Header Ads Widget

Filme ‘Colegas’ é exibido em sessão gratuita de cinema em Andradas, MG


Ação é parte do projeto Olhar Circular que ocorre para estudantes do EJA no município 
Na próxima terça-feira (30) às 19 horas, o Cine Olhar exibe o filme “Colegas” para os estudantes do programa Escola de Jovens e Adultos (EJA) no Pavilhão do Vinho, em Andradas (MG). Esta é a terceira e penúltima de cinema gratuita do projeto neste ano. A entrada é gratuita e aberta a toda população. O projeto é realizado com o patrocínio da Icasa Louça Sanitária através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, de produção Pomar Produtora Cultura e apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Andradas.
O filme de Marcelo Galvão conta a história dos jovens Stallone, Aninha e Márcio, que vivem juntos em um instituto para pessoas com síndrome de Down. Um dia eles decidem fugir para se aventurar e realizar os sonhos individuais de cada um, se envolvendo em muitas aventuras e confusões.
“Nós trabalhamos apenas com filmes nacionais e fazemos uma curadoria dos filmes que serão exibidos. A escolha se dá primeiramente pela linguagem e por serem filmes reflexivos, mas, ao mesmo tempo, de fácil entendimento e divertidos”, explicou Valéria Freitas, produtora do projeto. Valéria comenta que ‘’O filme Colegas trata de questões importantes como a inclusão social, a afetividade e autonomia.’’
Segundo Larissa Freitas, professora e produtora cultural do Cine Olhar, esta é a oportunidade de os estudantes entrarem em contato mais profundo com as artes visuais.  “Além das oficinas, as sessões de cinema têm sido muito mágicas. Nós fazemos questão do tapete vermelho, das luzes, do clima mesmo do cinema e depois, na aula seguinte, discutimos sobre o filme e sobre o que eles viveram. É enriquecedor, uma vez que muitos estudantes tiveram contato com o cinema pela primeira vez a partir das oficinas”, destacou.
A exibição de cinema através do Cine Olhar é parte do projeto Olhar Circular, que promove oficinas de fotografia, artes visuais e cultura para 60 alunos com idades entre 16 e 80 anos, estimulando a permanência dos mesmos na escola.  


Sobre o projeto
O projeto Olhar Circular ocorre há dez anos e tem como objetivo estimular os diálogos sobre cultura, patrimônio, memórias e vivências e as oficinas são voltadas a fotografia e cultura. “Iremos trabalhar as artes como meio de construção ético sociocultural em conjunto com as comunidades”, disse a produtora do projeto, Valéria Freitas.
Vale destacar que as oficinas terão mediação do fotógrafo João Fábio Matheasi e da produtora cultural Larissa Freitas. No primeiro semestre deste ano, o Olhar Circular ministrou oficinas a dezenas de alunos na Escola Estadual Parque das Nações, na zona sul de Poços de Caldas. O portfólio foi composto por imagens que captavam sobre as histórias pessoais dos adolescentes no cotidiano. Os alunos também visitaram o Instituto Moreira Salles (IMS Poços), conhecendo exposições. Já no segundo semestre o projeto está voltado para o público do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal José Bonifácio.
O material captado pelos alunos será publicado no site do projeto e na página do Facebook do Olhar Circular, construindo novas narrativas a partir das vivências e experiências individuais e coletivas que eles terão ao longo do projeto. Além disto, em dezembro acontecerá em cada município atendido uma grande exposição aberta e gratuita em forma de viodeoinstalação com projeções mapeadas e painéis fotográficos.
Olhar CircularO projeto Olhar Circular ocorre desde 2008 e nas três primeiras edições realizadas através do Prêmio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, teve a experiência de realizar oficinas abertas à população de Poços de Caldas de todas as faixas etárias, promovendo um intercâmbio cultural entre gerações o qual proporcionou ao projeto um caráter abrangente.
Nos anos seguintes, beneficiou mais de duas mil pessoas através das oficinas e workshops realizados em Poços de Caldas e Andradas com recursos das leis Rouanet e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Serviço – Mais informações podem ser encontradas no  site http://olharcircular.com.br/ ou pela página no Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoOlharCircular/ e no Instagram: http://www.instagram.com/olharcircular

Postar um comentário

0 Comentários