Header Ads Widget

Don L faz show extra em Porto Alegre


Capital gaúcha recebe duas apresentações do lançamento de elogiado disco de membro do seminal grupo de rap Costa a Costa

Com todos os ingressos vendidos para o dia 26 de outubro, o Agulha abriu uma nova data para a apresentação do rapper e produtor cearense Don L em Porto Alegre. Ela acontece na quinta-feira (25). O show integra um novo ciclo de apresentações do artista: mais minimalista e intimista em relação à superprodução que marcou os espetáculos de lançamento de Roteiro pra Ainouz Vol.3.

Com a produção do novo show, Don L se apresenta no Agulha ao lado de seus fiéis parceiros Guilherme Held (guitarra), DJ Roger e Terra Preta, para cantar músicas de seu último disco, Roteiro pra Ainouz Vol.3, eleito por muitos críticos como um dos melhores de 2017, além de canções de sua primeira e elogiada mixtape, Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L.

Don L, que tem laços estreitos com a cidade desde a época que iniciou a sua trajetória sozinho no rap, espera que a noite seja das melhores. "A expectativa é muito alta, acho que vai ser histórico. Tenho uma relação muito boa com a cidade e muitos fãs da época que comecei com a minha carreira solo. Já fiz vários shows lá, mas sempre no circuito underground do rap. Essa é a primeira vez que eu toco em uma casa maior, com mais estrutura. É também meu primeiro show por lá em um tempo. Vai ser um dia especial”.

A apresentação do dia 26 está esgotada, mas os ingressos para a quinta-feira (25) podem ser adquiridos clicando aqui.

Sobre Roteiro pra Ainouz, Vol.3

Feito como o último ponto de uma trilogia que conta a história do rapper de trás pra frente, Roteiro pra Ainouz, Vol.3 tem uma carga emocional densa e não é à toa que o cenário teatral dos shows foi pensado desse modo: uma concepção artística e performática que proporcionam ao público uma experiência nada comum no atual panorama do rap.

O cenário, assinado por Camila Schmidt (parceira de Daniela Thomas em espetáculos teatrais), com design de luz da premiada dupla Mirella Brandi & Muep Etmo, traduz o clima autobiográfico abrasivo do disco em andaimes e texturas criadas com fumaça e luz. A direção técnica musical ficou a cargo do veterano Gustavo Potumati e a produção executiva é de Pamela Leme, responsável pela Alavanca, agência artística e produtora cultural de São Paulo, com 10 anos de trajetória.

Toda a história da apresentação de Roteiro pra Ainouz, Vol.3 começou em 16 de janeiro de 2018, quando Don L conseguiu esgotar os ingressos do show de lançamento, no SESC Pompeia, em apenas duas horas, como contou a Piauí e o Estadão. Na época, o espetáculo também teve cobertura do programa Metrópolis, da TV Cultura, com entrevista e cenas da performance. Neste dia, Filipi Filippo produziu dois itens exclusivos: uma camiseta e um pôster.

contato@donl.com.br | imprensadonl@gmail.com

De lá Don e sua gangue foram para o carnaval de Recife, em apresentações dentro da programação do Festival Rec Beat, em 11 de fevereiro. O evento levou 20 mil pessoas por noite para as ruas da capital pernambucana. Uma das principais atrações do line-up, Don foi capa do Jornal do Commercio.

Com data marcada no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em 10 de março, onde dividiu o palco com o baiano Baco Exu do Blues, Don lançou “Ipanema B...”, uma guia inédita, pré-RPA3, na qual demonstra seu fascínio peculiar pela cidade. Na faixa, chama atenção perceber como Don L já explorava temas que comporiam o elogiado disco do ano passado (saiba mais nesta matéria do Estadão). A apresentação conjunta no Rio rendeu um pingue-pongue entre os dois rappers no jornal O Globo. O papel fundamental de Don e de seu grupo Costa a Costa para a descentralização do rap brasileiro foi explicada em uma recente matéria para a Revista Trip.

A apoteose do espetáculo montado para o disco veio em 16 de março, com a apresentação no palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. O show foi precedido por uma sessão de fotos exclusiva publicada na prestigiada coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo. Novamente com todos os convidados presentes, a estrutura da casa proporcionou a ambientação ideal para a tradução do conceito distópico de RPA3, com mais de uma dezena de variações de espaço cênico e performances dirigidas, muito diversas das que são feitas normalmente no rap brasileiro. O show contou também com uma série de homenagens à vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio no dia 14 de março. Foi a plenitude de uma concepção propositiva e ousada.

Em meio aos shows com andaimes, fumaça e um design de luz produzido cuidadosamente para traduzir os sentimentos do disco, Don L também subiu ao palco do CCSP para apresentar uma espécie de versão reduzida do espetáculo, em que os fãs puderam comprar uma camiseta feita exclusivamente para aquele dia. Em dois dias, o cearense chamou ao palco Terra Preta, Lay e o pernambucano Diomedes Chinaski, em uma apresentação que mesmo sem todo o cenário montado, transmitiu o clima de Roteiro pra Ainouz, Vol.3 para todos que estiveram na Sala Adoniran Barbosa.

No dia 22 de junho, Don L subiu ao palco do Teatro Palco Autran, no SESC Pinheiros, para escrever seu nome na história do rap mais uma vez. Ao lado de Terra Preta, DJ Roger, Guilherme Held, Diomedes Chinaski, Lay, Nego Gallo (do lendário grupo Costa a Costa) e DuGueto Shabazz, o cearense apresentou uma performance grandiosa e carregada de emoções ao colocar um ponto final no grande espetáculo pensado para seu último disco, Roteiro pra Ainouz, Vol.3.

Don L em Porto Alegre no Agulha (Data extra)

Onde . Agulha - Rua Conselheiro Camargo, 300 - São Geraldo - Porto Alegre - RS (próximo a estação do Trensurb São Pedro e das linhas T3 e T8)

Quando . 25/10 (quinta-feira). Abertura do bar: 19hs. As apresentações começam pontualmente às 22h30.

Quanto . R$ 40 (meia / solidária) e R$ 80 (inteira)

Informações . Facebook / Sympla

Postar um comentário

0 Comentários