Header Ads Widget

22º Cultura Inglesa Festival divulga exibições dos curtas-metragens selecionados em seu Edital

Crédito: Maria Tuca Fanchin

Canções de jovens artistas britânicos são a inspiração para os curtas-metragens selecionados por meio de Edital da 22ª edição do Cultura Inglesa Festival. “Sample”, de Ana Julia Travia, e “O Vestido”, de Carla Saavedra Brychcy, foram

as produções escolhidas pelo time de curadores da categoria, composto neste ano pelo diretor e cineasta Rubens Rewald, o ator Sidney Santiago e a produtora de cinema Deborah Osborn.

Em “Sample”, acompanhamos paralelamente o trajeto de dois personagens que passam por pontos icônicos de São Paulo a caminho de uma festa que proporcionará seu primeiro encontro. Em uma conversa sobre suas experiências na cidade, eles descobrem uma história da origem negra de ambos, enterrada pelo cotidiano racista.

Através da relação com o espaço público e privado e a subjetividade de uma população jovem negligenciada, o curta apresenta uma proposta de filme panfleto, ultrapassando o status quo da denúncia com poesia, pesquisa e consciência. A obra é inspirada pela

canção “What You Don't Do”, da jovem cantora e multi-instrumentista britânica Lianne La Havas, uma das vozes mais promissoras do Reino Unido.

“A canção de Lianne trouxe a inspiração que faltava no filme, pois tinha ideia do projeto há algum tempo na minha cabeça. Foi um dia ouvindo a música que eu tive o estalo para começar o roteiro de fato”, afirma a diretora de “Sample”, Ana Julia Travia, responsável também pelo documentário “Outras" (2017), selecionado no 21º Festival de Cinema de Tiradentes, Minas Gerais.

Já “O Vestido” relata um importante momento na vida de uma menina de 11 anos. Ela vivencia sua primeira menstruação durante um dia de compras com a irmã adolescente. O filme foi desenvolvido a partir da temática de “Cheryl Tweedy”, da também britânica Lily Allen. A música em questão fala sobre a sensação de insegurança e desconforto com o próprio corpo.

“O Vestido” é essencialmente um filme do gênero conhecido na literatura e no cinema como coming of age (amadurecimento). O curta também se utiliza de elementos fantásticos para representar as dificuldades de sua complexa protagonista. Entre elas, a de lidar com as emoções e a vontade de ser outra pessoa, representada na figura independente e segura da irmã mais velha.

Para a diretora Carla Saavedra Brychcy "é um trabalho de imersão no feminino. Tive a intenção de explorar as referências externas e as ansiedades com as quais as mulheres lidam num momento tão transcendental quanto o início da sexualidade". A cineasta já acumula passagens por festivais nacionais e internacionais com seus curtas anteriores: “Feliz Cumpleaños” (2015) e “O Espírito do Bosque” (2017).

O público terá oportunidade de conferir aos curtas em uma maratona de exibições no dia 26 de maio, dia da abertura do Festival, no Centro Britânico Brasileiro e também em diferentes horários durante a Mostra de Cinema, que ocorre de 01 a 03 de junho no Centro Cultural São Paulo.

Marco do calendário artístico da cidade de São Paulo, o Cultura Inglesa Festival, por meio de seu Edital, promove o intercâmbio das culturas britânica e brasileira há 15

anos. Outros projetos brasileiros inspirados em cultura e comportamento britânicos são selecionados nas seguintes categorias: espetáculos de teatro adulto e infantil, artes visuais e dança.

Imagens em alta: https://edelmanftp.box.com/v/sample https://edelmanftp.box.com/v/o-vestido

Serviço - Exibição de Curtas-Metragens

Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico – Duke of York Auditorium

Data: 26 de maio (sábado)

Horários:

“Sample” 18h20; 19h; 19h40; 20h20; 21h; 21h40

Classificação etária: 10 anos

“O Vestido” 18h; 18h40; 19h20; 20h; 20h40; 21h20

Classificação etária: 12 anos

Entrada franca Retirada de ingressos 1 hora antes de cada exibição

Local: Centro Cultural São Paulo

Data: 01 a 03 de junho

01 de junho (sexta-feira) 18h30 – “Sample” – Sala Lima Barreto 20h55 – “O Vestido” – Sala Lima Barreto 02 de junho (sábado) 14h00 – “O Vestido” – Sala Lima Barreto 19h30 – “Sample” – Jardins Suspensos (Sessão ao ar livre) 03/06 (domingo) 14h00 – “Sample” – Sala Lima Barreto

19h30 – “O Vestido” – Jardins Suspensos (Sessão ao ar livre)

Entrada franca Retirada de ingressos 1 hora antes de cada exibição

Distribuição de ingressos por ordem de chegada - para a exibição ao ar livre

Mediante disponibilidade de lugares

Ficha Técnica “Sample”

Direção: Ana Julia Travia Assistência de Direção: Natasha Rodrigues Segunda assistência de Direção: Leícia Kamiguchi Terceira Assistência de Direção: Júlia Sonehara Produção Executiva: Fernando Esposito Produção: Beatriz Natália e Fernando Esposito Assistência de Produção: Vitória Liz Direção de Fotografia e Câmera: Mariane Nunes Assistência de Fotografia: Guilherme Nascimento e Victoria Negreiros Elétrica: Joyce Santos Som Direto: Vanessa Silva Microfonista: Mariana Suzuki Direção de Arte: Vinícius Ferreira Maquiagem e Assistência de Arte: Mika Safro Assistência de Maquiagem: Tatiane Cassiano Logger: Letícia Santos Montagem: Piera Portasio Edição de Som: Mariana Vieira Correção de Cor: Adriana Serafim Elenco: Jorge Guerreiro, Érica Ribeiro, Fabiana Pimenta, Alice Marcolino e Suzi Castro Duração aprox.: 15 minutos

Ficha Técnica “O Vestido”

Empresa produtora: Filmes da Garoa

Roteiro e direção: Carla Saavedra Brychcy

Produção: Bruno Caticha e Priscila Portella

Produção Executiva: Bruno Caticha e Priscila Portella

Direção de Fotografia: André S. Brandão

Direção de Arte: Karla Salvoni Moreira e Marília Franco

Direção de Produção: Bruno Alfano

Figurino: Bia Netto

Maquiagem: Mariana Krindges

Som direto: André Bellentani

Edição de som e Mixagem: Input|artesonora

Montagem: Carla Saavedra Brychcy

Elenco: Chiara Scallet, Anna Saa e Georgina Castro

Ano 2018

Duração aprox.: 15 min

Classificação etária: 12 anos

Redes Sociais (Cultura Inglesa)

Site com programação completa: www.culturainglesasp.com.br/festival

App: Cultura Inglesa Festival, download gratuito na App Store e Google Play

Facebook: facebook.com/culturainglesasp

Youtube: youtube.com/culturainglesa

Spotify: https://open.spotify.com/user/culturainglesafestival

Google+: http://bit.ly/CIFgoogleplus

LinkedIn: linkedin.com/company/cultura-inglesa

Hashtag oficial do Festival: #culturainglesafestival

Sobre o Cultura Inglesa Festival

O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte e entretenimento que fomenta a produção artística paulista e catarinense e promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido, Irlanda e Brasil. Com muita música, cinema, espetáculos, exposições e convidados especiais, ele já faz parte do calendário cultural de São Paulo.

Sobre a Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa é a maior rede de escolas de idiomas não-franqueadas do país, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, a Cultura Inglesa tem uma vasta gama de atividades culturais que incluem artes visuais, teatro infantil, musical e adulto, dança, música pop e coral. Soma mais de 50 unidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina, atendendo a mais de 75.000 alunos e um corpo docente de mais de 500 professores.


Postar um comentário

0 Comentários