Header Ads Widget

Grupo Pandora estreia temporada de espetáculo sobre a Ditadura Militar na Oficina Cultural Oswald de Andrade


Grupo Pandora de Teatro estreia nova temporada de COMUM - mais recente montagem do grupo - na Oficina Cultural Oswald de Andrade com ingressos gratuitos. Obra remete o público a um período da história do Brasil que não deve ser esquecido!

Grupo Pandora de Teatro apresenta espetáculo sobre o período ditatorial no Brasil

De 18 de Outubro a 10 de Novembro, o Grupo Pandora de Teatro realiza uma nova temporada do espetáculo COMUM, que agora será apresentado na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica no Bairro Bom Retiro, com ingressos gratuitos.

O espetáculo COMUM teve sua temporada de estreia  realizada na Ocupação Artística Canhoba, em Perus, com enorme sucesso de público. Depois seguiu com temporadas no Teatro de Contêiner Mungunzá, na sede da Companhia do Feijão e no Espaço Cultural CITA (Campo Limpo).

Neste importante momento do país, através da história de uma vala clandestina encontrada em um cemitério de Perus nos anos 90, onde se encontram milhares de ossadas de desaparecidos no período ditatorial, o Grupo Pandora convida o público a  relembrar um período polêmico da história do Brasil que não deve ser esquecido.


O espetáculo COMUM, que tem como eixo norteador o período ditatorial brasileiro e a descoberta da vala clandestina do Cemitério Dom Bosco em 1990, local que fica a cerca de 2 quilômetros da sede do grupo em Perus - a Ocupação Artística Canhoba. Uma vala comum com mais de mil ossadas, onde foram identificados desaparecidos políticos e cidadãos mortos pela violência da ditadura militar.
A revelação da existência de uma vala clandestina dentro de um cemitério oficial, desencadeou um processo de busca da verdade sem precedentes no país. A vala comum do Cemitério Dom Bosco foi apresentada ao mundo como um dos muitos crimes cometidos pelo regime surgido com o golpe de estado de 1964, e trouxe a crueldade da ditadura militar à tona no começo dos anos 1990. Até ali, o desaparecimento de pessoas, os falsos tiroteios e atropelamentos, as marcas de tortura e dores da perda, pertenciam apenas ao universo dos familiares, sobreviventes e amigos.

As apresentações de COMUM fazem parte das ações do projeto contemplado na 30ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.
Espetáculo: COMUM
Sinopse: Três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada no período da Ditadura Militar Brasileira. A busca de um filho por informações de seus pais desaparecidos políticos. O dilema de dois coveiros encarregados da criação de uma vala. Uma jovem estudante que se aproxima do ativismo político. 1970/1990 épocas distintas se entrelaçam nos fragmentos dessas histórias e evidenciam causas e consequências. Inspirado na história da vala comum do Cemitério Dom Bosco no bairro de Perus, São Paulo/SP.
Ficha Técnica
Criação: Grupo Pandora de Teatro |Texto e direção: Lucas Vitorino | Elenco: Filipe Pereira, Rodolfo Vetore, Rodrigo Vicente, Thalita Duarte e Wellington Candido | Figurino: Thais Mukai | Design de luz e músico: Elves Ferreira | Operação de Luz: Caroline Alves | Edição de Vídeo: Filipe Dias | Cenografia: Lucas Vitorino e Thalita Duarte | Cenotecnia: Eprom Eventos e Luis Fernando Soares | Operação de Vídeo: Lucas Vitorino | Treinamento corporal: Rodrigo Vicente e Rodolfo Vetore | Preparação corpo e voz: Paula Klein | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção: Caroline Alves e Thalita Duarte.

Agenda de apresentações do espetáculo COMUM
Com Grupo Pandora de Teatro
Duração: 110 min - Faixa etária: 12 anos

Espetáculo COMUM na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-001
Temporada: de 18 de Outubro a 10 de novembro de 2018
Dias e Horários: quintas e sextas-feiras, às 20h00, sábados às 18h
Preço: Ingresso Grátis - Lotação: 30 lugares

Postar um comentário

0 Comentários