sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Sarau das Pretas trata de intolerância religiosa em 16 eventos em novembro




Agenda Pretas em Marcha apresenta espetáculo “Quem é do asè é de paz” durante mês da Consciência Negra

Composta por 16 eventos, a agenda do Sarau das Pretas, tem início neste sábado (4) e vai até o dia 30 de novembro com a programação Pretas em Marcha, pelo segundo ano consecutivo. 

Desta vez, a temática passa pela intolerância religiosa, com o espetáculo “Quem é do asè é de paz”.  Todos os eventos são gratuitos e fazem alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.


O Sarau das Pretas vai passar por unidades do Sesc, na capital e no interior de São Paulo e fará também um ciclo de oficinas no Sesc Pinheiros por meio do projeto  Sarau das Pretas: Juventude em FormAção e também participa da programação da IV Mostra Cultural do Novembro Negro, da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo.


O coletivo, criado em março de 2016 pela poetisa Débora Garcia, é composto também por Elizandra Souza, Jô Freitas Thayaneddy Alves e Taissol Ziggy e conforme destacam as integrantes, para além das comemorações, o dia 20 de novembro é importante para o calendário político e cultural da comunidade negra brasileira. 

“É nesta data que encontramos espaço para falarmos de nossa história e das nossas pautas. O mês de novembro é para relembrar o legado de Zumbi dos Palmares e de todas as negras e negros que lutaram por nossa liberdade. É o mês em que temos a oportunidade de ocupar diversos espaços sociais e elucidar as diversas questões sociais que assolam a população negra no Brasil e no mundo. É um mês para colocarmos nosso trabalho na rua e mostrarmos todo o nosso potencial criativo, artístico e intelectual. É um mês para problematizar e afirmar que precisamos falar sobre a questão racial no Brasil nos demais meses do ano e que artistas negros precisam também de trabalho nos outros 11 meses”, pontuaram. 


Pretas em Marcha: Quem é do asè é de paz
Para além de uma menção à tradicional Marcha Zumbi dos Palmares, Pretas em Marcha é uma menção ao processo de trabalho do coletivo, que é essencialmente, itinerante. Marca o propósito e o anseio de ocupar todos os espaços sociais de forma coletiva, já que não existe marcha solitária. “Marchar significa um caminhar movido por objetivos comuns. Por isso esse nome, pois queremos que todas e todos marchem conosco”, afirmou a poetisa Thata Alves.

A proposta é que, anualmente, a agenda Pretas em Marcha trabalhe uma temática específica. O mote escolhido é mobilizado e pautado em todas as ações durante o mês de novembro. Em 2016, a Pretas em Marcha homenageou a líder quilombola Tereza de Benguela. Neste ano, o tema: é Quem é do asè é de paz, que já vem sendo trabalho pelo grupo há alguns meses, após vários ataques às religiões de matrizes africanas, bem como a atos de violência física, moral e patrimonial contra as comunidades religiosas e seus membros.


“O cenário é muito preocupante e tem se acirrado com o fortalecimento e articulação de segmentos conservadores e de extrema direita em nosso país. Os ataques às comunidades tradicionais de matrizes africanas têm se tornados explícitos e cada vez mais violentos. Queremos com essa temática chamar a atenção para essa situação, para que ela não se naturalize”, destacou a criadora do coletivo, Débora Garcia.


O espetáculo, Quem é do asè é de paz, traz composições e poemas feitos pela poetisa Débora Garcia especialmente para abordar essa temática, com leveza e mostrando toda a beleza das religiões de matrizes africanas. “Nosso trabalho é afrocentrado. Bebemos nessa fonte para realizar nossas pesquisas e desenvolver nosso repertório artístico”, comentou a percussionista Taissol Ziggy, complementada por Elizandra Souza: “Utilizamos a nossa arte para dar voz a essas comunidades que são diariamente silenciadas e violentadas. Somo negras, e como tal, defendemos e colaboramos com a preservação da nossa cultura”.


Confira a agenda completa

Data: 04/11         Horário: 16h        Local: SESC Interlagos/SP

Data: 05/11        Horário: 17h          Local: SESC Registro/SP

Data: 11/11        Horário: 16h          Local: SESC Ribeirão Preto/SP

Data: 15/11         Horário: 17h          Local: SESC Bom Retiro/SP

Data: 18/11        Horário: 15h30       Local: SESC Vila Mariana/SP

Data: 19/11       Horário: 16h00        Local: E.E Armando Dias – Jundiaí/SP


Data: 25/11      Horário: 16h00         Local: SESC Bauru/SP


Data: 30/11     Horário: 20h30          Local: SESC Belenzinho/SP

Sarau das Pretas: Juventude em FormAção
Ciclo de oficinas – SESC Pinheiros

1° Oficina:
Juventude empoderada: Feminismo, Machismo, e racismo. Compreendendo as relações de gênero e etnia no brasil.
Modalidade: Cidadania   Oficineira: Débora Garcia
Data: 07/11/2017     Horário: 14h00 às 17h00

2° Oficina: Ancestralidade no toque e molejo no jo(n)go da vida
Modalidade: Dança/Jongo    Oficineiras: Taissol Zyggy e Thata Alves
Data: 09/11/2017    Horário: 14h00 às 17h00

3° Oficina: Cenopoesia
Modalidade: Artes Cênicas     Oficineira: Jô Freitas
Data: 14/11/2017   Horário: 14h00 às 17h00

4° Oficina: Escrita criativa Mijba: espalhando sementes da literatura Negra Feminina
Modalidade: Literatura    Oficineira: Elizandra Souza
Data: 16/11/2016    Horário: 14h às 17h


5° Oficina: Sarau das Pretas - Encerramento do Projeto
Data: 20/ 11    Horário: 16h às 18h    
Local: SESC Pinheiros - Sala de oficinas 2° Andar

Atividade gratuita. Inscrições no dia e local da atividade. Sujeito à lotação.


 IV Mostra Cultural do Novembro Negro-2017
Secretaria Municipal de Educação/SP

Espetáculo em homenagem à Carolina Maria de Jesus
Data: 24/11     Horário: 13h00      Local: CEU Caminho do Mar – Zona Sul/ SP

Espetáculo Quem é do asè é de paz
Data: 27/11    Horário: 19h00    Local: CEU Rubi – Zona Sul/SP

Oficina de Sarau
Data: 28/11    Horário: 19h00   Local: DRE Campo Limpo – Zona Sul SP
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Noticiário Periférico • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top