Header Ads Widget

N-1 lança no Aparelha Luzia livro escrito por Marielle Franco que analisa militarização do espaço público


No dia 7 de novembro de 2018, às 20h, no Aparelha Luzia (Rua Apa 78, SP) a Editora N-1 lança o livro “UPP – Redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro”. A edição retoma integralmente, com pequenas adaptações, a dissertação de mestrado de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense. O lucro obtido com as vendas deste livro será inteiramente revertido para a família de Marielle.

Marielle Franco, socióloga e vereadora, foi brutalmente assassinada a tiros em março de 2018 na região central do Rio de Janeiro, em um caso ainda sem solução. A organização do livro é de Lia de Mattos Rocha e o prefácio de Frei Betto. A curadoria do lançamento é de Sidney Santiago e Sonia Sobral. Os livros estarão à venda no site da N-1(https://n-1publications.org/) e no showroom da editora em São Paulo (Rua Frei Caneca 322).

Para o dia do lançamento vários nomes estão confirmados, como Akins Kinte, Allan da Rosa, Ana Maria Gonçalves , Anielle Franco, Aretha Sadick, casadalapa, Coletivo Transverso, Erica Malunguinho, Gumboolt Dance Brasil, Lia de Mattos Rocha, Lucelia Sérgio Os Crespos, Micro roteiros da Cidade, Monica Benicio, Paulistanos, Raul Zito, Rico Dalasam, Viny Rodrigues, Zona Agbara.

Marielle presente!

A voz e o pensamento de Marielle não param de desafiar a brutalidade cometida contra ela e contra tantos. O livro não apenas denuncia e

identifica o problema da militarização do espaço público, mas também propõe soluções : “Unificar as polícias, desvinculá-las do Exército, caminhar para desarmar a sociedade e reforçar uma visão de segurança integrada, muito superior a questões policiais, são medidas fundamentais”, dizia Marielle.

Neste sentido, a publicação desta tese e sua difusão por todos os meios e formas é um passo fundamental para propagar e alimentar a esperança apregoada por Marielle durante toda sua vida. “Este livro tem de ser lido, reproduzido, distribuído, debatido e repartido como pão quente capaz de alimentar a mesma esperança encarnada por sua autora, minha amiga , Marielle Franco”, declara Frei Beto, que assina a contracapa do livro.

(…) “ O objetivo geral deste trabalho é demonstrar que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS), como política de segurança pública adotada no estado do Rio de Janeiro, reforçam o modelo de Estado penal, absolutamente integrado ao projeto neoliberal. Ainda que tenham diferenças, centradas na substituição das conhecidas incursões policiais por um modelo de controle e ocupação de território por armas oficiais, esse fato não significa, necessariamente, uma alteração profunda da política em curso. Cabe destacar que a política estatal de combate às drogas e à criminalidade violenta, nesses territórios das favelas, é caracterizada por estratégias de confronto armado contra o varejo do tráfico, em que as incursões policiais ou a sua permanência nesses locais reforçam a iminência de confrontos e o cerceamento da vida cotidiana. “(…) Marielle Franco



Serviço:

Lançamento “UPP – Redução da favela a três letras”

Data e Local: Dia 7 de novembro, às 20h, no

Aparelha Luzia – Rua Apa, 78

Entrada Franca

Postar um comentário

0 Comentários