Header Ads Widget

Festival reúne Tássia Reis, Thiago Elniño e outros artistas em São Paulo

Foto: Lucas Silvestre

Realizado pelos coletivos residentes do Espaço Cultural CITA, o Circuito de Integração de Todas as Artes acontece anualmente, desde 2015, e tem como objetivo promover o encontro entre diversas manifestações artísticas produzidas em equipamentos culturais independentes nas regiões paulistas. 

Dessa vez, a edição nasce inspirada no verbo “entralhar”, utilizado por pescadores para se referir ao trabalho de tecer as redes de pesca, fazer remendos ou fortalecer a costura da mesma. Aqui, o termo é utilizado para se referir a rede de cultura que acontece na região sudoeste de São Paulo.

"Estou no Espaço Cultural Cita desde sua fundação e quando olho para o importante trabalho realizado, desde o início até hoje, eu o reconheço como um local onde os artistas seguem dialogando com o entorno, realizando troca e fortalecimento mútuo. Foi a partir deste olhar que idealizei o "Entralhe Cultural", pedindo licença à cultura da pesca para usar este termo em nossa rede cultural urbana e periférica", relata a artista, produtora e idealizadora Paloma Xavier.

Partindo desse tema, gastronomia indígena, rodas de conversa, performances de teatro, dança, artes visuais e música se encontram na Praça do Campo Limpo, Espaço Cultural CITA, Casa de Cultura Campo Limpo e SESC Campo Limpo de 15 a 24 de julho.

Para abrir caminhos, o Festival traz uma intervenção de grafite "Tecendo Afeto nos Muros". A performance será conduzida por cinco importantes nomes da cena: Nenê Surreal, Carolina Itza, Italo Raphael, Karine Guerra e o artista plástico Uberê Guelé. No mesmo dia se inicia a exposição "Máscaras e Caretas para Espantar a Morte", do ator, diretor e bonequeiro Cleydson Catarina.

Na sequência, shows de Salgadinho, Cayarí, Thiago El Niño, Cólera, Coral Amba Vera, Time Bomb Girls, Dêssa Souza e Tássia Reis.  

Embalando as rodas de conversa, grandes pensadores da cultura negra e indígena como Salloma Salomão e Casé Angatu. 

Representando a cultura tradicional, um belo cortejo do Maracatu Nação Kambinda (Teatro Popular Solano Trindade). Artistas PCD's (Pessoas com Deficiência) também irão compor as atrações. Entre eles, o poeta Edinho Santos, Mona Rikumbi e o Coletivo Grão Arte e Cidadania com o espetáculo Rouxinol e a Rosa.

“O objetivo é fazer um festival de qualidade, com estrutura e organização para uma região vulnerável, mas que pulsa arte e cultura. Um festival que conta com grandes nomes da cultura nacional, valoriza seus artistas locais e que não cobra um centavo ou favor do público. Um festival feito na coletividade dos seus residentes e produtores envolvidos diariamente na construção de uma ocupação cultural na zona sul de São Paulo", finaliza o produtor cultural, programador, autor e músico Junior Matos.

O 5º CIRCUITO CITA é uma realização do Espaço Cultural Cita através do Edital Proac Nº 34/2021 – Mostras / Festivais / Eventos Culturais e Criativos. A curadoria é assinada pelos próprios coletivos residentes do equipamento cultural em parceria com a curadora convidada Vanessa Rosa  


SERVIÇO

   

15/07, a partir das 19h

Local: Espaço Cultural CITA

Exposição: Máscaras e Caretas para Espantar a Morte, de Cleydson Catarina

Linguagem: Artes Visuais

LIVRE

16/07, a partir das 18h45

Local: Praça do Campo Limpo

Show: Cayarí e Thiago Elniño

Linguagem: Música

LIVRE

17/07, às 16h

Local: Praça do Campo Limpo

Cortejo: Maracatu Nação Kambinda

Linguagem: Cultura Tradicional

LIVRE

18/07, às 14h 

Local: Espaço Cultural CITA

Contação de histórias: Princesas Negras Existem - Grupo Teatral Negro Sim

LIVRE

19/07, às 17h

Local: Praça do Campo Limpo

Roda de Conversa:  A Formação de São Paulo: Periferias Afro-Indígenas com Salloma Salomão e Casé Angatu

LIVRE

20/07, às 20h

Local: Espaço Cultural CITA

Espetáculo: O Rouxinol e a Rosa (Coletivo Grão Arte e Cidadania)

Linguagem: Teatro 

LIVRE e com intérprete em libras

21/07, às 19h

Local: Espaço Cultural CITA

Sarau: Sarau ReCITA com a presença de Edinho Santos (poeta), Grupo Ganzarandá (Roda de Coco), Cia Novo Corpo (dança), Thata Alves (poeta), Pow Literarua (poeta), Nicoly Soares (poeta e mestra de cerimônia) 

Linguagem: Literatura

LIVRE e com intérprete em libras

22/07, às 19h

Local: SESC Campo Limpo

Espetáculo: Auto do Negrinho, do grupo Teatro Terreiro Encantado + bate-papo “O fazer teatral no extremo sul de São Paulo”  

Linguagem: Teatro

LIVRE

 

23/07, às 15h 

Local:  Praça do Campo Limpo

Show: Salgadinho

Linguagem: Música

LIVRE

 

24/07 a partir das 13h

Local: Praça de Cultural Campo Limpo

Show: Coral Amba Vera, Time Bomb Girls, Cólera, Dessa Souza e Tássia Reis

Linguagem: Música

LIVRE

Saiba mais: www.espacocita.com/circuitocita

Postar um comentário

0 Comentários