Header Ads Widget

Ao mestre com carinho: 10 vezes em que o rap sampleou Cassiano

Muitos igualam a genialidade do Cassiano a do Tim Maia, mas com menos holofote. Nós do NP não éramos nascidos no auge da carreira do cantor, já que próximo dos anos 90 o cantor teve que retirar um de seus pulmões e praticamente foi obrigado a se aposentar. Apesar de que no seu começo de carreira no “Bossa Trio/Os Diagonais”, formado por seu irmão e Hyldon também, o trio fazia um som tipo baladinha da Jovem Guarda, quando Cassiano conhece Tim Maia, e o rei em seu primeiro disco grava “Primavera” e “Eu amo Você”, duas de suas composições mais famosas que muita gente não sabe que é sua, Cassiano alcance seu devido respeito. Desde então o cantor se estabelece como um dos grandes cantores, compositores e percursores da Soul Music brasileira. 

Ao lado de Tim Maia, Hyldon, Gerson King Combo e mais alguns, o cantor se torna um dos pilares da música negra brasileira, percursor e difusor do Funk Soul estadunidense no Brasil. Já é sabido que o cantor veio a falecer na última sexta-feira (07/05), e a fita é: morre o homem, mas nunca sua obra, certo?

Apesar de conhecer as musicas do Cassiano desde criança por conta de novelas, televisão, rádio e festas familiares, eu só tivesse conhecimento sobre quem foi Cassiano por conta do rap. O sample é a arte de pegar uma música ou trecho e transformar em outra, e nesse processo acaba fazendo com que nós conheçamos vários artistas foda que em muitas vezes não tivemos o prazer de conhecer em seu auge. Cassiano é esse exemplo.

Sample pra mim é ancestralidade, é você reverenciar/homenagear alguém que veio antes de você, e a partir daí, você cria outra música dando continuidade ao legado de alguém que em muitas vezes não está mais em evidência. 

Abaixo vocês vão conferir 10 vezes em que o Cassiano foi homenageado/reverenciado/sampleado no rap. Bora lá!

MELISSA

"Melissa" foi feita em homenagem a sua filha que havia nascido dois anos antes do lançamento do álbum “Apresentamos Nosso Cassiano” de 1973.

 


SAMPLE

Com produção do Beni, o som “Menina” do trio carioca Start traz a participação do Pai Lua e tem registro no Youtube de 9 anos atrás, mas oficialmente o som está na “Coletânea Start” lançado neste ano no Spotify.

 


A LUA E EU

Regravada por incontáveis artistas brasileiros, “A lua e Eu” está no álbum mais popular do artista, “Cuban Soul”, de 1976.

 

SAMPLES

“Atrás Das Grades De Sangue” está no álbum “Dos Barracos de Madeirite aos Palácios de Platina” de 2007

 

Produzida pelo Alchemist, “Bigger u are the Harder you Fall” está no álbum “360 Waves” do Durag Dynasty (Planet Asia, Tristate & Killer Ben).

 


UMA LAGRIMA 

Esse som do Cassiano está no álbum “Imagem e Som” de 1971

 

SAMPLES

“Jungfernfahrt” é a terceira faixa do álbum “Paradiesvogel” instrumental do produtor alemão Harry Hawaii lançado em 2018.

 


CASTIÇAL

Confesso que é um dos meus sons favoritos do Cassiano!

“Castiçal” faz parte do álbum “Apresentamos Nosso Cassiano” de 1973 e conta com produção musical de Milton Mirando.

 

SAMPLES

Produzida por Buster Wolf e Ryan Charvers, “The Lotus” está no EP Zodiac do rapper da Florida, Fuzzzy Nickels lançado em 2016.

Produzida pelo DJ Cia e KL Jay, “Eu te Proponho” é a decima quinta faixa do álbum “Cores e Valores” do Racionais Mc's, de 2014.

Produzida por The Young Starz, “Real Rap” está no álbum “Kingish”, do rapper sulista Yo Gotti com participação do nova-iorquino Jadakiss.

 

Pra quem não sabia, sim! André Ramiro é MC e dos bons!

“Ilha da Fantasia” está no álbum “Crônicas de um Rimador” lançado em 2015.

 


ONDA

Ou dizer que é a música do Cassiano que o público do rap mais conhece, “Onda” está no álbum mais popular do artista, “Cuban Soul”, de 1976.

Tenho certeza aqui assim que você clicar pra ouvir o som vai pensar: “Hey, hey, hey Nego Você está na sintonia da sua Rádio Êxodos Eu, DJ Nel comandando o melhor da Black Music São 23 minutos de um novo dia”

 

Produzida por Zé Gonzales e Daniel Ganjaman, “Da Ponte Pra Cá” faz parte do álbum “Nada como um dia após o outro dia”, do Racionais MC's de 2002.

 

“Link UP” está no compilado “Yes Lawd!”, do trio Anderson .Paak, Knxwledge e Nxworries, de 2016.


DESCANSE EM PODER, CASSIANO

Postar um comentário

0 Comentários