segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Nos EUA: Chance The Rapper e Kanye West apoiam candidata negra à Prefeitura de Chicago

Rappers doam dinheiro e colocam o hip hop na campanha de Amara Enya

“Eu tenho uma perspectiva que outros candidatos não têm. Eu vejo os caras que fazem parte dos desempregados, lidando com o vício, a falta de acesso aos recursos de saúde mental, vejo tudo isso bem do meu prédio”, diz Amara Enyia, candidata à Prefeitura de Chicago (EUA) apoiada por Chance The Rapper e pelo polêmico e contraditório Kanye West, em reportagem do The Guardian.

 Fã de rap old school, Enyia, ativista de 35 anos, é filha de dissidentes nigerianos que se estabeleceram nos subúrbios de Chicago nos anos 1970 e continuaram ativos na política de seu país. Ela fala cinco idiomas e compete em triatlos. Sua campanha incluiu uma corrida nas ruas do bairro, juntando-se a potenciais participantes em percussos de um e três quilômetros.

 Em 2009, a Enyia foi contratada pelo então prefeito Richard M Daley como analista política, e atualmente atua como diretora executiva de uma câmara de comércio do bairro West Side de Chicago, onde também mora, uma área afro-americana que luta contra a violência e a falta de investimento. Muitos estudantes descobriram a candidata negra por meio do apoio de Chance.

Durante um evento para arrecadação de fundos para a campanha de Amara Enya, o rapper disse: “[...] Me deparei com Amara. Ela estava me encarando bem na cara… ela é o nosso Harold Washington ”- o primeiro e único prefeito negro da cidade, eleito em 1983.

De acordo com o Guardian, Kanye West doou pela primeira vez US $ 73.540 para a Enyia em outubro, a quantia exata necessária para cobrir a dívida pendente de sua campanha de 2015. Uma semana depois, West doou US $ 126.460 para Enyia, mais ou menos na mesma época em que anunciou no Twitter que estava se "distanciando" da política. Os registros das eleições não mostram doações de Chance, mas Enyia diz que seu apoio público foi inestimável.

 Foto: Joshua Lott para o The Guardian