Header Ads Widget

"10 Minutos para você: Uma performance afetiva" participa do 12º Litoral Encena neste feriado


Intervenção urbana “10 minutos para você: Uma performance afetiva” convida o público para uma pausa na rotina
Com o intuito de propor um olhar afetivo em espaços público, quebrando o cotidiano de quem passa por ali, o grupo Cia Uma realiza a intervenção “10 minutos para você: Uma performance afetiva”. Após passar por Jacareí e São José dos Campos, a apresentação chega ao Litoral Encena nesta sexta-feira, dia 02 de novembro. Quem passar pela Praça Cândido Mota a partir das 19h poderá trocar seus dez minutos com cada um de seus seis artistas, que buscam se aproximar das vidas cercadas de gestos automáticos e fazer com que se encontrem com a arte e poesia que oferecem. O convite é para que se deixe a rotina, de forma espontânea e transformadora, afinal, dez minutos podem ser a pausa mais preciosa quando a correria da vida não te permite um respiro ao longo do dia.
Através de pequenos momentos, em poucos minutos, grandes conexões podem ser realizadas. O imprevisível se torna especial quando a intervenção “10 minutos para você: Uma performance afetiva” possibilita que o público se insira em seis diferentes narrativas, e se inspire com estes seis artistas, que levam seu cenário e sua performance para as ruas. Ao criar micro ambientes ao redor de um mesmo local, cada performer, com sua cadeira e seus acessórios, propõe uma interação artística e uma troca afetiva. Desenvolvidos previamente, seus momentos são compostos por histórias, músicas, poesias e um convite para que o público participe e complete o sentido da intervenção.

“A partir do momento que a pessoa se senta, ela será nosso público protagonista e todas as ações estarão voltadas a ela. Estaremos dessa forma radicalizando na exclusividade e criando um momento de atenção plena voltada à um só ser, ser esse que com toda certeza merece um olhar único. Teremos também uma outra camada de público, que estamos denominando de ‘público espectador’. Esses estarão assistindo as ações apresentadas ao público protagonista, sendo impactados pela ação e, quem sabe também, se encorajando a serem os próximos a sentarem-se na cadeira.”, afirma a produtora Aline Souza, quem juntamente com a criadora e performer Milena inscreveu o projeto na Lei de Incentivo à  Cultura da cidade de Jacareí, pelo qual foi aprovado no início do ano e possibilitou as primeiras performances do projeto.
A experiência de conexão com tal público, abrangente e diverso, permite ainda o desenvolvimento de uma afinidade com quem, à caminho do trabalho, de um compromisso ou de casa, pode ter um contato único com uma performance artística. “No meio do caminho tinha uma ação poética. Tinha uma ação poética no meio do caminho”. Neste cotidiano em que cada um ao fim do dia percebe não ter se dado 10 minutos para refletir sobre si mesmo e sobre as ações realizadas nas últimas horas, a proposta de “10 minutos para você: Uma performance afetiva” é interferir neste cotidiano acelerado, criar e trocar, neste momento, arte e conhecimento (próprio e do outro). Ao quebrar a rotina do público presente em cada espaço ocupado pela intervenção, abrir um instante espontâneo para buscar este tempo tão significativo e o transformar.

“Acreditamos na potência de uma ação artística afetando o cotidiano da cidade e mais do que isso, acreditamos no poder do encontro real. Chegar ao Litoral Norte com esta performance é uma alegria muito grande para o grupo, ainda mais como parte do Litoral Encena, festival reconhecido e querido na região. Estamos empolgados para encontrar com o público nesse ambiente tão acolhedor. Quando positivamente impactado por uma ação artística, este público pode representar um elemento multiplicador em sua comunidade e uma grande aliada no importante trabalho de formação de público. Este que é um dos mais intensos e árduos trabalhos, compartilhado entre artistas, poder público e privado.”, completa Aline Souza.

SERVIÇO:

“10 minutos para você: Uma performance afetiva” no Litoral Encena:
Quando?
Dia 02 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h
Onde?
Praça Cândido Mota, Centro, Caraguatatuba/SP
CEP 11660-060


Postar um comentário

0 Comentários