terça-feira, 29 de outubro de 2019

Papo de quebrada | Ganhar dinheiro, sim. O dinheiro tem que circular por mãos pretas.



Ganhar dinheiro, sim. O dinheiro tem que circular por mãos pretas. Culpa por ganhar dinheiro nunca fez muito sentido, jovem amigo. 
Para o bem e para o mal, o dinheiro é um propulsor. Ser bem remunerado e realizar seus projetos são sim metas importantes. 



Trecho do livro "Na minha pele" do Lázaro Ramos. 

Porque estou compartilhando este trecho com vocês? 
Por que nós do rap durante anos fomos condicionados a sentir culpa por ganhar dinheiro ou criticar a pessoa que ganha. Quero deixa claro que estou falando de progresso de favelado não de exploração burguesa. 
O rap brasileiro chegou numa condição ou patamar, de que se está ganhando grana, porém quem ganha esta grana não é preto e não é pobre e os profissionais por trás disto tudo também não. Uma cultura que era para o fortalecimento da favela, tem 2 faces atualmente: "RAP ONG" não remunera quem merece… aquele famoso fortalece a quebrada ou remunera os BOY, na hora que vai rolar grana chama o MC mais famoso. 
O que eu quero dizer com tudo isto? Pessoas de baixa renda são a maioria e este dinheiro não circula entre nós, saca? Aplicar isto ao rap não é tão difícil. Você consome marca de rap? Marca de quebrada? Compra cd de grupos independentes? Vai em show? Saca? 
Usando isto fora do contexto do rap, é tipo fortalecer o tio que vende no trem e busão, a tiazinha que vende bolo e café no ponto de ônibus, fazer o dinheiro girar entre nós. 

Isso é um discurso progressista sim, infelizmente vivemos num sistema capitalista e não temos culpa disto. Temos que ganhar dinheiro, criar os nossos próprios negócios, contratar gente da gente, tá ligado?. Temos que fazer o dinheiro girar entre nós. 
Eu não sou economista, mas até onde eu sei, existe uma quantia de dinheiro nas ruas e o que as empresas fazem? Tentam ganhar e acumular o máximo de dinheiro possível, já que o dinheiro é finito (O governo não costuma emitir notas em alto escala, pois aumenta a inflação e desvaloriza nossa moeda). Por tanto quando recebemos nosso dinheiro, temos que tentar ao máximo deixar entre os nossos, saca? Essa fatia do bolo tem que ficar e circular na favela! Não tenha medo de ganhar dinheiro, claro sem explorar ninguém, sem atrasar o lado de trabalhador, até porque "eles só querem ver um pretinho na febem".

Já dizia o Emicida: "não criei o capitalismo, nasci em meio ao abismo". Já que a revolução não deu certo no período da ditadura #SalveMariguella, eu acredito que para algo de imediato, temos que criar meios de ganhar dinheiro e fazer com que ele gire entre nós, "sem medo, sem culpa" como diz o Kl Jay na intro do som ”Papo De Milhão” do álbum Goodfellaz do 5 pra 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário