quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Rapper Vera Veronika reflete questão social dos catadores de lixo em seu novo clipe


Mantenedora de abrigo infantil, pedagoga, empreendedora e consultora nas causas de Direitos Humanos, a rapper brasiliense Vera Veronika sempre encontrou no rap a força necessária para lutar contra tudo o que parecia injusto. O seu novo lançamento, o clipe “Reciclando Sonhos”, reflete essa busca. A faixa conta com a participação especial de Higo Melo.

O videoclipe foi gravado no Lixão da Estrutural, mostrando a realidade dos catadores que ali trabalham todos os dias sem infraestrutura, expostos a doenças e acidentes para poderem alimentar e oferecer o mínimo de dignidade para suas famílias.

“A música representa a história de muitas pessoas que vieram para Brasília com a esperança de construírem uma vida mais estável à procura de trabalhos, saúde e educação No entanto, infelizmente não foi o que aconteceu para a maioria dessas pessoas, principalmente aqueles que construíram cada edifício na capital do país”, conta Vera.

Tendo como linha narrativa a história de uma mulher, a música “Reciclando Sonhos” aborda a dificuldade encontrada ao chegar a Brasília, a falta de moradia, emprego e a adversidade em se adaptar a um lugar onde não se conhece ninguém. Sem muitas opções, ela vai trabalhar no lixão com a expectativa de um dia melhorar e oferecer ao filho uma vida melhor que a sua.

“O rap significa revolução através da palavra e tento ecoar em busca de mudanças”, explica Vera, pioneira do rap na capital federal.

Essa postura e política se reflete no conteúdo do DVD “Vera Veronika 25 anos”. Com forte valorização da cultura negra e do hip hop como um todo, o projeto conta com com um show com 14 faixas e 11 clipes, que reúnem um total de 215 artistas envolvidos. A direção musical é assinada por Higo Melo e Nego Dé, responsáveis também por seu álbum “Mojubá”.

Veja “Reciclando Sonhos”


Assista ao DVD completo: https://youtu.be/YLBIspkJVbI

Ficha técnica:
Atores:
Dyarley Viana
Tiazinha – Leopoldina Pereira
Criança – Lucas Pereira

Direção:
Julyana Duarte
Assistente de Direção:
Alice Cruz
Direção de Fotografia:
Cris de Souza
Direção de Produção:
Alice Cruz
Maquiagem:
Bárbara Fiúza
Figurino - Vera Veronika:
Donas da Rima
Edição:
Alan Manok
Drone:
Dom Zullu
Cabelo:
Nair Nafros
Agradecimentos:
Cooperativa de Catadoras na pessoa de Tiazinha – Leopoldina Pereira da  Cidade Estrutural e ONG Coletivo das Cidades