Header Ads Widget

A criação perigosa de problematizações, o racismo e a falta de senso

Isso é um artigo de opinião, não sou dona da verdade nem quero ser. Mas a falta de senso é algo verdadeiro.

por Ana Rosa


Gente, vamo lá.


Menos de uma semana eu e meu parceiro fizemos uma homenagem e entrevista a uma das maiores mulheres que o rap nacional já teve, Rúbia. Rúbia, é uma mulher branca, referência no rap assim como Dina Di. Como já disse no post sobre a Rúbia, a qualidade musical sobressai, a luta pela manutenção e resistência de uma cultura da qual ela ENTENDE, faz parte e ajudou a construir nos faz não reparar a cor da pele dela. Mas principalmente a consciência da mulher atrás do microfone, que é mãe de uma filha e um filho negro numa sociedade racista, onde o Hip Hop se tornou uma grande arma para denúncia.


Esse post não é sobre branco poder ou não cantar rap, construir o Hip Hop, esse é um post sobre detalhes, detalhes esses que somados e reproduzidos, são responsáveis por manter um sistema racista, classista e opressor. Sobre uma crítica a criação de ambientes de debates propícios a digladiação entre pessoas e suas opiniões, pra mostrar que se incomoda com algo.


Quem nunca viu posts de amigos e amigas escritos "nada contra, mas tal coisa", e aí chovem comentários ridículos, violentos e preconceituosos e a pessoa dona do post, mesmo que não concorde, não se posiciona sobre, talvez por ser amigo, ou uma tia mais velha, mantendo a internet como sendo terra de ninguém.


Agora vamos afunilar, ao rap. A quantidade de coisas que eu não concordo na atual cena do Rap Nacional são inúmeras, mas o descompromisso com a transformação social e ideológica, que muita gente diz que não é a função da música como um todo, é a primeira delas. Como várias vezes já me posicionei, desde a década de 90 as minas cantam sobre a violência que sofrem, sons do Visão de Rua falam sobre isso, cantam sobre o feminicídio, pra quem não conhece, faz a lição de casa, pesquisa Atitude Feminina - Rosas, a música mais foda sobre o tema; também cantam sobre o respeito e poder fazerem tudo que quiserem. E isso é importantíssimo, uma das minhas maiores referências é o cd Made in Roça, da Sara Donato, mina do rap do interior de São Paulo.


A luta das mulheres é real, é necessária. O machismo existe, e comentários sexistas que subestimam a qualidade das mulheres em qualquer coisa que façam é real. O Rap reproduz muito disso sim, é uma transformação processual. Pontuado isso, a série de comentários limitando os sons de mulheres a comentários estéticos, reflete algo que precisa ser combatido de fato.


Agora voltemos ao ponto inicial. Em dezembro, as cantoras de rap, Lívia Cruz e Bárbara Sweet protagonizaram um vídeo, c l a r a m e n t e, uma crítica a atitude de limitar a qualidade musical das mulheres ao corpo. Porém, fizeram de uma forma muito perigosa, se colocando no lugar dessas pessoas e reproduzindo o que elas fazem. Dessa forma “reversa”, fica evidente alguns pontos, por mais empática e contra opressões que mulheres brancas sejam, não estão livres de serem racistas e desrespeitosas, vide o caso do bastão da luta e a história da Taz Mureb. Ao reproduzirem a atitude de homens desrespeitando mulheres, elas conseguiram em suas falas explicitar o ideário responsável por problemas que acometem o povo preto de periferia, o ESTEREÓTIPO. No fim do vídeo, elas deixam C L A R O, que o quadro é uma crítica pautado em piada e objetificação. A falta de senso e sensibilidade a tratar como piada a hipersexualização dos homens negros e a associação da aparência e vestimenta com "bandidos" evidencia que esse modo de se posicionar é lixo e não é didática nem um pouco, muito pelo contrário. E mais ainda, estereotipar aparência a bandidagem tem muito a ver com a falta de noção sobre o próprio movimento que faz parte, o mínimo que deveria se conhecer é a perseguição e marginalização que quem veio antes sofreu no Rap, no Hip Hop, e em nenhum momento reproduzir isso.
"Esse cara é tipo aquele que eu vou ver saindo do camburão e não sei se ele vai me comer ou me roubar, essa dúvida é parte da atração que ele carrega com ele. Parece um cara que tá na biqueira com o fuzil na mão, e isso é sexy. Se eu trombar um caboclo igual ele com essa mesma cara, vou pensar a mesma coisa dele: tiro minha calcinha ou entrego minha carteira? [...] Dá vontade de quebrar uns caboclo desses né? É bom de bater na cara, deixar piando."


A fetichização da situação de violência, fetiche em homem preto "reprodutor", porque os que "bate fofinho" não estão no padrão. Sem falar o desconhecimento, ao falar sobre a elegância do Rincon Sapiência, Lívia diz "ele usa saia, e a gente gosta, acha lindo do mesmo jeito", como se a gente precisasse do aval da branquitude pra tudo, inclusive pra usar vestimenta típica africana, que não é saia.


Tentando reconectar todos os pontos que abordei. Em que essa gente se baseia pra achar que um vídeo estereotipando homens principalmente pobres e pretos, vai emancipar e empoderar mulheres? Como um vídeo satirizando e tratando como piada e fetiche o fato de ver um homem como bandido pode empoderar mulheres por exemplo que tem o filho preso por "engano" por se parecer com o suspeito? De longe isso não é um post pra discutir o embraquencimento do rap, porque o conceito de embraquecimento não é a cor da pele dos artistas, mas as pautas importantes pra eles em suas músicas e atitudes. Reflete a fetichização de algumas pessoas por situações violentas para homens negros, vide a venda de camisas réplicas da FEBEM numa loja, que naturaliza o encarceramento dos jovens pretos e pobres, coisas como essas justificam a policial militar branca atirar 11 vezes contra um DJ negro desarmado, e ainda o acusar de tentativa de homicídio. Esse post é também pra repensar a maneira de problematizar as coias na forma "reversa", isso não é didático, não dialoga com todas e todos e acaba criando um ambiente rídiculo de exposição de ideias absurdas capazes de manter um sistema opressor como tal.


Possivelmente logo surgirá um pedido de desculpas e não intenção na mensagem. Mas até lá, muito se foi construído na ideia.


O Noticiario Periferico, principalmente eu Ana, responsável por essa nota, repudiamos qualquer atitude impensada e reprodutora de racismo e estereótipo seja por quaisquer artista. Mais que isso, é lamentável algumas meteções de louco desnecessárias, então que o bastão do senso do rídiculo seja passado.


Parafraseando o som Na rua né não do meu parceiro Jota Ghetto, Bando de invenção, eu sei quem cês são, sei bem da intenção, mas na rua né não!
Sem mais.   

Postar um comentário

0 Comentários