Header Ads Widget

Kanye West está espalhando o cristianismo dos evangélicos brancos em seu novo disco



O nome do meio do Kanye West, Omari, significa "Deus é o mais alto". Por isso, é justo que o produtor-designer-rapper se tenha encontrado a espalhar o evangelho. Enquanto em turnê pelo país promovendo seu novo álbum Jesus is King, West tem professado compromisso com sua fé no que parece ser tanto uma turnê promocional quanto de redenção. Este fim de semana, West vai aparecer na mega-igreja do pastor de prosperidade Joel Osteen, que foi pego em controvérsia por alegadamente esperar dias para abrir suas portas da igreja para as vítimas do furacão Harvey.

Ao longo das décadas da carreira de Kanye West, o artista multi-hifenizado tem sido muitas coisas. Talvez fosse inevitável que isso criasse algumas contradições. Recentemente, no Jimmy Kimmel Live, West deu uma palestra a um vencedor da loteria negra da Gucci sobre a importância de evitar bens de consumo de luxo - apesar de West ter comprado à sua filha mais velha uma tiara de 62.000 dólares quando ela tinha apenas um ano de idade.
Embora signifique tradições culturais e religiosas negras - seu álbum está repleto de amostras de grampos de igrejas negras como o Deus É Deus de James Cleveland - o Ocidente avança o evangelho dos evangélicos brancos. Embora ele tenha desafiado convenções em quase todos os aspectos de sua vida artística, Kanye West nasceu de novo como um conservador.

É fácil descer à análise sobre o gênio torturado de Kanye West. Mas talvez a maneira mais simples de entender a ideologia incoerente de Kanye é lembrar que ele é um homem rico agindo como um homem rico faz. Seus esforços, incluindo seu caminho para a salvação, são assim coloridos por sua estação na vida. Jesus é Rei é um testemunho, e um testemunho crível e sincero, sobre ter passado por profundezas emocionais e apoiado em um espírito superior para sair do outro lado. Tendo emergido relativamente intacto, o Ocidente abraçou os ensinamentos do liberalismo de mercado livre, não a teologia da libertação negra. Embora ele não possa pregar plenamente o evangelho da prosperidade, a sua marca de cristianismo - centrada na salvação pessoal e nos triunfos individuais, em vez da elevação comunitária - sugere que ele é pelo menos um paroquiano da prosperidade.

Em 2013, o rapper de Atlanta, Georgia lança uma coleção de roupas em que a bandeira dos Estados Confederados da América. Pra quem não sabe, esta bandeira esta ligada diretamente a 6 estados do sul (Alabama, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Louisiana e Mississipi) que apoiaram e eram contra o fim da escravidão. A organização supremacista branca Klu Klux Klan usa muito essa bandeira como seu simbolo supremacista.
Para ler mais sobre os Estados Confederados da América, clique aqui.

Como outros conservadores negros, o Ocidente minimiza o racismo sistêmico enquanto promove a sinalização virtuosa de bootstrap. Seu pai era um Pantera Negra e sua mãe uma participante em sit-ins de direitos civis, pois ele é propenso a contar aos entrevistadores. Mas, ele alega, eles olharam para o "passado" do racismo. Como Condoleezza Rice e Clarence Thomas referindo-se às suas raízes negras do sul, o Ocidente quer manter alguma legitimidade em uma comunidade que ele também quer divorciar. Ele é um produto do bom e velho trabalho árduo, ele acredita, e deu a liberdade de usar um chapéu Maga sem escrutínio. Esta não é a libertação defendida por Moisés ou Harriet ou Fred Hampton, mas a liberdade pessoal de Nimbys branco e dos defensores dos estados.


Visto dessa forma, começa a fazer sentido como Kanye podia afirmar de forma tão irreverente que "a escravatura era uma escolha". Esta retórica é típica do enquadramento conservador da saúde, habitação, educação e qualquer outro serviço social que eles afirmam que deve ser desimpedido pelo "grande governo". Essa linguagem é sedutora e, pelo menos em parte, explica como 14% dos negros que foram às urnas em 2016 votaram em Donald Trump. Se a direita americana não fosse tão tingida com a supremacia branca, provavelmente atrairia ainda mais. As demandas dos homens negros em uma sociedade patriarcal que espera sua liderança e extrai seus recursos podem fazer qualquer pregação de charlatão sobre prosperidade parecer um profeta.

A realidade da subjugação econômica negra também significa que as comunidades negras criaram suas próprias versões do paradigma de auto-ajuda, e isso possivelmente moldou a visão de mundo de Kanye. Os princípios da autodeterminação - "fazer por si próprio", e não confiar em esmolas de O Homem - prevalecem em todo o lado, desde a Nação do Islão, passando pelo Partido Pantera Negra para a Autodefesa, até à Nova Organização do Povo Afrikan. Mas, ao contrário da bastardização da autodeterminação da era Reagan, fazer por si mesmo também foi emparelhado com fazer um pelo outro.

É através desta auto-ajuda e da ajuda comunitária do movimento de poder negro que a teologia da libertação negra emergiu no meio-oeste, incluindo na própria cidade natal de Kanye West, Chicago. Ela fundamentou os ensinamentos de Jeremiah Wright, de Chicago, Albert Cleage, de Detroit, e James Cone, treinado pela Northwestern. Mas esses teólogos não eram milionários discutindo com a Forbes sobre a adição de um número adequado de zeros em seu patrimônio líquido. Apesar da coleção de tradições da igreja negra de que o Ocidente podia se valer, ele foi na direção oposta, associando-se com os Trumps e Osteens do mundo. Alinhar-se com o poder sobre as pessoas é meramente Kanye fazendo o que um homem rico faz.

Momento em que o rapper diz: I love this guy (Eu amo este cara)
Vídeo da matéria feito pelo "Bom dia Brasil" sobre esse encontro (assista aqui)

Ao fazer comentários que lembram o infame discurso do bolo de Bill Cosby, West desceu na corrente de divagações de consciência com um entrevistador da Fast Company no mês passado; ele criticou os negros por quererem sanduíches de frango Popeyes e votarem no Partido Democrata. Fiel às contradições da marca registrada de Kanye, ele dedicou uma faixa inteira sobre "Jesus é Rei" ao Chick-fil-A, o fabricante de sanduíches de frango frito de propriedade de cristãos homofóbicos e evangélicos.
Embora Jesus possa salvar Kanye West, o "capitalismo negro" não salvará o resto de nós, não importa quantas amostras de evangelho acompanhem o proselitismo auto-serviço.

Malaika Jabali é uma advogada de política pública, escritora e ativista já colaborou com o Essence, Jacobin, The Intercept, Glamour e outros. Esse artigo foi publicano no jornal The Guardian, no dia 15/11/2019 e foi traduzido por Henrique Oliveira.

Postar um comentário

0 Comentários