Header Ads Widget

Grátis - De 9 de fevereiro a 2 de março Mostra São Paulo de Cultura Indígena. Guaranis e Kaingangs na Refinaria Teatral


Refinaria Teatral apresenta a Mostra São Paulo de Cultura Indígena. Guaranis e Kaingangs

Palestras, exposições e oficinas gratuitas

Dia 9 de fevereiro, sábado, às 19hs, acontece a abertura da Mostra São Paulo de Cultura Indígena. Guaranis e Kaingangs na Refinaria Teatral, na Zona Norte de São Paulo. Três comunidades indígenas de São Paulo irão realizar palestras, exposições e oficinas gratuitas. As exposições apresentarão fotos, vestuários, adereços, artefatos e artesanias de cada etnia. A mostra acontece todos os sábados até 2 de março. Grátis!

Participam duas comunidades da etnia Guarani Mbya: uma de Parelheiros, da aldeia Tekoa Kaliperty, liderado por Jera Poty Mirim e outra do Jaraguá, da aldeia Tekoa Yvy Porã, liderado porThiago Henrique Vilar Martim. A etnia Kaingang é da aldeia Vanuire, do oeste paulista, liderado por Dirce Jorge.

A iniciativa é do grupo Refinaria Teatral com o objetivo de criar mais um canal de fortalecimento de difusão da rica cultura indígena dentro do universo da cultura dos não índios. “Queremos dar voz para as comunidades indígenas”, comenta Daniel Alves Brasil, diretor daRefinaria Teatral. Essa ação faz parte do projeto do coletivo denominado Teatro, uma pátria habitável, contemplado na 32° Edição da Lei municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

A mostra é também para o grupo Refinaria Teatral uma possibilidade contínua de vivência e intercâmbio com a cultura e tradições indígenas, aprofundando as investigações do coletivo sobre o corpo cênico do nativo brasileiro e sua maneira de fazer teatro, processo que o grupo teatral chama de Encontro com o teatro de Pyndorama.

O evento conta com a participação da ONG Opção Brasil, ONG que atua com as questões indígenas em grandes centros urbanos.


Programação:

Sábado dia 09/02 as 19h - Abertura da mostra com a Palestra de Marcos Aguiar da ONG Opção Brasil.

Sábado dia 16/02 às 14h – Exposição da cultura Kaingang

às 16h – Oficina de confecção de pulseira Kaingang

às 19h – Palestra sobre a cultura Kaingang

Sábado dia 23/02 às 14h – Exposição da cultura Guarani de Parelheiros

às 16h – Oficina de confecção de colar Guarani

às 19h – Palestra sobre a cultura Guarani de Parelheiros

Sábado dia 02/03 às 14h - Exposição da cultura Guarani do Jaraguá

às16h – Oficina de confecção de colar tradicional Guarani

às 19h – Palestra sobre a cultura Guarani do Jaraguá

Refinaria Teatral

O grupo Refinaria Teatral é um teatro de treinamento que pesquisa e desenvolve técnicas extraídas da arte marcial Karatê-do. Essa pesquisa prática gera um estilo particular de comunicação e efeito cênico que aprimoram a presença cênica do ator, amplificando e retendo a energia corpórea, gerando cenas, gerando ações e personagens arquétipos. A grande produção de energia corporal sobre controle do ator gera um magnetismo potente que traz o espectador para dentro da obra. Recursos de ação que saíram dessa pesquisa, como a ação fotográfica e o ator fragmentado, estimula o criativo, o reflexivo do espectador fazendo com que ele crie junto com a obra. Chamamos essa pesquisa, trabalho pilar do grupo Refinaria, de Teatro Marcial.

O grupo surge em meados de 2006, quando Ana Szcypula (Atriz e pesquisadora) e Daniel Alves Brasil (Ex-Sensei de Karatê, ator, dramaturgo e diretor teatral) se juntam em uma sala, motivados a estudar a obra “Espelho” de Daniel. Em poucas semanas o texto fica de lado e ambos começam a trabalhar exaustivamente sobre a estética do ator de teatro e sua presença de cena. Daniel e Ana, fundadores do grupo, convidam outros atores para participar dos exercícios que ali estavam sendo desenvolvidos. Pouco mais de dois anos, em outubro de 2008, aquele grupo de artistas se reúnem para batizar o coletivo, surge então o grupo Refinaria Teatral.

Durante esses anos o grupo criou 7 obras, participou de alguns fóruns nacionais e internacionais, organizou e realizou palestras, participou e organizou mostras teatrais, organizou oficinas de diferentes linguagens artísticas, realizou oficinas sobre seus trabalhos, parcerias com universidades nacionais e internacionais, parcerias com diferentes grupos nacionais e internacionais, já apresentou seus trabalhos na Argentina, México, Venezuela e Chile.

Em nossas obras discutimos as distintas temáticas na relação de opressor e oprimido, buscando quebrar paradigmas e situações de comodismos. Mas isso não fica só nas temáticas trabalhadas, também no trabalho de corpo do ator, nas diferentes encenação e efeitos cênicos.

O grupo Refinaria Teatral, busca com seus trabalhos, não uma situação de aplauso, embora isso também aconteça, mas, gerar um incômodo reflexivo no espectador em diferentes esferas.



Serviço:

Mostra São Paulo de Cultura Indígena. Guaranis e Kaingangs

Palestras, exposições e oficinas gratuitas

Projeto Teatro, uma pátria habitável

32° Edição da Lei municipal de Fomento ao Teatro

De 9 de fevereiro a 2 de março – sempre aos sábados

Local: Sede do Grupo Refinaria Teatral

Lotação do teatro: 30 lugares

R. João de Laet, 1507 - Vila Aurora – Zona Norte

Tel: 11 3624-9301

Ingressos gratuitos

Os ingressos serão gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência de cada ação.

Reservas pelo e-mail refinariateatral@gmail.com. Para validar a reserva é preciso chegar uma hora antes para retirar os ingressos, após esse período os ingressos serão distribuídos para o público presente.

Postar um comentário

0 Comentários