Header Ads Widget

MC Soffia e Djonga foram os primeiros brasileiros indicados pelo canal BET em suas premiações

 


Ontem foi um dia movimentado para o Rap Nacional Bivolt, Rapadura e Emicida indicados ao Grammy Latino e o rapper mineiro indicado ao BET Hip Hop Awards 2020. As manchetes de diversos jornais eletrônicos eram: “Djonga é o primeiro brasileiro indicado ao BET Hip Hop Awards”, porém muita gente (inclusive eu) ficou na duvida e a Soffia em 2018? A MTV que pertence ao grupo VIACOM, mesmo grupo dono do Canal BET explicou que são premiações diferentes. Mas ainda tem muita gente com essa duvida e problematizando nas redes sociais que a MC Soffia é a primeira. Com isso viemos aqui mostrar que ambos foram os primeiros já que são premiações diferentes. 


HISTÓRIA DA BLACK ENTERTAINMENT TELEVISION – BET 

A rede foi lançada em 1 de julho de 1983, por seu fundador, Robert L. Johnso. Inicialmente o BET era um bloco de duas horas (lançado em 25 de janeiro de 1980) transmitindo durante a semana na programação do canal Madison Square Garden Sports Network. O bloco consistia em videoclipes de artistas afro-americanos e reprises de séries populares. Somente em 1983, o BET se tornou um canal independente com 24 horas de programação própria.


Em 1991, a rede se tornou a primeira empresa de comunicação controlada por um afro-americano a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York. Em 2001, a rede perdeu esse status quando foi comprada pelo conglomerado de mídia Viacom por $3 bilhões de dólares. Em 2005, Johnson se aposentou, transferindo seus títulos de presidente e diretor executivo para a ex-vice-presidente do BET, Debra L. Lee.


Black Entertainment Television (BET) é uma emissora de televisão por assinatura que pertence a BET Networks divisão da Viacom. Com base em Washington, D.C., o canal possui uma grade especialmente voltada ao público afro-americano dos Estados Unidos. A BET atualmente é visto por mais de 90 milhões de lares em todo o mundo, sendo um dos canais mais proeminente para jovens e a principal fornecedora de conteúdo afro-americano para o mercado, baseado em sua programação cultural.

KATT WILLIAMS, PRIMEIRO APRESENTADOR DO BET HIP HOP AWARDS

BET AWARDS x BET HIP HOP AWARDS


Em 2018, a MC Soffia tinha 14 anos e concorreu ao BET Awards na categoria “Artista Nova Internacional”, uma espécie de categoria de revelação. Na ocasião, a Soffia concorreu com 9 artistas de diversos países como: Franças, Korea, Reino Unido, Gana, África do Sul e outros. Essa categoria ganhava a artista mais popular e os fãs dos artistas que iam decidir e tal. 

Essa premiação ocorre sempre no mês de julho e foi criada e 2001 pela BET para premiar artistas afro-americanos da música, atores, esportistas e outras áreas do entretenimento.  Não é uma premiação exclusiva de Rap ou Hip Hop. 


Agora em 2020, o rapper mineiro Djonga concorre ao BET Hip Hop Awards na categoria “Melhor Artista Internacional”. 

BET Hip Hop Awards, é uma premiação estadunidense anual realizada pelo mesmo canal, claro e voltada para rappers, produtores e diretores de videoclipes de rap. A primeira cerimônia foi realizada em 2006, 5 anos depois do primeiro BET AWARDS. A primeira edição ocorreu no Fox Theatre em Atlanta, Geórgia, foi ao ar pela primeira vez em 15 de novembro, sendo apresentada pelo comediante Katt WilliamsKendrick Lamar é o maior vencedor com 20 troféus, Drake é o segundo com 19 e o Jay-z o terceiro com 17.


CONCLUSÃO


A MC Soffia é a primeira brasileira a ser indicada ao BET Awards e o Djonga o primeiro brasileiro indicado ao BET Hip Hop Awards. Em em 2018 vários sites divulgaram o feito da Soffia (inclusive nós), mas o publico em geral do rap não deu muita atenção, por talvez ela na época não ter a projeção que ela tem hoje ou porque o rapper mineiro querendo ou não tem uma projeção e engajamento maior que o dela. 


Mas a MTV por pertencer ao mesmo grupo (VIACOM) que a BET pertence poderia no mínimo mencionar que a MC Soffia tinha sido indicada ao BET AWARDS em 2018, sendo assim a primeira brasileira indicada a uma premiação de seu canal parceiro. Mas em fim, viemos aqui mostrar que ambos têm seu valor e devem ser valorizados por seus feitos.

____________________________________________


Todo esse conteúdo foi baseado em informações do site Wikipedia 12 e 3

Postar um comentário

0 Comentários