quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Barro lança clipe de "Somos" com retrato do cotidiano de Pernambuco


“A vida é coisa passageira” diz Barro, em "Somos", faixa que dá nome ao seu segundo disco-solo. A música, que acaba de ganhar um videoclipe, é uma reflexão sobre a identidade contemporânea construída nas urbes, surgindo do pó do cimento e da transformação necessária nos tempos atuais.
 
O registro audiovisual é resultado de uma ida do coletivo Moviola Mídia Livre - composto por Ana Moraes, Bruna Freitas e Olívia Franco - a Pernambuco. Elas viajaram pelo sertão, da farinha podre ao Recife, passando entre as várias culturas populares do Brasil. Lá, registraram um poema-visual que resultou no clipe de "Somos".
 
"Para criar a paisagem sonora de aridez que pensei para a música, trouxemos os samplers de aboiadores, que cantam enquanto tange a manada, como um grito e um instrumento virtual fazendo as melodias. O pífano seco completa esse cenário agrestino dando uma certa leveza característica", conta o cantor e compositor Barro.
 
Entre as ruas do Recife, Olinda, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Maracaípe e Goiana, o clipe explora o cotidiano dos moradores e trabalhadores numa época pré-carnaval, onde a festa é uma das mais tradicionais do país. Sob um olhar sensível na cultura e nos costumes da região, em suas belas paisagens e nos contrastes sócio-culturais, o registro questiona e convida a refletir: O que somos?
Assista "Somos":



FICHA TÉCNICA
Realização: Moviola Mídia Livre
Roteiro/Direção/Produção/Captação: Ana Moraes, Bruna Freitas e Olívia Franco
Assistente de produção: Cristiano Lopes
Edição e colorização: Ana Moraes
Agradecimentos: Maria Pérola, Jessica Miranda, Ricardo Ruiz