Header Ads Widget

Artista-Ativista que vive na Alemanha lança livro sobre Teatro do Oprimido no Brasil


Bárbara Santos escreveu “Percursos Estéticos” para aproximar teoria da prática e lança obra em diferentes estados através da padê editorial


Pensando em estimular a troca de ideias e transferir a teoria para a prática, o livro “Percursos Estéticos” será lançado no Brasil. A autora, Bárbara Santos, que vive na Alemanha, estará no país para uma temporada de lançamentos e eventos. Em São Paulo, o lançamento está marcado para o próximo dia 28 de março às 18h na Casa Elefante. A entrada é gratuita. A obra é uma publicação da padê editorial.

Conforme a autora, o livro apresenta abordagens originais sobre  Teatro do Oprimido enquanto um veículo de comunicação e arte marcial. A publicação é uma extensão da primeira obra de Bárbara “TEATRO DO OPRIMIDO, Raízes e Asas: uma teoria da práxis”, que traz um apanhado do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal até o surgimento do conceito da Estética do Oprimido.  

Este segundo livro, além de fazer uma análise da história recente do Teatro Oprimido, especialmente a partir de 2009, após a morte de Augusto Boal. Os percursos criativos foram impulsionados pela necessidade de avanço e desenvolvimento do método”,explica a autora.

A obra compartilha processos de investigativos sobre a estética do Teatro do Oprimido, desenvolvidos depois da morte de Augusto Boal, criador do método com quem a autoria trabalhou por duas décadas e traz, não só um profundo vínculos artístico com o autor, como também a trilha de um processo de autonomia. Trata-se de uma leitura fundamental a pessoas interessadas no desenvolvimento de processos críticos e criativos.  

Como consequência desses percursos estéticos, criamos um conjunto original de exercícios, jogos e técnicas - imagem; som/ritmo; palavra -, que alterou significativamente nossas produções artísticas e os processos de formação que oferecemos”, contou Bárbara.

As descobertas estéticas já foram compartilhadas em festivais e produções coletivas na Europa e na América Latina, daí surgiu também a ideia de reunir tais conceitos em uma publicação impressa. “Tenho o desejo de contribuir com a ampliação das possibilidades de atuação artístico-ativista das participantes do Teatro do Oprimido”, destacou a escritora.


Sobre a autora
Socióloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Bárbara Santos nasceu em 1963 e é uma mulher negra com experiência internacional, somando 28 anos de experiência ininterrupta com o método, tanto no Brasil como em outros 40 países dos cinco continentes.

Trabalhou por duas décadas com Augusto Boal e foi também a primeira mulher negra a publicar um livro teórico sobre Teatro do Oprimido, que foi lançado em português, tanto no Brasil como em Portugal, e também em espanhol na Espanha, na Argentina e no Uruguai.
Além disso, Bárbara é diretora de KURINGA, espaço para o Teatro do Oprimido em Berlim, do grupo Madalena-Berlin e de Companhia Teatral Together Internactional – cooperação entre organizações de sete países europeus.
Difusora do Teatro das Oprimidas, inovadora experiência estética sobre opressões enfrentadas por mulheres, é diretora artística da Rede Ma(g)dalena Internacional, formada por grupos feministas da Europa, África e América Latina.  Bárbara também é fundadora e diretora artística de uma rede de mulheres negras fazendo teatro com engajamento político.

sobre a padê editorial
Seguindo a premissa do “faça você mesmo”, as poetas Tatiana Nascimento e Bárbara Esmênia criaram, em 2015, a padê editorial. Com livros artesanais de tiragem especial (de 200 a 500 exemplares), é dedicada à publicação de autoras negras periféricas, lésbicas, for a dos grandes circuitos literários.

 “A parceria com a padê deve à postura alternativa da editora diante do conservadorismo e por assumir abertamente o compromisso em publicar escritas que combatem opressões e celebram a vida”, evidencia a autora.  

Lançamentos na América LatinaAinda durante o mês de fevereiro, Bárbara Santos lançou o primeiro livro, “Teatro do Oprimido, Raízes e Asas: uma teoria da práxis” no dia 21 de fevereiro na Argentina e nos dias 27 e 28 de fevereiro no Uruguai.

Confira a agenda de lançamentos

Março (Brasil)

28 – Casa Elefante, em São Paulo
29 – Casa das Pretas, no Rio de Janeiro

Abril (Alemanha e Portugal)
06 – Festival Estéticas da Justiça em Berlim (Alemanha) 
13 – Universidade do Algarve, Faro (Portugal) 

Maio (Espanha)

25 – Festival TOMA Teatro 2018, Madri (Espanha)


Ficha técnica
Percursos Estéticos - imagem * som / ritmo * palavra - (abordagens originais sobre o Teatro do Oprimido)
autora: Bárbara Santos 
editor: padê editorial


SERVIÇO
Lançamento "Percursos Estéticos" em São Paulo
Quando: 28 de março (quarta-feira) das 18h às 21h
Onde: Casa Elefante
Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 277 - Vila Buarque
Ingresso: gratuito

Postar um comentário

0 Comentários