Header Ads Widget

‘Olhar Circular’ abre inscrições para oficinas gratuitas de fotografia e cultura em Poços de Caldas


Projeto está na oitava edição e seleciona estudantes do ensino médio da Escola Padrão, na zona Sul da cidade
Estão abertas as inscrições para a edição 2018 do projeto Olhar Circular, que neste ano ocorre na Escola Estadual de Ensino Médio Parque das Nações, a escola Padrão, em Poços de Caldas (MG) a partir da próxima terça-feira (10) no período da tarde, com oficinas  gratuitas de fotografia, cultura e contemporaneidade. As vagas são limitadas a 40 alunos e as inscrições podem ser feitas na secretaria do colégio.
O projeto Olhar Circular ocorre há oito anos e tem como objetivo estimular adolescentes a dialogar sobre cultura, patrimônio, memórias e vivências. Neste ano, segundo a gestora do projeto, Valéria de Freitas, da produtora produtora Pomar Cultural, as oficinas serão voltadas a fotografia e cultura. “ Vamos trabalhar as artes como meio de construção ético sociocultural em conjunto com as comunidades”, destacou.
As oficinas terão mediação do fotógrafo João Fábio Matheasi e da produtora cultural Larissa Freitas. A escolha do público se dá de acordo com a faixa etária. “Temos um projeto direcionado aos alunos do ensino médio da rede pública, uma vez que eles se encontram em um período crítico de transição entre a adolescência e a idade adulta, o projeto será uma ponte para auxiliá-los com as questões que emergem socialmente durante essa fase, que é considerada relevante por promover mudanças culturais, se apresentando como uma possível abertura para novos conhecimentos e discussões”, comentou Larissa.
O material captado pelos alunos será publicado na página do Facebook do Olhar Circular, construindo novas narrativas a partir das vivências e experiências individuais que eles terão ao longo do projeto. Como ação final, as fotografias serão expostas em uma videoinstalação que acontecerá na própria Escola Padrão. A videoinstalação é um desdobramento da arte contemporânea que entende-se enquanto cinema expandido, onde possibilita-se ao público a experimentação visual e sensorial de uma obra através de projeções mapeadas.

Olhar Circular
O projeto Olhar Circular ocorre desde 2009 e nas três primeiras edições realizadas através do Prêmio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, teve a experiência de realizar oficinas abertas à população de Poços de Caldas de todas as faixas etárias e contou com a participação de adolescentes, adultos e pessoas na terceira idade. Isso provocou um intercâmbio cultural entre gerações e deu ao projeto um caráter abrangente.
Nos anos seguintes, beneficiou mais de duas mil pessoas através das oficinas e workshops realizados em Poços de Caldas e Andradas com recursos das leis Rouanet e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Neste ano o projeto ocorre com patrocínio do DME Distribuição através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Pomar Produtora Cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Serviço – As inscrições para o projeto podem ser feitas na secretaria da Escola Estadual de Ensino Médio Parque das Nações, a escola Padrão. Há limite de 40 vagas por oficina. Informações pelo site http://olharcircular.com.br/ ou pela página no Facebook:https://www.facebook.com/ProjetoOlharCircular/

Postar um comentário

0 Comentários