso que será ministrado por Elizandra Souza e Jéssica Balbino

Já pensou em ter mais autonomia para gerir a própria carreira como artista e/ou agente cultural ?! Este curso ministrado pelas jornalistas e produtoras culturais Elizandra Souza e Jéssica Balbino tem como objetivo promover esta capacitação.
Com matérias teóricas, videoaulas e exercícios práticos sobre comunicação e ferramentas de autogestão, o curso online passa pela importância de uma boa apresentação,  da diferença entre assessoria de comunicação e produção, até atividades sobre como preparar um bom release e emplacá-lo na imprensa, como abordar jornalistas, como e quando investir em marketing online, entre outros temas.
O curso acontece totalmente online, tem cinco módulos e duração de seis semanas, com início no dia 16 de outubro e encerramento no dia 16 de dezembro, sendo aberto a todos os interessados, mas, voltado ao público de artistas, empreendedores e produtores culturais. O material fica disponível em uma plataforma digital e o aluno pode acessar conforme a própria rotina, além da possibilidade de baixar os textos e vídeos e estudar quando e onde quiser.

Sobre o curso
Movidas pela demanda em assessoria de imprensa e comunicação, as jornalistas pensaram no curso para atender os agentes culturais, a fim de capacitá-los e permitir com que acessem os meios de comunicação com autonomia, além de fornecer ferramentas para que possam autogerir a própria carreira com organização, precisão e eficácia.
Com mais de 10 anos de atuação na área da comunicação e produção cultural periférica, as jornalistas percebem a grande demanda em busca de serviços de assessoria de imprensa e também a carência de ferramentas, dicas e mecanismos para que os artistas possam se autogerir, permitindo com que a máquina siga girando.
Assim, unindo a vivência prática que possuem com as pesquisas acadêmicas, as jornalistas prepararam um material inédito e exclusivo para o curso, a partir de pesquisas e levantamentos feitos por elas mesmas, a fim de compartilhar este conhecimento.
No curso, segundo Elizandra Souza, que durante os últimos 10 anos respondeu pelo projeto da Agenda Cultural da Periferia em São Paulo, serão abordadas dicas de como escrever um release e enviá-lo à imprensa, como criar um bom mailing, como administrar a própria imagem enquanto artista.
“Enquanto fui editora da Agenda Cultural da Periferia, recebia muitos contatos, muitos grupos de raps, poetas, etc, que queriam ser publicados, mas não enviavam um material próprio para isso, dificultando meu trabalho como jornalista com tempo escasso e limitando as chances de aparecer e sair em uma publicação importante. Percebi que na verdade, todos têm como fazer isso, o que falta, muitas vezes, são dicas que fazem toda a diferença.  Por isso, elaboramos o curso, para ajuda-los nestas e em outras questões”, destacou.
A jornalista Jéssica Balbino, mestre em divulgação cultural pela Unicamp, também ministrará o curso. Atuando no mercado há 11 anos, tanto como repórter e editora, como assessora de imprensa e produtora cultural, ela comenta a urgência do curso. “Nesta trajetória como jornalista e atuando tanto em redações como em assessoria de imprensa, pude perceber e saber como é estar dos dois lados e isso me permite passar adiante este conhecimento. Recebo muito contato de muitos grupos e raps e muitos poetas que podem se autogerir com tranquilidade, bastam algumas dicas, algumas leituras e isso se torna prática do dia a dia. Por isso, unindo forças e conhecimento, montei com a Elizandra Souza este curso, que vem para somar no dia a dia dos agentes culturais da periferia”, completou.
O material disponibilizado para o curso é fruto de mais de uma década de pesquisa e atuação na área, trazendo materiais teóricos, dados científicos e informações de só quem vive, na prática, a comunicação, pode passar.
ServiçoMais informações sobre o curso e as inscrições podem ser obtidas pelo site www.margens.com.br

Postar um comentário

0 Comentários