Header Ads Widget

Companhia Antropofágica encerra temporada de EMERGÊNCYA e promove grande Cabaré!


Nesta semana acontecem as últimas apresentações da temporada de estreia de EMERGÊNCYA, nova peça da Companhia Antropofágica que reflete sobre o momento atual da Humanidade e em como a arte se comporta diante dele. Encerrando o ano, grupo promove também um grande Cabaré e lança mais uma edição de sua revista autoral.
Companhia Antropofágica apresenta Kabaré Antropofágico e lançamento da Revista Bucho Ruminante

Até o dia 21 de dezembro, a Companhia Antropofágica de Teatro apresenta seu mais novo espetáculo: EMERGÊNCYA, uma sigla para Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas.  “A relação entre Humanidade e Natureza nos conduzindo a uma História que está em Estado de Emergência”. A temporada acontece na sede do grupo, o Espaço Pyndorama, com apresentações até 21 de dezembro, com entrada gratuita.

Partindo da urgência em se pensar outros projetos de Humanidade, a montagem faz alusão ao momento caótico em que o mundo se encontra, caminhando para o limite da finitude do globo - o colapso das relações de natureza e subjetividade.

Para a criação de EMERGÊNCYA, o grupo se debruçou sobre os processos e procedimentos artísticos de movimentos do final do Século XIX e início do Século XX - Expressionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Pop-Art, entre outros - a fim de devorar na prática seus mecanismos de resposta à realidade. Trazendo contribuições valiosas do teatro de Bertolt Brecht, Tadeusz Kantor, e da dramaturgia imponderável de Gertrude Stein, neste processo criativo a Antropofágica optou por se distanciar do teatro como referencial primário, buscando inspirações em outras linguagens.

A peça foi construída e referenciada em artistas como Mary Wigman, com sua obra "Hexentanz" (1914 - 1930), Kazimir Malevich, e seu "Quadrado branco sobre fundo branco" (1918), Marcel Duchamp, com a “Fonte(1917) - considerada por muitos críticos a maior obra do século XX - e trechos de entrevistas do artista sobre a obra.

Já no dia 22 de dezembro, o grupo convida o público para o Kabaré Antropofágico, que acontece junto com o lançamento de mais uma edição da Revista Bucho Ruminante, ações que marcam o encerramento do projeto [D.E.T.O.X] - Devising Experimental da Toxicologia do Objeto X contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

O Kabaré Antropofágico, é um cabaré inspirado na tradição dos espetáculos de formas híbridas e do teatro de variedades, voltado para a pesquisa musical da Antropofágica. Nasce da intersecção de dois campos de interesse do grupo: a música no contexto das formas de agitação e propaganda e a potencialidade do uso da canção na música de cena.

Um verdadeiro banquete cênico-musical que reúne música, poesia e cenas do repertório da Antropofágica, organizado em eixos que degustam episódios da história do Brasil desde a Colônia até acontecimentos contemporâneos.

Já a edição da Revista Bucho Ruminante que será lançada, é uma imersão no processo criativo e na pesquisa cênico-musical do grupo ao longo do ano de 2018, durante as ações do [D.E.T.O.X] - Devising Experimental da Toxicologia do Objeto X.
A Companhia Antropofágica é um grupo criado em 2002 que tem a antropofagia como princípio motivador de seu processo sócio-artístico, com um histórico que envolve inúmeros processos de criação, estudo e experimentação, reconhecidos por prêmios e indicações. Desde sua criação, o grupo opta por pesquisar procedimentos, gêneros, autores e textos ligados à tradição das formas híbridas, muito propícias ao ideal antropófago que o move.
SERVIÇO – EMERGÊNCYA
Sinopse: A Antropofágica apresenta sua nova peça E.M.E.R.G.Ê.N.C.Y.A: Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas. Uma máquina teatral que estabelece um jogo permanente entre a História da Arte e a História da Humanidade, buscando responder à urgência da realidade cotidiana, histórica, individual e coletiva, sob a égide de uma modernidade tóxica.
Temporada: até 21 de dezembro de 2018
Horários: De terça a Sexta-feira às 20h
Kabaré Antropofágico e Lançamento da Revista Bucho Ruminante: 22 de dezembro de 2018 - 20h
Preço: Gratuito - Classificação Indicativa: 18 anos
Local: Espaço Pyndorama - Endereço: Rua Turiassú, 481 – Fundos – São Paulo - SP
Mais informações: 11 38710373 / contato@antropofagica.com

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini - Cel.: 99568-8773 - lucigandelini@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários