Se você veio aqui achando que eu vou falar que branco não pode fazer parte da cultura Hip Hop se enganou. Esse texto quero mostrar o porquê nós pretos afirmamos e reafirmamos que o HIP HOP é preto! 

Depois que o Eminem se tornou um rapper conceituado no mainstream estadunidense e mundial, vários brancos no Brasil vêm com o clichê que o Hip Hop não tem cor, que cultura não tem cor e blah, blah, blah. 

Se você estudar a fundo a história do Hip Hop e a efervescência cultural de Nova York, claro que vai encontrar contribuições de não-pretos na cultura dos elementos do Hip Hop. Isso é algo obvio. 


Temos o grafiteiro Taki 183, que foi um greco-americano, que trabalhou durante 10 anos como carteiro em Nova York e espalhou sua TAG por todos os cantos da cidade americana. Sua fama era tão grande que em 21 de julho de 1971 o famoso Jornal “The New York Times” publicou um artigo seu. Na manchete aparecia: “Taki 183″ Spawns Pals Pen.” 

MAS TEM UM DETALHE BEM IMPORTANTE: Antes do Taki, Cornbread e Cool Earl (pretos) já eram destaque na Philadelphia e o Julio 204 (Porto Riquenho) em Nova York também era destaque. 


Cornbread nasceu em 1953, é um grafiteiro da Filadélfia, criado em Brewertown, norte da Filadélfia. No fim da década de 60, ele e um grupo de amigos começaram a fazer grafites na Filadélfia, escrevendo seus apelidos nas paredes da cidade. O movimento se espalhou para a cidade de Nova York e floresceu no movimento moderno do graffiti, que atingiu seu auge nos EUA no fim da década de 70 e no início da 1980. 


A desculpa que usam no caso do Julio 204 não ter tido destaque, é que ele nunca saiu do seu bairro. Mas a verdade é que ele era membro da Savage Skulls, e suas TAGS tinham haver com sua gangue. Julio grafitava antes do TAKI. Taki era um cara branco “vandalizando” as ruas de Nova York e foi reconhecido como artista e porque o Julio não teve este mesmo reconhecimento pela mídia? 


É bem importante dizer que porto-riquenhos, dominicanos e cubanos que foram morar no EUA, eram em sua maioria miscigenados, portanto segundo a cultura de segregação racista estadunidense são pessoas não-brancas. Todos os povos que não era caucasianos, viviam nos guetos. Por tanto, afro-americanos e latinos miscigenados viviam nos mesmos espaços. 

Voltando... 


Crazy Leds num show no Soulsonic Force em 1982

Temos o famoso B-boy porto riquenho/estadunidense Crazy Legs, nascido no Bronx. Legs foi destaque nas primeiras histórias do Breaking que apareceram na imprensa popular, e como presidente da Rock Steady Crew. Seu status de pioneiro sempre refletiu em aparições em filmes e documentários. Crazy Legs é o mais conhecido e bem-sucedido comercialmente que os poucos membros originais remanescentes da Rock Steady Crew, no qual é o atual presidente. 

Eu poderia citar mais exemplos aqui, mas vamos a questão do porque a essência do Hip Hop é preta. 

Como dito acima, afro-americanos e latinos em Nova York dividiam os mesmos espaços e dividiram seus conhecimentos culturais entre si. 

Eu respeito muitas pessoas que eu conheço e que estudam muito sobre a história do Hip Hop, mas a história pode ser vista por diversos ângulos. Afinal, não é assim a tática do colonizador? contar a história segundo a sua versão, certo? Porque nunca deixam o povo preto contar sua própria história? 


Série de fotos impressionante mostra a Nova York dos anos 70 e 80

Período de Violência em Nova York 

As gangues iam aumentando de acordo com o aumento da violência em Nova York, nos anos 60 e 70 o Bronx era um bairro horrível sem nenhuma intervenção do estado a não ser representado pela força bruta policial. 

O bairro ficou violento e com a especulação imobiliária, obras que nunca foram feitas, afundou prédios e comércios da região e os deixou em ruínas. 

Como havia mais de 100 gangues na cidade de Nova York a violência estava gigante, pois o sistema destas gangues era territorial, cada gangue tinha seu território, suas regras, mas a regra que ambas tinham em comum era não pisar em território "inimigo" usando o "fardamento" de sua gangue. 

Eu sempre vou bater nesta tecla que o HIP HOP teve seu start porque Joseph MPA, membro do Black Panther Party sentou para conversar com o Yellow Benjy, lider da gangue Ghetto Brothers, tentando brecar as guerras entre as gangues dizendo que o inimigo não eram os membros de gangues rivais, mas o estado. 

Joseph foi ao Bronx na sede dos Ghetto Brothers e falou com Benjy sobre: educação, saúde, o porquê daquela situação social caótica mostrando que a saída era a união das gangues pois o inimigo era o estado. Joseph plantou a semente da pacificação. 
Após este encontro o Benjy decidiu que os Ghetto Brothers tivesse um conselheiro de paz. 

O escolhido foi um membro chamado "Black Benjy", que era conhecido e amado por todos por ser calmo. 

Num determinado dia numa "reunião" entre as gangues do Bronx, Black Benjy chega com um discurso pacificador, porém não colou e espancaram ele até ele ficar desacordado e morrer no hospital. 

Era pra ter desencadeado uma guerra civil, os Guettos Brothers estavam dispostos a vingar a morte do Black Benjy, membros de outras gangues que também amavam o Black Benjy estavam dispostos a achar os assassinos. Mas a semente que o Joseph plantou surtiu efeito. Yellow decidi não se vingar, mas reunir as gangues para assinar um tratado de paz ou um código de conduta das ruas. 

Saiba mais sobre em: 

Como uma gangue Porto-Riquenha (Ghetto Brothers), um membro dos Black Panthers e a morte de um jovem líder negro foram a faísca na criação do Hip Hop ???


Se não fosse a influência do Joseph e a morte de um jovem preto, provavelmente o Hip Hop nem existisse! Precisou de sangue preto jorrar para a criação da nossa cultura! 

É muito fácil vir com discurso que brancos contribuíram pra cultura quando pretos dizem com orgulho que o Hip Hop é preto! 

Quem criou o estereotipo e o rótulo de coisa de preto foi a sociedade branca, portanto sempre que um preto diz que o Hip Hop é preto ele não está só se referindo a origem de tudo, mas é uma questão de afirmação e orgulho! É de preto mesmo, e daí? foda-se seu preconceito! sempre foi assim! Mas agora é legal fazer parte do Hip Hop e todos querem uma fatia da cultura e dizer que também contribuíram, tá ligado? 

Muito sangue preto foi derramado para que brancos possam fazer seu rap, grafitar, dançar e por aí vai. 

“Ceis” quer uma fatia do bolo? Come fala que tá bom e diz quem fez a porra do bolo! Não vem com papo que a forma do bolo foi criação de branco, portanto vocês têm participação. 

Quem deu o nome HIP HOP? Em quais dias são comemorados o dia mundial do Hip Hop? 


Inclusive saiba mais sobre as duas datas: 

Dia mundial do Hip Hop | Porque existe duas datas comemorativas?

“Ah, mas quando você diz que o Hip Hop é preto você está deixando creditar influências não-pretas" 

Vamos SUPOR que estejamos apagando a contribuição de branco na cultura, certo? 

Não é nem o raspo do tacho do tanto de coisas que nos foi roubado! 

Eu não vejo ninguém falar da contribuição kemetica (egípcia) na cultura e filosofia grega, tá ligado? 

Os gregos estudaram em Kemet (Egito), sugaram tudo que tinham de sugar e ensinaram na Grécia como se fosse pensamentos deles. Pronto eis que formou o pensamento que é o “berço da civilização moderna". Ai você liga num canal de história bem famoso ai, ele fica com papo que Kemet era a civilização mais desenvolvida porque alienígenas ajudaram eles..hahahah Se foder pra lá, tio! 

Isso vale pra um monte de coisa! Apropriação tá no DNA caucasiano! 

Lembrando que a contribuição de pessoas não-pretas é em elementos da cultura Hip Hop, como na dança que dizem que tem passos russos, por exemplo. Há contribuições asiáticas também, isso não é negado em nenhum momento. Mas boa parte dos movimentos de dança vem de coisas que pretos e latinos praticavam nos guetos. E tirando a contribuição asiática que é algo presencial porque muitos guetos há asiáticos morando, a dança russa foi algo visto na tv e tal. Então eu não vejo como contribuição, mas uma influência ou “apropriação”. 

O samba não deixa de ser preto por ter instrumentos europeus sendo tocados em suas rodas, o Jazz não deixa de ser preto por ter um piano e por aí vai. 

Se há um apagamento dos brancos na cultura Hip Hop é uma pequena reparação histórica!

Este texto contém referências destas fonte: Wikipedia e Besidecolors

1 Comentários

  1. DO Carajoooo a matéria... NP sempre cirurgicamente informativo! VIDA LONGA MEUS MANES!

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