Header Ads Widget

Saraus e editoração são temas do Lá na Laje do Sesc Pompeia nesta quarta-feira




Clube recebe os poetas Tokinho Carvalho e Pedro Bomba, com curadoria e mediação de Jéssica Balbino
Nesta quarta-feira, 24 de outubro, às 19h30 o Sesc Pompeia realiza mais uma mesa  do projeto “Lá na Laje: clube do livro sem livro” e recebe como convidados os poetas Tokinho Carvalho, de Poços de Caldas (MG) e Pedro Bomba, de Aracaju (SE). O tema desta edição é “Zinelândia: do sarau à editoração A mediação é da jornalista Jéssica Balbino, que dividiu a curadoria com as programadoras da unidade.
Na conversa, os participantes vão contar como passaram de poetas frequentadores de saraus à editores dos próprios livros e de terceiros, além de comentar como é a cena da literatura marginal/periférica nos locais em que vivem.
Com a presença de poetas contemporâneos como Tokinho Carvalho, autor de livros como Espelho e O pior livro do ano e fundador da editora independente “Zinelândia” e Pedro Bomba, poeta e artista de Aracaju, autor do livro “O chão dispõe a queda”, a mesa tem a proposta de conversar sobre como a oralidade, a performance e os fanzines podem ser caminhos para a auto publicação e o fomento ao mercado literário independente.
O clube literário
O clube do livro, em formato diferenciado, funciona também como um convite ao público para conhecer a literatura contemporânea, que nem sempre está nos livros, mas acontece, como o próprio clube já trouxe, nos muros das cidades, nos guardanapos, nas cicatrizes, etc. Durante este semestre, já recebeu autores como Pedro Gabriel, Ryane Leão, Lâmia Brito, Giovanna Lima, Jessé Andarilho, Jô Freitas, Karen Dolorez, o grupo de rap boliviano Santa Mala, Mel Duarte, Letícia Brito, Tatiana Nascimento, Matheus Leitão e Edu Carvalho.
Para Jéssica Balbino, realizar o clube tem sido um desafio atrelado à inúmeras descobertas. “É um grande prazer fazer esta curadoria, bem como as mediações. Eu tenho aprendido muito com os participantes e com o público, que a cada edição traz novos questionamentos, me fazendo pensar no formato, no que é novo, no que podemos fomentar em termos de discussões, mas, até aqui, conseguimos o que nos propusemos, que era esmiuçar o que é/pode ser literatura para além do livro físico”, destacou.
Conheça os convidados desta edição

Pedro Bomba
Pedro Bomba (1989) é poeta e artista, nasceu em Aracaju e vive atualmente em Belo Horizonte. Seus principais trabalhos são desenvolvidos a partir da palavra falada (spoken word) e da oralidade poética. Em 2015 iniciou pesquisa de experimentação em poesia sonora gravando o EP “Amor Coragem” e “A troco de nada e de ninguém” (2016) . Em 2017, lançou seu primeiro livro de poemas intitulado “O chão dispõe a queda”, pelo Laboratório Cucuruto da Cabeça. Através da performance oral, o poeta já se apresentou em vários festivais como o Autores em Cena, no Itaú Cultural(SP), na Mostra Sesc Cariri(CE), no III Encontro de Literatura Divergente(SP), no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), no Sarau Debaixo (SE), dentre outros.


Tokinho Carvalho
Tokinho Carvalho é cantor, compositor e poeta. Há três anos, criou, da vontade de fazer os próprios livretos e os de amigos, a editora independente “Zinelândia”, que já conta com dezenas de títulos publicados. Também já realizou, em Poços de Caldas, o “Sarau de Ninguém”.

Jéssica Balbino
É jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário ‘Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica’. É editora do blog Margens e autora dos livros “Traficando Conhecimento” e “Hip-Hop: A Cultura Marginal”. 
SERVIÇO:
Lá na Laje: clube do livro sem livros
24 de outubro, quarta-feira às 19h30
Nas lajes de leitura da Biblioteca do Sesc Pompeia
Grátis. Classificação indicativa: livre.
Acessibilidade em Libras.

Postar um comentário

0 Comentários