Header Ads Widget

Mel Duarte, Letícia Brito e Tatiana Nascimento são as convidadas da edição de julho; curadoria é da jornalista Jéssica Balbino


Na próxima quarta-feira (18) às 19h30 o Sesc Pompeia realiza a quinta mesa do projeto “Lá na laje: clube do livro sem livro” e recebe como convidadas as poetas Mel Duarte, de São Paulo (SP), Letícia Brito, do Rio de Janeiro (RJ) e Tatiana Nascimento, de Brasília (DF) para falar sobre poesia falada e oralidade. A mediação é da jornalista Jéssica Balbino, que dividiu a curadoria com as programadoras da unidade.





Sob o tema “Spoken: aperta o play na poesia”, as convidas vão contar como fazem uso da própria voz para propagar poesia, já que as três possuem trabalhos ligados à música e ao áudio. As poetas também vão discutir sobre como a oralidade pode aproximar o público da literatura e também ser acessível a deficientes visuais, por exemplo.

O clube do livro, em formato diferenciado, funciona também como um convite ao público para conhecer a literatura contemporânea, que nem sempre está nos livros, mas acontece, como o próprio clube já trouxe, nos muros das cidades, nos guardanapos, nas cicatrizes, trajetos, tecnologia, bordados, etc.



Conforme explica a jornalista Jéssica Balbino, que fez a curadoria do projeto em parceria com as programadoras da unidade, o clube é uma ponte entre o que está acontecendo fora do cânone, mas que tem muita importância. “O clube é a chance de promover acessos. Já falamos sobre temas que vão muito além do livro impresso – mas que também passam por ele e que não são menos importantes ou menos literárias. Existem infinitas formas de se fazer literatura e de espalhar esta literatura e nossas conversas são sobre isso”, disse.
Ainda de acordo com ela, as convidadas desta edição tem muito a contribuir com o debate em torno da literatura para além dos livros. “As convidadas são poetas que circulam o Brasil todo e também fora dele levando as próprias palavras e elas tem trabalhos muito fortes com a fala, com o que chamamos de spoken word, são expoentes de slams, sendo protagonistas dos slams das minas nos respectivos estados que vivem e também misturam música com poemas, livros artesanais na academia e em grandes eventos e palavra falada. A Mel Duarte, por exemplo, já ganhou slam internacional, tem o livro ‘Negra Nua Crua’ em audiolivro e faz um trabalho belíssimo neste setor. A Letícia Brito também tem um audiolivro e já representou o Brasil em um slam internacional e a Tatiana Nascimento é uma das fundadoras da padê editorial, com livros artesanais e tem o projeto meio beat/meio banzo, que mescla literatura e música e é lindíssimo. Estou animada com essa troca de ideias”, acrescentou.




Conheça as convidadas da quinta edição
Mel Duarte
Mel Duarte tem 29 anos, poeta, slammer e produtora cultural, atua com literatura independente desde 2006. Faz parte do coletivo “Poetas Ambulantes” e é uma das organizadoras da batalha de poesias voltada para o gênero feminino “Slam das Minas- SP”. 

Em 2016 Mel foi destaque no sarau de abertura da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) e foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (campeonato internacional de poesia) que acontece dentro da FLUP (Festa Literária das Periferias) no Rio de Janeiro. Em 2017, foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, Angola. Possui 2 livros publicados de forma independente “Fragmentos Dispersos” 2013 e “Negra Nua Crua” 2016 publicado pela editora Ijumaa e em seguida transformado em audiolivro pela Tocalivros. A obra também foi traduzida para o espanhol pela Ediciones Ambulantes e o lançamento ocorre em outubro de 2018 em Madrid.

Letícia Brito
Letícia Brito é poeta. Dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam) e às micro revoluções político-sociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. Autora do livreto “Senário ou paralelepípedo para quebrar vidraças literárias”, lançou também um audiolivro com o mesmo título. Como produtora da cena carioca de slam e sarau já fez: Mulherau, Pizzarau, Batalha da Pizza, Tagarela e atualmente integra a produção e realização do Slam das Minas RJ.
Em 2017, representa o Brasil no Rio Poetry Slam, que acontece na Festa Literária das Periferias (Flup) e reúne mais de uma dezena de países competidores. Integra também as antologias "on dystopia", organizada por Porsha e "on sisterhood", organizada por Melissa Lozada, com poemas em português e inglês.


Tatiana Nascimento
Tatiana Nascimento é poeta, cantora, tradutora e editora de livros artesanais na padê editorial. Doutora em estudos da tradução (UFSC), licenciada em Letras - Português (UNB), criou o projeto “meio beat/meio banzo” que mescla poesia falada e música, num espetáculo de spoken. Editora-fundadora da padê editorial. Autora do blog 'traduzidas', traduz teorias de pensadoras de teoria feminista, além de poesia e prosa de autoras negras e lésbicas. 

Curadoria e mediação
Jéssica Balbino

Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação, editora do blog Margens, curadoria de projetos literários. Autora dos livros Traficando Conhecimento (Aeroplano, 2010) e Hip-Hop - A Cultura Marginal (Independente, 2006).




SERVIÇO:

Lá na Laje: clube do livro sem livros
18 de julho de 2018, quarta-feira às 19h30
Nas lajes de leitura da Biblioteca do Sesc Pompeia
Grátis. Classificação indicativa: livre.

Postar um comentário

0 Comentários