Header Ads Widget

Literatura no Sesc Belenzinho tem programação variada grátis em outubro

Sarau O que dizem os Umbigos -foto de Queila Rodrigues 

A programação de Literatura no Sesc Belenzinho traz atividades diversas, em outubro, que estimulam o interesse pelo universo dos livros.

No dia 18/10 (às 20h) Tatiana Schunck comanda o Clube de Leitura, que busca estimular o ato da leitura com reflexão sobre a vida. O sarau O que Dizem os Umbigos?! acontece no dia 24/10 (às 20h) tendo como tema 9 anos - Daniel Marques “Sundjata” presente!.

Contação de histórias para adultos é outra atração: dia 23/10 (às 20h) tem Roda de Histórias | Conta com a Gente!, que aborda nesse encontro os contos sobre a infância.

Dois cursos completam a programação literária do mês: Criação de Narrativas Através de Imagens, com Aline Shinzato Da Silva, e Conservação Preventiva e Pequenos Reparos, com Luiza Kumagai, dias 17 e 23/10, respectivamente, das 14h30 às 17h30.

Todas as atividades são grátis.


Encontro: Clube de Leitura Com Tatiana Schunck

Clube de Leitura - Série de encontros mensais em que os leitores se reúnem para conversar sobre livros sugeridos pelos participantes, em parceria com o Sesc.


O ato de ler o cotidiano como reflexão sobre a vida, autobiografia e ficção de si e tentativas de se contar. A ideia é estimular a percepção de que a leitura é um ato. Algo nos acontece quando lemos; de alguma forma somos convocados a sair de uma realidade dada e nos encontrarmos com narrativas que nos levam a lugares outros. Neste ano, o clube de leitura, conduzido pela escutadora que escreve Tatiana Schunck, convida leitores e pessoas com interesse em ler, a visitar textos literários que apontam núcleos familiares como contexto de escrita, que apresentam acontecimentos que embaralham os limites entre confissão e ficção e que confrontam situações limite da condição humana.
Grátis. Local: Biblioteca. Livre
18/10. Quinta, das 20h às 21h30

Sarau: O que Dizem os Umbigos?!
9 anos - Daniel Marques “Sundjata” presente!
SP: Invenções Literárias - Há uma história da literatura na cidade de São Paulo e há história de São Paulo na literatura.

Ao completar nove anos de atuação, no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, o sarau O que dizem os Umbigos?!, tem edição especial no Sesc Belenzinho. O evento reúne diversxs amigxs, artistas e poetas para homenagear e celebrar a vida de seu mestre de cerimônias, Daniel Marques “Sundjata”.
Grátis. Local: Comedoria. Livre
24/10. Quarta, das 20h às 22h

Contação de histórias: Roda de Histórias | Conta com a gente! Contos sobre a infância
Com: Giuliano Tierno, Mafuane Oliveira e Bruno Cordeiro
Conta com a Gente - Programação focada na oralidade.

A cada mês, dois narradores e um músico apresentam contos para adultos, sobre um tema diferente. Conta com a Gente! é uma roda de histórias para adultos que acontece mensalmente na Biblioteca do Sesc Belenzinho, na qual dois narradores e um músico apresentam contos e encantam aqueles que já saíram da infância. Em outubro, Ana Luísa Lacombe, Giuliano Tierno e Bruno Cordeiro trocam com o público histórias de contos sobre infância. Os narradores e o músico convidam o público presente na biblioteca a ouvir as histórias. Durante a sessão, entre narrativas e músicas, os espectadores podem ser convidados e encorajados a também exporem as suas narrativas. Ana Luísa Lacombe é atriz desde 1981, e vem dedicando-se à arte de contar histórias nos últimos 15 anos.  Bruno Cordeiro é ator, diretor e professor teatral com Licenciatura em Artes-Teatro pela Unesp, além de violonista, cantor, compositor de trilha para teatro e diretor musical. E Giuliano Tierno é escritor, pesquisador e professor; doutorando e mestre em arte e educação pelo programa de pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP.
Grátis. Local: Biblioteca. Livre.
23/10. Terça, das 20h às 21h30

Curso: Criação de Narrativas Através de Imagens
Com Aline Shinzato Da Silva

O curso Criação de Narrativas Através de Imagens aborda o processo da criação por meio de imagens, explorando a natureza da imagem, as formas de registro e os recursos para a construção da narrativa visual. Isto é feito com exercícios de percepção visual e de experiências de instigação poética. Aline Shinzato é artista visual formada pela UNESP (2016), designer e ilustradora. Pesquisa ‘caminhada e deriva’ como método para a arte. Produz publicações independentes e mantém o projeto Cidade (in)visível, desde 2016, esboçando desenhos por onde caminha.
Grátis. Local: Oficina III. Não recomendado para menores de 14.
17/10 a 07/11. Quartas, das 14h30 às 17h30

Curso: Conservação Preventiva e Pequenos Reparos
Com Luiza Kumagai

O curso ensina pequenas ações que podem ser realizadas no dia a dia em acervos privados ou públicos. Em Conservação Preventiva serão apresentados os materiais necessários para a realização cotidiana de higienização de livros e documentos, incluindo também o ensino de técnicas de higienização e identificação de problemas que costumam aparecer em acervos bibliográficos (livros/documentos). Em Pequenos Reparos serão ensinadas técnicas para conter algumas problemáticas, a exemplo de rasgos e páginas soltas, utilização de materiais neutros e removíveis, que tragam estabilidade para o material até que seja possível a realização de intervenções especializadas no documento. Luiza Kumagai é formada em Conservação e Restauro de Bens Móveis pela PUC de São Paulo e é técnica em Museologia pela Escola Técnica Parque da Juventude.  Possui seis anos de atuação em ateliers de restauro, projetos de conservação e restauro em acervos públicos e privados e montagem de exposições.
Grátis. Local: Oficina III. Não recomendado para menores de 14.
23/10 a 13/11. Terças, das 14h30 às 17h30

SERVIÇO

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Postar um comentário

0 Comentários