sexta-feira, 16 de março de 2018

Drik Barbosa lança "Espelho", seu primeiro EP.

Fotografa: Luciana Faria
O primeiro EP de Drik Barbosa já traz toda a força do canto, da palavra e do ritmo dessa jovem paulistana de 25 anos. Cantora, compositora e integrante do coletivo Rimas & Melodias, ela compôs 5 músicas que expressam bem sua personalidade, tanto que batizou o EP de "Espelho". "Foi um processo bem íntimo, cada faixa é como se fosse uma conversa comigo mesma; sobre estar encarando meus sentimentos, lutas e pensamentos. Por isso o nome “Espelho”, por eu estar diante de mim e expondo essas emoções e vivências sem medo" - explica ela. 

O trabalho também é permeado pelo simbolismo da água. “A água representa a purificação, a origem da vida, a limpeza e traz cura mas também é força e fúria quando necessário. E, independente de onde esteja, em um copo ou no oceano, a água continua sendo água e da mesma forma que, independente de onde eu vá ou esteja, mantenho a minha essência”, explica Drik.

A sonoridade de “Espelho” transita entre rap e R&B. A direção musical é assinada por Grou, produtor e beatmaker, que já trabalhou com Emicida, Kamau, Criolo e Rimas & Melodias, entre outros e produziu 4 faixas do EP.  O primeiro single, "Melanina", foi produzido por Deryck Cabrera, também beatmaker, que tem no currículo trabalhos com Criolo, Jay Prince, Don L. e outros.

O projeto que conta também com as participações de Rincon Sapiência e Stefanie Roberta é o primeiro gravado no novo estúdio da Lab Fantasma. 


"Espelho" já  está disponível nas principais  plataformas digitais.  Para ouvir, acesse:  https://onerpm.lnk.to/DrikBarbosa  

Faixa a faixa por Drik Barbosa

ESPELHO - É sobre quem eu sou, sobre como vejo a vida e lido com ela, sobre ter encontrado curas para minhas inseguranças e aprendido com os meus erros. Essa faixa conta com a participação da Stefanie, MC que foi uma grande inspiração para mim.

BANHO DE CHUVA - Inspirada em uma reflexão que tive em um dia chuvoso, quando me lembrei de como ficava feliz tomando banho de chuva na minha infância e de como hoje em dia, sendo adultos, deixamos nos levar pelos problemas e esquecemos de ver felicidade nas pequenas coisas.

INCONSEQUENTE: É sobre uma pessoa que encontra um amor depois de ter vivido relacionamentos ruins.  É sobre se apaixonar sem medo, encarar e viver o sentimento.

CAMÉLIA: Sendo mulher e negra, falo sobre finalmente encontrar “liberdade” em meio a esses preconceitos (racismo e machismo) que tentaram e ainda tentam me aprisionar. A flor camélia foi símbolo abolicionista, escravos que conseguiam fugir sabiam que podiam contar com a ajuda de pessoas que usavam a flor na lapela ou no decote. A faixa leva esse nome e esse conceito porque acredito que minha música pode ajudar pessoas a se libertarem de alguma forma, assim como a música tem me libertado.

MELANINA: É uma música sobre diversão. Independente da correria do dia a dia precisamos curtir a vida. Me inspirei na festa Discopédia, que acontece às terças no centro de SP, e que frequento há muitos anos, pra compor essa faixa. Também chamei Rincon Sapiência para participar, MC que admiro muito.

Clipe "Melanina"


 Fotografa: Luciana Faria - Stylist Marina Santa Helena - Beleza Carol Romero

Sobre a artista
Paulistana, Drik (pronuncia-se Drika) tem 25 anos e compõe desde os 14. Como além de rimar também cantava, recebeu muitos convites para emprestar sua voz aos refrãos dos raps. Assim participou de músicas de artistas conhecidos como Flow MC, Amiri, Marcello Gugu, Projota e DJ Caique, entre outros.

Em 2013 Drik participou da música do rapper Emicida “Aos Olhos de uma Criança”, trilha do filme “O Menino e o Mundo” – um longa metragem de animação feito por Alê Abreu. O último álbum lançado pelo Emicida – "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa", também contou com ela na música “Mandume”, na qual representou a força feminina do rap.

Nos anos seguintes, Drik Barbosa lançou alguns singles e fez shows na sua cidade natal e em outros estados apresentando seu trabalho. Ela integra também o coletivo "Rimas & Melodias" que reúne 7 mulheres (DJ, cantoras e Mc's) e que lançou seu primeiro disco em setembro de 2017. 
  
Drik Barbosa na internet: 
Twitter: @drikbarbosa
Instagram: @drikbarbosa