Header Ads Widget

Edital fomenta blocos de carnaval nas periferias de São Paulo



Foto: João Victor Santos



De 1 a 8 de fevereiro o Carnaval da Quebrada recebe inscrições online. A realização de trabalho de impacto social com a comunidade e a atuação e ao menos 02 eventos do tema nos anos anteriores são requisitos importantes para os interessados em participar.

Atenta ao crescimento dos blocos de carnaval nas periferias, puxados por artistas independentes, comunidades de samba e movimentos sociais, a Pipoca, uma plataforma de experiências culturais para pessoas e para a cidade, lança o edital Carnaval na Quebrada, com o objetivo de apoiar iniciativas que movimentam territórios e mobilizam moradores para usufruir de momentos de alegrias nas regiões mais afastadas do centro expandido. As inscrições são gratuitas e acontecem via site https://carnavalnaquebrada.sampa.br de 01 a 08 de fevereiro de 2019.

O projeto, que acontece por meio do Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SP), com patrocínio Nextel, possui duas linhas de fomento: o formato Patrocínio garante aporte financeiro individual de 15 mil reais para 03 (três) iniciativas; já Apoio selecionará 08 (oito) blocos para distribuir 5 mil reais para cada organização. O edital irá contemplar blocos de carnaval sediados nos distritos localizados nas periferias, regiões com uma grande diversidade cultural e que tem dificuldade para acessar recursos durante o carnaval.

“Nos últimos anos, as periferias apresentaram um significativo crescimento dos blocos de carnaval, não só em quantidade de iniciativas, más também na proporção de participação dos moradores. Isso é um fator cultural que precisa ser fomentado e nós estamos conectados com esse propósito,” afirma Rogério Oliveira, da Pipoca, justificando o direcionamento territorial do edital para as periferias.

Historicamente, os blocos de carnaval nas periferias estão enraizados em questões culturais e sociais, como religiões de matriz africana, ritmos afro-brasileiros, raça e gênero, e as tradicionais comunidades de samba, elementos que perpassam o cotidiano dos moradores, e que, buscam através dos blocos fazer a diferença em suas comunidades, contando, homenageando, incluindo e divulgando histórias que até então eram desconhecidas.

Em 2018, o tradicional carnaval de rua realizado na região central de São Paulo recebeu 9 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo SPTuris. Esses números mostram uma grande concentração de público, que equivale também ao destino de recursos financeiros público e privado, responsável por viabilizar o desenvolvimento deste cenário. “A democratização do acesso a recursos financeiros é um fator estrutural, o qual o edital Carnaval Na Quebrada pretende pautar, para reconhecer o legado cultural que os blocos das periferias vêm construindo ao longo da história. Esse é um dos fatores que motivaram a construção desse projeto”, explica Rogério.

A Pipoca faz parte da história recente do carnaval de rua em São Paulo. Desde 2015, ela contribui para a organização de importantes desfiles, como Monobloco e o Bicho Maluco Beleza, realizados em regiões centrais, como Sumaré e Ibirapuera. Juntamente com a tradição dos desfiles, a plataforma valoriza a formação de novos músicos e batuqueiros, bem como o lado profissional dos blocos de carnaval.

Bloco do Beco no Jardim São Luiz
Foto: João Victor Santos

“Nós queremos contribuir com a profissionalização do setor de carnaval de rua nas periferias de São Paulo, por isso, vamos além do aporte financeiro neste edital, para oferecer também uma formação profissional aos proponentes das iniciativas contempladas, onde eles terão acesso a três workshops sobre gestão e processos administrativos”, finaliza Rogério Oliveira.

Para participar do edital Carnaval Na Quebrada, acesse o site e conheça os detalhes de preenchimento da ficha de inscrição.

Serviço

Edital Carnaval da Quebrada

Data: 01 a 08 de fevereiro


Mais informações: quebrada@pipoca.com

Postar um comentário

0 Comentários