Header Ads Widget

O grupos Inquérito lança o clipe "Escolha"


O mundo é uma bola ou é uma bolha? Depende da sua escolha!

“Escolha” é o novo single do Inquérito que chega às ruas hoje (28) como um “pé na porta” ao abordar a superficialidade das redes sociais, fake news, algoritmos e escolhas induzidas em meio a avalanche de informações diárias que nos é imposta.

A música, produzida por DJ Duh e com clipe de Rodney Suguita é provocativa como o Rap deve ser e traz a caneta sempre pesada de Inquérito vulgo Renan, com rimas que questionam a liberdade de nossas escolhas: afinal, nas teias dos algoritmos, quem realmente está no controle?

O single é a primeira produção a ser lançada após o álbum Tungstênio, sexto do Inquérito, que saiu em março deste ano. Em “Escolha”, Renan discorre, estrofe a estrofe, como pensador que é, sobre a influência dos filtros em nossas supostas decisões, das trilhas milimetricamente pensadas por inteligências artificias para nos conduzir a caminhos que pensamos ter escolhido livremente.

Gravado pelas ruas de São Paulo, em apenas um dia, o clipe mostra Renan contracenando com uma máquina de pegar ursinhos de pelúcia, representando simbolicamente a falsa facilidade de escolha que nos é oferecida pela internet, onde, com tudo à mão em apenas um click a gente acha que “tá no controle, tá facinho, mas... é igual máquina de pegar ursinhos”.

Assista:


E a temática de “Escolha” não poderia ser mais atual. Ela abre o debate sobre nossas decisões às vésperas das eleições e propõe a reflexão: Como nos esquivar das opiniões compartilhadas por robôs e bots que disseminam notícias falsas e foram criados para fomentar discussões nas redes sociais, e que além de moldar nossas opiniões, acirram os ânimos, dividem a sociedade, marginalizam ainda mais aqueles que já estão à margem? E o pior: “protegidos” dentro desta bolha, estamos nos tornando cada vez mais intolerantes. Que atire o primeiro mouse quem nunca se viu às voltas de um debate interminável nas caixas de comentários de redes sociais.


Inquérito

Prestes a completar 20 anos de estrada, INQUÉRITO, Renan flui entre a música, a poesia e a educação com a maestria de um equilibrador de pratos. Com o sexto álbum, Tungstênio, ele afirma a sua versatilidade e longevidade no rap, transitando pelo rock, reggae, MPB e outros ritmos ao partilhar faixas com nomes de peso da música nacional como Tulipa Ruiz, Mato Seco, Rashid e Zeca Baleiro, além do intercâmbio sonoro com o cantor de fado português Luís Travassos, o rapper angolano MCK e a cantora neozelandesa Lawn.

A capacidade de caminhar simultaneamente por várias expressões artísticas é o que o impulsiona a utilizar a música como ferramenta de transformação e interferência social, pois além de compositor e poeta também desenvolve trabalhos como educador. Percorre palcos, escolas e unidades da Fundação Casa, realizando saraus, shows, debates e oficinas.

Como autor, tem dois livros publicados #Poucas Palavras (2011), e “Poesia Pra Encher a Laje” (2016), além do roteiro da Ópera Rap Global em parceria com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, com quem desenvolveu projetos

no ano passado na universidade de Coimbra, cujos resultados poderão ser vistos em livro lançado ainda este ano.

Postar um comentário

0 Comentários