Header Ads Widget

Drik Barbosa e Slam das Minas SP unem música e poesia com o lançamento de “Trincheira #ElasSim”



Single relaciona o poder da palavra com proteção, e apresenta pluralidade sonora e de fala

A artista Drik Barbosa e o Slam das Minas SP, um dos grupos que promovem e protagonizam batalhas poéticas mais respeitados do país, lançam juntas o single “Trincheira #ElasSim” – primeira experiência musical do coletivo -, acompanhado de videoclipe, pela gravadora Laboratório Fantasma. A música foi gravada no Lab Estúdio transmite uma mensagem que fortalece e apoia a fala feminina como elemento de proteção. A novidade chega como resultado da mistura entre poesia e música, e comemora os três anos de existência do Slam.

O Slam das Minas SP possui um discurso poético de luta contra o machismo, racismo e homofobia, ao mesmo tempo em que facilita pautas feministas e das mulheres de periferia. É caracterizado como um desabafo contra o patriarcado, e garante um lugar seguro para que mulheres possam se expressar livremente. Surgiu em 2015, em Brasília, e ganhou novas vozes em São Paulo em 2016, com organização de Mel Duarte, Jade Quebra, Pam Araújo, Carolina Peixoto e Luz Ribeiro.

A composição da música aconteceu de modo que cada uma ficou responsável por uma parte. A ideia central foi relacionar palavra e proteção, e a partir daí falam sobre o que significa proteção para si, e a relação que têm com a palavra – desde a importância da poesia, como o caso do Slam, até a música, como é o caso da Drik. “Cada parte tem bastante da história de cada uma; uma própria identidade. Por meio disso, apresentamos a relação da mulher com a palavra”, explica Pam Araújo. No refrão, todas cantam juntas.

A sonoridade, por sua vez, assim como a composição, é uma mistura de personalidades, e segue o ritmo mais próximo de cada compositora em sua fala. Traz brasilidade, rap, funk e instrumentação de religião de matriz africana. “Os diferentes beats também estão associados à identidade de cada pessoa, em cada uma das partes, e reforça o significado pessoal da palavra”, diz Jade Quebra. “Não tínhamos pretensão de gênero musical, fomos descobrindo dentro da própria poesia. Achamos que foi bastante experimental”, acrescenta Luz Ribeiro.

Julio Fejuca, produtor musical responsável ao lado de Grou, comenta o processo de criação: “fizemos juntos tudo do zero, sempre respeitando as preferências e o que cada uma esperava da música, o que personalizou bem o trabalho final. Foi muito gratificante trabalhar com elas”. De acordo com Grou, o maior desafio foi transformar em música algo que já tinha a estética da poesia: “O resultado foi um som bastante versátil, e um aprendizado para todos os envolvidos, não apenas para elas, mas até para nós produtores”, finaliza.

A música já está disponível em todas plataformas de streaming, junto com videoclipe no canal de YouTube da Laboratório Fantasma, e celebra uma collab entre a própria Lab e o Slam, onde lançam juntos uma coleção cápsula, composta por cinco itens: camiseta, cropped, calça de moletom, t-shirt dress, body e boné, que estarão à venda no E-coomerce da Lab Fantasma a partir do dia 5 de outubro.

Pretendemos chegar em outros lugares com a poesia e com a nossa mensagem, e essa collab é bastante importante para nós pois nos possibilita ocupar um espaço que não tínhamos alcançado, que é a moda”, comenta Pam Araújo.

O lançamento da collab acontece dia 6 de outubro, no Sesc Parque Dom Pedro, durante a final estadual do Slam das Minas SP, com pocket show de Drik Barbosa, e entrada gratuita.


Assista:


FICHA TÉCNICA
Música
Letra e voz: Drik Barbosa e Slam das Minas SP
Música: Fejuca e Grou 
Gravadora: Lab Fantasma
Direção artística: Fióti
Produção executiva: Raissa Fumagalli
Mixagem: Maurício Cersosimo
Masterização: Maurício Gargel
Gravado no Lab Estúdio por Tofu Valsechi

Vídeo
Direção: Adilson Marques Pedro e Ana Carolina Basilio
Roteiro: Raissa Fumagalli
Imagens: Adilson Marques Pedro, Ana Carolina Basilio e Henrique Rodrigues
Edição e Finalização: Henrique Rodrigues
Direção executiva: Evandro Fióti
Produção executiva: Raissa Fumagalli 

Uma produção da Laboratório Fantasma Produções


Drik Barbosa na Internet: 
Twitter: @drikbarbosa
Instagram: @drikbarbosa 

Postar um comentário

0 Comentários