Header Ads Widget

Gangue porto-riquenha, Black Panthers Party e a morte de um jovem negro foram a faísca de criação do Hip Hop?




Texto: Hebreu

O Hip Hop é uma cultura conhecida e reconhecida mundialmente pelo seu poder de conscientização, seu discurso de paz e harmonia,
Claro que também é conhecido por causa de seus 4 elementos que são: DJ, MC, B.Boy, Grafite e o Rap.
Um dos mc's mais respeitos do Hip Hop, Krs-one, diz que o conhecimento é o quinto elemento porque une todos os 4.

Infelizmente recentemente morreu o "Yellow Benjy", o grande líder dos Ghetto Brothers. Até a sua morte eu não sabia quem ele era e nem sua importância. 
A morte dele só me chamou atenção porque a alguns meses atras eu havia comprado uma HQ sobre a gangue da qual ele foi líder, esta HQ conta exatamente a historia da Pré existência do Hip Hop.
O nome é GHETTO BROTHERS "UMA LENDA DO BRONX".
Nesta HQ, conta a vida do Benjamin Melendez, de como ele se torna o Yellow Benjy, a formação dos ghetto brothers até o principio do hip hop e passando pelos dilemas pessoais da vida do Benjy. É uma HQ da vida real.

Ghetto Brothers foi uma gangue formada em sua maioria por porto riquenhos, ela foi a maior gangue de Nova York. Ela se tornou tão grande que tinha ramificações em outras cidades e bairros.
As gangues iam aumentando de acordo com o aumento da violência em Nova York. Nos anos 60 e 70 o Bronx era um bairro horrível sem nenhuma intervenção do estado a não ser representado pela força bruta policial. 
O bairro ficou violento e com a especulação imobiliária, obras que nunca foram feitas, afundou prédios e comércios da região e os deixou em ruínas.
Como havia mais de 100 gangues na cidade de Nova York a violência estava gigante, pois o sistema destas gangues eram territoriais, cada gangue tinha seu território, suas regras, mas a regra que ambas tinha em comum era não pisar em território "inimigo" usando o "fardamento" de sua gangue.
Você entrar num território de outra gangue com seu fardamento era a mesma coisa que alguém da gaviões entrar na  sede mancha verde vestindo seu fardamento.
Num dia qualquer Joseph MPA ativista militante dos Black Panthers, numa missão de tentar mostrar para os lideres de gangues que o inimigo era o estado e não eles moradores do gueto, procurou os Ghetto Brothers pois sabia que o Benjy era flexível.

























Joseph foi ao Bronx na sede dos Ghetto Brothers e falou com Benjy sobre: educação, saúde, o porque daquela situação social caótica mostrando que a saída era a união das gangues pois o inimigo era o estado. Joseph plantou a semente da pacificação.

Após este encontro o Benjy decidiu que os Ghetto Brothers tivesse um conselheiro de paz. 
O escolhido foi um membro chamado "Black Benjy" que era conhecido e amado por todos por ser calmo.
Num determinado dia numa "reunião" entre as gangues do Bronx, Black Benjy chega com um discurso pacificador, porem não colou e espancaram ele até ele ficar desacordado e morrer no hospital.

A morte do Black Benjy era para ter desencadeado uma matança geral, quase uma guerra civil, pois todos os membros do Ghetto Brothers queriam vingança, tanto que um dos lideres chegou a capturar alguns membros de gangues rivais para interrogatório, mas o Yellow Benjy pensando em tudo no que o Joseph MPA ativista militante dos Black Panthers havia lhe dito, pensando que o Black Bnejy morreu querendo paz, ele decidiu não retaliar, mas pedir paz e um acordo entre as gangues.
Um fator que deve ter influenciado Benjy a escolher a pacificação, foi que com a morte do Black Benjy, lideres de gangues rivais foram se solidarizar aos ghetto brothers, pois o Black Benjy era muito conhecido no Bronx. E estes lideres de outras gangues também estavam dispostos a se juntar aos ghetto brothers para vingar a morte de Black Benjy. Mas mesmo assim Yellow Benjy escolheu a paz.

Foi marcado um encontro na Hoe Avenue, várias gangues participaram desta reunião. Havia tanto líder de gangue que a policia, atiradores de elite e jornalistas estavam nesta reunião de pacificação. A policia estava para "proteger" com seus atiradores de elite. Proteger nada, estava esperando qualquer brecha pra sair matando e os jornalista para cobrir a tragedia.
Após horas de discussão neste dia e local foi assinado um acordo de paz entre as gangues.

Termo do Acordo.































Os elementos do Hip Hop já existiam antes de sua criação, eles são contemporâneo destas gangues, com o "fim" das tretas as gangues se tornaram algo obsoleto e passaram a desempenhar um papel social em sua região. 
Muitos dos membros destas gangues eram djs, b. boys, grafiteiros e etc. Com a integração e a mudança das gangues para crew, o Hip Hop foi se formando e amadurecendo.
Por exemplo a gangue chamada "Black Spades" que após o tratado de pacificação passa a se chamar Zulu Nation, ela deixa de ser uma gangue e passa a ser algo que conhecemos aqui no brasil com "Posse". Todos sabem que o Afrika Bambaataa foi um dos criadores da Zulu Nation e do Hip Hop. Bambata era membro e líder dos Black Spades.

Já imaginaram se um membro dos Black Panther não tivesse ido ao Bronx e falado sobre consciência social e mostrado quem realmente era o inimigo e o Benjy não tivesse refletido e escutado ele? não haveria paz e o Afrika Bambaataa nunca teria criado a Zulu Nation e muito provavelmente não existiria o Hip Hop.


Benjamim Melendez vulgo Yellow Benjy, foi fundador e membro dos Ghettos Brothers, tocou numa banda que tinha o mesmo nome de sua gangue, após sua saída se tornou assistente social e varias outras atividades. Durante anos viajou falando sobre as gangues e a importância delas não serem violentas mas ter um cunho social.

Benjy morreu recentemente vitima de câncer. 

Postar um comentário

0 Comentários