quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Internos do DF lançam livro inspirado na música Poucas Palavras do rapper Renan Inquérito



Acontece hoje, na unidade de internação Santa Maria (UISM), em Brasília, o lançamento do livro "Para Além das Algemas: Se a História é Nossa, Deixa que Nóis Escreve".

O livro, uma coletânea de textos produzidos pelos internos, com prefácio escrito por Renan Inquérito, é inspirado em sua música Poucas Palavras - nome também de seu primeiro livro, lançado em 2011.

O lançamento acontece durante a 12° edição do Sarau dá a Voz e tem por finalidade dar visibilidade para as letras produzidas pelos socioeducandos para o 3º Festival de Música da Unidade de Internação e Santa Maria/DF - UISM, que é a culminância das ações promovidas pela parceria entre o Núcleo de Ensino NUEN e o Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC, por meio dos Projetos RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo) e Onda pela Paz. 

Sobre o projeto 

“Se a história é nossa deixa que nóis escreve!” foi o tema do Terceiro Festival de Música da Unidade de Internação de Santa Maria (No Ritmo da Socioeducação), inspirados na música Poucas Palavras do rapper Renan Inquérito.

"Apesar da redação do tema não estar de acordo com as normas cultas da língua portuguesa, entendemos que, para além da licença poética, não existe uma forma “certa” ou “errada” dos usos da língua e que o preconceito linguístico, gerado pela ideia de que existe uma única língua correta (baseada na gramática normativa), colabora com a prática da exclusão social. E nossa proposta com o livro é justamente diminuir essas diversas possibilidades de exclusão tornando-as potências para transformação por meio da arte e da cultura. Que as fotografias e letras do livro levem o leitor a entrar um pouco em contato com a realidade dos (as) jovens em privação de liberdade", comentam os organizadores do projeto.