Header Ads Widget

EP de Marcão Baixada traz Jornada do Herói pós-moderna e periférica


O início de uma nova fase musical e o fim de um ciclo. O EP “Vermelho Outono” de Marcão Baixada simboliza uma mudança em relação à temas e sons, unindo influências musicais diversas. Funcionando de forma conceitual, o trabalho narra a história de um jovem negro periférico em busca de uma situação econômica melhor. Para alcançar os seus objetivos, ele embarca em uma Jornada do Herói pós-moderna, encontrando obstáculos sociais e psicológicos, além do crime e da violência. O EP encontra-se disponível nas principais plataformas de streaming.

Ouça o EP “Vermelho Outono”: https://onerpm.lnk.to/MarcaoBaixada

“Estava em busca de apresentar um trabalho consistente, de forma em que eu retornasse às raízes que deram base para o meu trabalho ao longo desses anos e ao mesmo tempo dialogar com as sonoridades e rumos que a música Rap vem tomando ao redor do globo.  Em meu novo ciclo, a intenção é me renovar artisticamente, tanto na questão temática, quanto sonora. Mas para isso, senti a necessidade de marcar este intervalo com um lançamento”, explica Marcão Baixada.

Tendo como referências nomes do rap, tais como Emicida, Jaden Smith e ScHoolboy Q, o rapper durante o processo do EP “Vermelho Outono” seguiu a cartilha DIY (sigla em inglês para “faça você mesmo”, em tradução livre). Produziu, mixou, gravou e masterizou, além de ter composto as três faixas do trabalho: “Muita Fé”, “Danny Glover” e “Preto Gordo Style”. A música que fecha o trabalho, inclusive ganhou clipe afrontoso produzido e dirigido pela roloB, com atores gordos, negros e estilosos como protagonistas.

Assista “Preto Gordo Style”:

“Acredito que o maior desafio foi assumir a produção musical do projeto, porque no decorrer do processo, desde a composição à gravação, você já possui uma relação afetiva com a obra e isso pode interferir em como você enxerga e escuta o produto final. Foi necessário me desapegar, escutar as músicas como um ouvinte, encará-las como se fossem de outro artista, pra poder me dedicar a essa tarefa”, analisa Marcão.

É a partir do lançamento do EP “Vermelho Outono” que o rapper busca uma maior liberdade para flertar com outros sons e estilos musicais além do rap, mostrando sua flexibilidade como artista. O disco foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio MTD, e contou com a participação especial de Jef Rodrigues na faixa “Muita Fé”. Os arranjos de base foram feitos por Marcão Baixada (Muita Fé/Danny Glover), Jordan Mosley (Muita Fé) e Cleones (Preto Gordo Style). A arte de capa é de autoria de Elaine Rodrigues (DesignLinhadas), enquanto Caio Rabelo fotografou a capa.


Conhecido na cena carioca, Marcão Baixada traz em seu currículo shows na França e em Miami, com o grupo #ComboIO, onde ganhou o "Take Back the Mic", uma espécie de Copa do Mundo do Hip Hop. Em sua discografia, constam os EP's  Itinerante (2012) e Bang Bang Remixes (2015) e as mixtapes  Black Friday (2015) e Bastidores de uma Vida Aleatória (2016).

Ouça o EP “Vermelho Outono”: https://onerpm.lnk.to/MarcaoBaixada

Postar um comentário

0 Comentários