Header Ads Widget

Projeto De Olho no Duto do Instituto Eslipa leva arte do palhaço e circo para comunidades



No mês de abril as ações passam por Osasco, Cidade Ademar, Zona Oeste e outras comunidades de São Paulo. Com ações no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo o projeto De Olho no Duto – investimento social da TRANSPETRO – almeja atingir mais de 150 mil pessoas em dois anos, levando arte para comunidades.
Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo visitam comunidades em Osasco, Zona Sul, Zona Oeste e outras regiões de São Paulo
 Os artistas circenses do projeto De Olho do Duto - representados em São Paulo pela Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo - realizam ações culturais e de cidadania nos próximos dias em comunidades de Osasco, Zona Sul, Zona Centro-Sul, Zona Oeste eoutras regiões de São Paulo. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro e o Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços – ESLIPA.
 Com cortejos, oficinas circenses, espetáculos e rodas de conversa, os artistas buscam sensibilizar as pessoas para a realização de ações que melhorem suas condições de vida e reforcem um relacionamento comunitário positivo.
 Promovendo o acesso à cultura e detectando possíveis agentes culturais que possam multiplicar essas ações, o projeto propõe o fortalecimento dos vínculos entre a comunidade e com os próprios artistas, que futuramente retornarão outras vezes às mesmas comunidades, durante o período de dois anos.
 No total, o projeto envolve 30 palhaços de seis companhias profissionais de teatro de rua e circo, e irá envolver mais de 600 atividades artísticas, contemplando 101 comunidades.
 De Olho no Duto é um projeto do Instituto ESLIPA que percorrerá quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e que tem como foco principal oferecer aos moradores das comunidades e as populações vizinhas às instalações dos dutos da TRANSPETRO, uma série de atividades culturais. A Circo do Asfalto e a Pequena Trupe de Circo foram convidadas por terem em sua formação, ex-integrantes da ESLIPA (uma das mais importantes escolas de palhaço do Brasil em atividade).
 Segundo Lilian Moraes e Richard Riguetti, responsáveis pelo Instituto ESLIPA: “O projeto visa a promoção dos direitos humanos e da cidadania, a inclusão social, o respeito a diversidade humana e cultural das comunidades impactadas pela TRANSPETRO. Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”.
 Segundo a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local.
 Circo do Asfalto e Pequena Trupe de Circo representam o projeto em São Paulo
Circo do Asfalto foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho, pesquisando as artes circenses de rua e a cultura popular. Buscando levar a arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura. A companhia consolidou-se como referência e hoje mantém um espaço independente em Santo André – o Espaço Cultural Circo do Asfalto - onde recebe artistas de todo o mundo.


 Já a Pequena Trupe de Circo surgiu em 2013 a partir do encontro cênico da dupla Dudu do Circo e Palhaça Fadinha (Meyri Castro). Como artistas de rua, a trupe pesquisa e cria suas obras a partir das artes circenses, circulando de forma independente. Participou da Maratona Cultural de São Bernardo do Campo, Convenção Brasileira de Malabares Circo e Palhaço, Convenção Praiana de Circo, Mostra Tropé de Teatro Circo e Bonecos e da Ocupação Artística nos Parque de São Bernardo do Campo, onde realizou mais 30 apresentações consolidando seu espaço na cena cultural do Grande ABC.
Programação De Olho no Duto em São Paulo e Osasco
Apresentações da Circo do Asfalto
01 de abril – Sábado – 10h00 às 17h00 – Vila Clara – Jabaquara - Zona Centro-Sul de São Paulo
07 de abril – Sábado – 10h00 às 17h00 – Jardim Miriam – Cidade Ademar – Zona Sul de São Paulo
22 de abril - Domingo – 10h00 às 17h00 – Jardim Mirante – Zona Sul de São Paulo
29 de abril – Domingo – 10h00 às 17h00 – Jardim das Palmas – Zona Oeste de São Paulo
Apresentações da Pequena Trupe de Circo
21 de abril – Sábado – 14h00 às 18h00 - Americanópolis – Cidade Ademar – Zona Sul de São Paulo
22 de abril – Domingo – 14h00 às 18h00 - Vila Aparecida - São Paulo
27 de abril – Sábado – 14h00 às 18h00 - Jardim Aliança - Osasco
28 de abril – Domingo – 14h00 às 18h00 - Jardim da Felicidade - São Paulo
Para saber mais detalhes sobre a programação do projeto “De olho no Duto” acesse: www.facebook.com/eslipa

Postar um comentário

0 Comentários