domingo, 25 de novembro de 2018

Fugindo do padrão trap/boombap, Nego Preto NP celebra batuque em faixa inédita.


Natural de Petrópolis RJ, Nego Preto NP costuma misturar o RAP a diversos ritmos e gêneros musicais, principalmente da cultura preta. Dessa vez, nos trouxe um rap batucado com a música “Herança do Batuque”, uma forte celebração à cultura preta que resistiu com nossa ancestralidade e uma reafirmação da dívida histórica que nosso povo carrega.

A música nasceu de um beat do músico e produtor Felipe Pizzi, que teve a melodia reaproveitada em uma nova instrumental produzida pelo próprio NP, respeitando a composição original, agora reproduzida em um timbre de berimbau que acompanha o batuque e o 808. A faixa conta também com backing vocal de DLO, integrante do coletivo “Lá do B”, o qual NP também faz parte.

O produtor audiovisual Rafael Magalhães “Patrá” chegou somando na direção e filmagem do videoclipe, que foi inteiramente gravado em Petrópolis, cidade tida como “imperial”, e que, como de costume, supervaloriza a cultura e ponto de vista europeus e ofusca ou “gourmetiza” o lado africano.

Atrizes e atores pretos da cidade colaram nas filmagens, que contaram com coreografia e direção de figurino de Vinícius Feliciano, irmão gêmeo de NP. Algumas das vestimentas do clipe são de marcas independentes locais, como a Fridoquis, a Cherry Love e a Alcateia.

Durante a música, a frase “Salve o batuque, aho!” é repetida algumas vezes como uma saudação às nossas raízes, e já se tornou uma marca do músico, gritada pelo público em todos os shows que o som é cantado. “Uma celebração ao batuque, à cultura preta, à ancestralidade que nosso povo carrega através da arte. Nossa emancipação nunca foi e nunca será mérito de nossos inimigos. AHO!”

Assista o videoclipe: 



Sobre Nego Preto NP
“Preto, ateu, bissexual e artista independente”. Com carreira oficialmente iniciada em 2011, o petropolitano Nego Preto NP é músico, poeta, produtor audiovisual e blogueiro. Atua principalmente no rap, já tendo também tocado instrumentos e produzido instrumentais em projetos de vários gêneros musicais. Produz vídeos para diversos artistas, além de seus próprios e de seu atual coletivo "Lá do B". Também escreve para o blog Página 394, e atualmente trabalha numa musicalidade focada em batuque e ritmos originados de música preta, além de letras oras críticas, oras cômicas, oras celebrativas, abordando temáticas raciais, LGBT e religiosas.

Ficha técnica da música

Título: Herança do Batuque.
Ano de lançamento: 2018.
Letra: Nego Preto NP.
Voz principal: Nego Preto NP.
Backing vocal: DLO.
Melodia da instrumental: Felipe Pizzi.
Produção instrumental: Nego Preto NP.
Gravação de voz: DLO.
Mixagem: DLO.
Masterização: Felipe Pizzi.


Ficha técnica do videoclipe

Roteiro: Rafael Magalhães, Nego Preto NP e BranKobran.
Direção: Rafael Magalhães.
Filmagem: Rafael Magalhães.
Direção de figurino: Vinícius Feliciano.
Vestimentas: Fridoquis e Cherry Love.
Coreografia: Vinícius Feliciano.
Atores: Nego Preto NP, Vinícius Feliciano, Camila Caetano, Adeílson Lucas e Juliana Pinto.
Montagem: Rafael Magalhães.
Tratamento de cor: Rafael Magalhães e Nego Preto NP.
Efeitos visuais: Nego Preto NP.
Edição de imagem da capa: Nego Preto NP.


Encontre Nego Preto NP

E-mail: tenegopretonp@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/negopreto_np/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009082195697

Lá do B TV: https://www.youtube.com/channel/UCf00aW4-ZR5o-kqZmq0stcA



Blog Página 394: http://pag394.blogspot.com/