Header Ads Widget

Feira Crespa comemora 3 anos com programação especial na Arena Jovelina Pérola Negra


A edição 'O Tambor que nos uniu' acontece no dia 19 de novembro (dom) com entrada colaborativa e homenagem à educadora Sinara Rúbia
 
Já considerada um dos eventos culturais mais esperados do Rio, a Feira Crespa, chega até a Arena Jovelina Pérola Negra levando o melhor da moda, arte, culinária e cultura afro no dia 19 de novembro. A feira reúne, no mês da consciência negra, na Lona Cultural: oficinas práticas, roda com vivências compartilhadas e trocas de experiências, desfiles com tendências e inspirações do afrostyle e intervenções artísticas a partir das 15h com entrada colaborativa. Além do espaço destinado a venda de produtos, muita música e comida da melhor qualidade, o encontro conta ainda com oficinas de dança com o grupo NPD Crew e percussão com o Bloco Coração Batuqueiro. O espaço também recebe o Encontro de Tambores e o Cinemão, com a exibição do filme 'Tambor: O Chamado dos Orixás' da diretora Carolina Franchinitambém fazem parte da programação. O comando das pickups do Baile do Crespa fica por conta dos DJs residentes Rainha Crespa e Marjan com a participação, mais do que especial, do DJ Leonardo Sstyle. 
 
Novas marcas e outras já conhecidas pelo público como Negra RosaBelÁfrica Brincos e AcessóriosAmara NegaAZmariasQueens Hamburgueria Artesanal e Doce Magia, marcam presença na 9ª edição do evento prometendo novidades e preços convidativos. A iniciativa busca homenagear diferentes personalidades negras a cada edição e nomes como: Tati Quebra Barraco, considerada a 'rainha do funk carioca', Edd Wheller, uma das primeiras rappers do Rio de Janeiro, e a Cassiana Belford, filha da saudosa Jovelina Pérola Negra, também já foram lembrados. A homenageada da ocasião é a educadora e artista Sinara Rúbia - contadora de histórias negras, formada em literatura/ português, enaltecendo a cultura negra através da oralidade.
 

A Feira foi concebida no projeto Agência de Redes para Juventude que, através de sua metodologia assertiva, transforma ideias em ação no território. Suas principais edições acontecem em parceria com a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, bairro onde vivem seus realizadores. Suas edições realizadas na zona norte, além da versão especial na Cinelândia (RJ) no Circuito Minc 2015, e a edição de primavera no Campo de Santana, garantiram o sucesso repercutido em toda a cidade. Desta vez a Feira Crespa traz a produção periférica afro urbana de volta à Arena no mês da consciência negra exaltando suas origens com o tema ''O tambor que nos uniu'', através da pesquisa e curadoria do pesquisador Júlio Rosa.  


A realização é da Rainha Crespa - que visa capitanear produções e soluções culturais, de entretenimento, moda ou sócio-educativas destinadas para, e protagonizadas por negros. A produtora propõe a reflexão, o diálogo e apóia iniciativas pró valorização de mulheres pretas e ainda sobre os mais diversos temas diversos ligados à negritude. Idealizadora do projeto, a produtora e DJ Elaine Rosa, foi convidada pela Agência de Redes para participar da Conferência PovGov 2015, realizada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) com tema “Iniciativas educacionais e empreendedoras de suporte a jovens em área de violência”, retornando abastecida de outras experiencias e motivada a continuar usando a Feira como uma ação afirmativa de combate ao racismo e valorização da cultura negra. O evento conta também com a colaboração dos parceiros da Donna Natureza e da Block Produtora Cultural. 

Serviço: 
 
Feira Crespa  | 9ª edição - O tambor que nos uniu
 
Local: Lona Cultural Arena Jovelina Pérola Negra - End:: Praça Enio | Pavuna, RJ
 
Data: 19 (DOM) de novembro 
 
Hora: 13h às 21h 

 
* Entrada colaborativa 
 

Postar um comentário

0 Comentários