sábado, 1 de dezembro de 2018

É 4P: a reportagem que inspirou um clássico do rap brasileiro


Por CCCA


Em setembro de 1968, a luta pelos direitos civis da população preta nos Estados Unidos e a atuação dos Panteras Negras foram tema da reportagem  “Poder para o povo preto”, da revista Realidade (Editora Abril).

De acordo com o livro “Hip Hop - A Periferia Grita”, o lema black power 4P (Poder Para o Povo Preto), foi retomado pelo grupo DMN na década de 1990. 


Na época, o rapper Xis encontrou a reportagem da revista Realidade. O conteúdo da matéria fascinou o artista, o título serviu de inspiração para o rap “4P”, do DMN. A luta antirracista no rap brasileiro ganhou um hino.


DMN, “4P”

Em 1997, junto com KL Jay, dos Racionais, Xis fundou a produtora de eventos chamada 4P, que mais tarde passou a ser uma gravadora e também entrou no ramo do vestuário, com a 4P Modas (saiba mais).

DMN decretou o que todos têm medo / é 4P, poder para o povo preto /”, canta Rappin Hood- outro discípulo das lideranças pretas antirracistas- em “Sou  Negrão”, rap que exalta a negritude e integra o disco “Sujeito Homem”, lançado em 2001.

O Movimento Negro para bandas que nem o Xis, o DMN, os Racionais foi importante porque eu acho que deu uma base para a gente, deu uma estrutura, mas eu acho que só mesmo, mas não enquanto banda, assim, entendeu? 


Para saber que no Brasil existe preconceito racial, que se você for preto as suas condições são piores, que você chegar no mesmo posto que um branco é diferente, que se você for mulher e preta é duas vezes pior, se você for preto e homossexual é duas vezes pior, se você for mulher, preta e idosa é três vezes pior...E assim vai. 

Então deu uma base para a gente de estrutura mais social até, eu acho, do que para rap, engajamento político, entendeu? A minha tatuagem é por causa do nome do meu selo. 4P é "Poder Para o Povo Preto" e eu tatuei, poderia ter sido outra besteira qualquer”, afirma Xis em depoimento ao Museu da Pessoa, no ano de 2003.


Leia a íntegra da reportagem que inspirou os artistas do rap brasileiro.