Header Ads Widget

Welcome 2 Detroit | Strip Club Chocolate City inspirou J Dilla em seu processo criativo



Texto escrito por ELIJAH C. WATSON para Okayplayer

Como o relacionamento de J Dilla com a Strip Club Chocolate City inspirou seu processo criativo 

Quem conhecia J Dilla entende melhor seu amor por clubes de strip-tease, especialmente o agora fechado Chocolate City de Detroit, informava seu amor por fazer música. 

Em "One", a outra faixa do álbum de estreia de J Dilla, Welcome 2 Detroit, o falecido produtor e rapper lendário cita várias pessoas importantes para sua carreira, de Dave Chappelle a Erykah Badu e * NSYNC. (Há rumores de que a popular boy band dos anos 90 queria trabalhar com Dilla, mas ele recusou.) No entanto, há um nome específico mencionado que não se refere a uma pessoa, mas a um lugar. Um clube de strip, para ser exato - Chocolate City. 

Chocolate City, que eventualmente mudaria seu nome para Erotic City, teve seu fechamento em 2016 depois que sua licença foi revogada por inúmeras violações, incluindo negócios com drogas, exposição indecente e reclamações de ruído. O clube abriu novamente no ano seguinte e permaneceu aberto até meados de 2018, quando o negócio pegou fogo, de acordo com sua página no Facebook. (A página estava operacional até meados de 2019, quando começou a promover um novo negócio chamado The Horse Detroit.) 

Apesar de seus problemas, Chocolate City teve um relacionamento interessante com a cena do rap de Detroit. Antes de ser apontado como o próximo artista inovador da cidade, Sada Baby frequentou o clube, apresentando-se várias vezes ao longo de 2017. Para Dilla, Chocolate City é onde ele encontrou inspiração. É o lugar para onde ele ia antes de criar uma batida, bem como para onde voltou depois que o trabalho foi concluído. Para onde ele levou seus amigos e colegas de música - Common, Dwele, Frank N Dank, Karriem Riggins, Phat Kat, Slum Village - Chocolate City era tão especial para Dilla quanto seu estúdio improvisado no porão: um lembrete de que ele adorava ir a clubes de strip-tease tanto quanto gostava de garimpar caixas e cortar e samplear os sons de Ahmad Jamal Stan Getz atrás de um MPC. 

Welcome 2 Detroit é a primeira e única vez que Dilla fez referência ao Chocolate City em sua música. Mas, considerando como o álbum é uma ode ao local de nascimento, é compreensível que ele não o tenha mencionado antes ou depois do lançamento. Detroit é um microcosmo da cidade do Centro-Oeste, capturando a atmosfera do lado leste da cidade e o bairro de Conant Gardens em que Dilla cresceu. O apoio bêbado e comovente que definiu as batidas de Dilla é encontrado em todo Detroit, especialmente quando ele faz acenos sutis à história musical da cidade (a influência techno de Detroit em "B.B.E.", por exemplo). As inúmeras participações de alguns dos melhores MCs da cidade na época - Beej, Big Tone, Elzhi, Frank N Dank, Phat Kat - e interlúdios, variando de um jogo de dados que termina em tiros a um par de amigos ouvindo Leo Sayer " Você me faz sentir como dançar ”, quando eles chegam ao clube, adicionados à experiência imersiva do álbum, oferecendo aos ouvintes um gostinho de Detroit de uma maneira que somente Jay Dee poderia fazer. 


Chocolate City desempenhou um papel importante na produção de Welcome 2 Detroit - mesmo na capa do álbum que, de acordo com Dank (de Frank N Dank) em uma entrevista de 2017, deveria capturar a “energia de ir ao clube de strip-tease toda noite."
“Dilla gostava de ir ao clube de strip sete dias por semana. Sério, não é brincadeira. Fizemos o álbum Welcome 2 Detroit lá, explicou Dank em uma entrevista diferente. “Depois que saímos de lá e nos divertíamos, íamos direto para o estúdio. Ele ligava imediatamente os fones de ouvido e perguntava 'Yo Frank, Dank, você tem alguma merda?' Então ele tirava os fones de ouvido e clica no botão de sub para ligar a música. Nós ficávamos como “loucos” e saiamos de manhã.” 

Detroit é o lar de mais de 30 clubes de strip-tease, e pelo menos nove deles estão localizados na 8 Mile Road ( a mesma 8 Mile em que o Eminem recebeu o título de seu de bilheteria por seu filme, 8 Mile). Assim como Dilla, havia artistas locais que o precederam e que também se inspiraram na cultura de clubes de strip da cidade, criando músicas que então se encontravam nos mesmos clubes. 



Ghettotech - o gênero de música eletrônica que misturou o techno de Detroit com o baixo de Miami e o electro - serviu como trilha sonora para algumas das discotecas da cidade entre meados dos anos 90 e início dos anos 00, DJs de clubes de strip como DJ Flex, DJ Hardbody, e o DJ Mark G ajudou a quebrar recordes como "Ass N Titties", do DJ Assault. 

Gavin Mueller, Assault explicou como os DJs de strip club levaram sua música a ser tocada por DJs de rádio: 

A maioria dos DJs de rádio me disse no começo que não tocaria meus discos. Mas no final eles acabaram tendo que tocar os discos porque nas ruas: [o que] tocavam em todos os clubes, cabarés, clubes de striptease eram os meus discos. 

Semelhante à maneira como os artistas ghettotech encontraram inspiração nos clubes de strip de Detroit, Dilla e seus amigos também. O T3 do Slum Village lembrou como Dilla e outros frequentavam os muitos clubes de strip que o Eight Mile oferecia antes da inauguração do Chocolate City em seu bairro, no início dos anos 2000. 


Embora T3 se refira a si mesmo e a seus colegas como forasteiros, eles foram encarados como “caras da música” não apenas pelos proprietários e clientes de Chocolate City, mas também pelo bairro. Seu amor por Chocolate City serviu como testemunho de sua dualidade: artistas com alma que também reconheceram e adotaram a cultura de rua de Detroit. 
"Quando você pensa em Dilla, pensa em Slum [Village], são os caras urbanos que têm alma", disse T3. "Portanto, ainda fazemos parte da nossa cultura de rua, embora não tenhamos feito muitas coisas que muita gente fez. Mas ainda crescemos nos mesmos bairros [lidando com] as mesmas condições.” 
Slum Village representava isso em suas letras. Eles queriam o que seus manos tivessem: dinheiro, mulheres, carros, roupas, casas e jóias. Isso, em conjunto com a produção de Dilla, resultou em um emparelhamento fascinante. Mas o grupo se viu tipificado como uma extensão do hip-hop feito por A Tribe Called Quest e o movimento Native Tongues ao lançar seu álbum de estreia, Fantastic, vol. 1, em 1997. Até o Q-Tip saudou o grupo como sucessores do A Tribe na época, algo que Dilla estava descontente. 

“Foi meio foda [conseguir esse rotulo] porque as pessoas automaticamente nos colocaram nessa categoria [Tribe]. Essa era realmente uma categoria em que não queríamos estar”, disse Dilla à XXL em uma entrevista em 2004. "Eu pensei que a música saiu assim, mas não percebemos essa merda então. Quero dizer, você tem que ouvir a merda da letra. Niggas estava falando sobre tirar a cabeça das putas. Era como um negro de línguas nativas nunca diria essa merda". 

Na mesma entrevista, Dilla especulou que foi sua produção que levou Slum Village a se confundir com seus contemporâneos da costa leste, suas batidas suaves e pesadas com batidas exageradas e fora de lugar, ao lado de artistas como A Tribe em “Bonita Applebum” ou "Breakadawn" do De La Soul. 

Ainda assim, não há como negar o papel central do Q-Tip na carreira de Dilla, o primeiro apresentando nomes como Common, D´Angelo e The Pharcyde às batidas do produtor. Mas as batidas não revelaram quem era Dilla e, quando os colaboradores viajaram para Detroit para trabalhar com ele, o produtor garantiu que eles o entendessem melhor imergindo-os em seu mundo. Uma parte dessa experiência foi Chocolate City. 


Common referenciou suas experiências no clube de strip-tease com Dilla em algumas músicas, mais recentemente em "Rewind That" de seu álbum de 2014 Nobody's Smiling: "Prepare uma bebida quente, depois vá para o strip club / Então fizemos 'The Light' e os tempos ficaram mais brilhantes. “The Light” foi o segundo single de Like Water for Chocolate, do Common, e foi nomeado na categoria Melhor Performance de Rap Solo no Grammy Awards de 2001. 

Dois anos antes de "Rewind That", Common referenciou especificamente Chocolate City em "Story by Common", de Big Sean. A faixa, que apareceu na mixtape de Detroit, em Sean, é um interlúdio em que o rapper de Chicago relembrou os momentos em que saiu com Dilla na cidade natal dele. Nele, ele ofereceu uma divertida história sobre se juntar a Dilla e Frank Nitt no Chocolate City: "Fui ao clube e o homem tinha boas asas de galinha - homem algumas garotas boas e grossas, e estava certo". 

"Às vezes isso fazia parte do nosso processo", disse Common sobre as excursões aos clubes de strip-tease de Dilla em uma entrevista à 247HH. "Você precisa deixar Jay Dee fazer o que ele faz, e ele voltará e preparará alguns dos melhores dos melhores". 
Robert Glasper também falou sobre como os clubes de striptease faziam parte do processo criativo de Dilla. 

"[Dilla] é a primeira pessoa com quem Bilal trabalhou quando ele assinou contrato em 99, e Bilal me trouxe para Detroit", disse Glasper durante uma aparição no Hot 97, onde se lembrou de assistir Dilla fazer a batida para o Bilal. Lembro me - Fomos comer, fomos a um clube de strip-tease, voltamos ao porão de Dilla por volta das três ou quatro da manhã e ele fez essa batida bem diante dos nossos olhos. 

Para a maioria, Dilla é lembrado como um pioneiro em fazer batidas. Ele definiu e redefiniu uma era do rap e da soul music através de suas seleções de amostras não convencionais e experiências com o MPC, criando um som e uma estética que continuam a influenciar os produtores. Mas aqueles que o conheciam melhor e foram capazes de trabalhar com ele antes de sua morte, entenderam como seu amor por clubes de strip-tease - especialmente Chocolate City - informava seu amor por fazer música. 
"Por acaso, Dilla era um cara de alma, mas ele ainda tinha suas raízes em Detroit, que eram conhecidas por merdas de cafetões e serem chamativas", disse T3 antes de imitar de brincadeira seu falecido amigo: "Tipo, é por isso que sou tão descolado. Estou no bar de peitos, é por isso. Não estou apenas procurando por seda o dia todo.”
Fonte: Okayplayer 

Postar um comentário

0 Comentários