Header Ads Widget

Sampa The Great anuncia novo álbum As Above, So Below e lança single

A poetista e rapper Sampa The Great, nascida na Zâmbia e crescida em Botsuana, anuncia seu segundo álbum completo, As Above, So Below, para o mundo inteiro no dia 9 de setembro pela Loma Vista Recordings. Acompanhando as notícias, está o lançamento do novo single e vídeo de Sampa, "Never Forget", com as participações de Chef 187, Tio Nason e Mwanjé, já disponível para escutar e assistir.

Após voltar para casa na Zâmbia durante a pandemia, Sampa reconectou-se com um lado diferente de si mesma, um lado que expressa mais puramente a nutrição e a influência que recebeu de sua criação na Zâmbia e representa um retorno à sua arte mais jovem. Desde as colaborações com os criativos sul-africanos Rochelle Nembhard e Imraan Christian, até o tempo gasto em gravações com uma rede de amigos e familiares próximos, Sampa desbloqueia uma era de autenticidade, e estreia uma Sampa recém revitalizada para o mundo. As Above, So Below revela a complexidade do ser de Sampa, uma qualidade mostrada em todo o disco através de fusões de intensidades pesadas e sensualidades mais suaves. "As Above" traduzido como Sampa fora de si, enquanto "So Below" é a Sampa de dentro, unindo-se para revelar a versão mais elevada de si mesma, sem nenhuma máscara ou papel a desempenhar. Ancorando o disco, está Eve, o diagrama de Sampa de seu eu ideal que se manifesta dentro da letra de "As Above, So Below" e que também aparece visualmente em todos os próximos vídeos do álbum.

Hoje, o mais novo single de Sampa chega a uma ode de agitação para a era dourada do gênero socialmente prolífico da Zâmbia, Zamrock. Lançando o reconhecimento à música que sai da diáspora africana nos dias atuais, para honrar as histórias daqueles que pisaram antes, "Never Forget" é o selo que une os dois pontos centrais da história. Uma harmonia de coral da própria irmã de Sampa, Mwanjé, anuncia a abertura da faixa, antes que uma linha de baixo rebaixada se desprenda dos ganchos perfurantes do compositor zambiano, Tio Nason e versos triunfantes da estrela zambiana, Chef 187 e a própria Sampa. Uma variedade de percussão acrescenta uma riqueza zambiana, desde a tradicional bateria Ngoma da banda Nomakanjani, até as palmas das mãos, passando pela marimba, até a assinatura 808's da Mag 44, uma das pioneiras produtoras de hip hop da Zâmbia.

Sampa diz sobre o single & vídeo: "Never Forget" é uma ode à música Zamrock, um gênero nascido na década de 70 que combina música tradicional zambiana com rock psicodélico. Em particular, a canção se concentra na música kalindula. Esta homenagem foi inspirada pela banda WITCH e seu vocalista, Sr. Jagari Chanda, que se tornou um dos meus mentores musicais. Descobri o Zamrock mais tarde em minha vida e fiquei surpresa que esta música fosse conhecida mundialmente, mas ainda não totalmente celebrada e reconhecida na Zâmbia de hoje. Para mim, ela chegou em casa quando senti semelhanças em minha própria jornada, tendo tido minha carreira decolando fora de meu país de origem. Achei apropriado homenagear aqueles que vieram antes de mim e quis fundir o passado, presente e futuro através da música e da imagem; passando o bastão de uma geração para a próxima. As imagens de arquivo no clipe incluem o falecido Paul Ngozi, o falecido presidente Kenneth Kaunda (o primeiro presidente da Zâmbia) e o legendário WITCH. 

Sampa voltou no início deste ano, com o primeiro single de As Above So Below, "Lane", em parceria com o rapper americano Denzel Curry. Em uma nova era, "Lane" foi o primeiro gosto de novas músicas da artista zambiana desde o Prêmio ARIA de 2019 e o álbum de estreia vencedor do Prêmio Australiano de Música, The Return. Uma chamada desafiadora para ser empurrada em uma caixa, "Lane" foi acompanhada por um vídeo de longa duração que terminava e equilibrava uma peça falada, "Origin", onde fãs foram apresentados à persona ideal de Sampa, Eve. O novo capítulo da música de Sampa The Great acompanhou apresentações ao vivo de Sampa em um futuro afro através de Sydney e Melbourne durante os meses de maio e junho. Após o adiamento da turnê inaugural e altamente antecipada do ano passado de An Afro Future, Sampa apresentou uma série espetacular de apresentações ao vivo que tinham sido remarcadas. A turnê marcou a primeira oportunidade para os fãs verem Sampa no formato ao vivo com sua banda completa da Zâmbia, apresentando seu álbum premiado de estreia, The Return, além de mostrar um pouco das suas novas músicas para as multidões enérgicas.

Em 2019, Sampa The Great obteve enormes realizações, levando para casa o Melhor Lançamento de Hip Hop para "Forma Final" no ARIA Awards, juntamente com várias outras vitórias no J Awards, o Music Victoria Awards, enquanto batia recordes da indústria ao ganhar duas vezes o prestigioso Prêmio de Música Australiana duas vezes em sua carreira. The Return recebeu elogios de artistas como The Guardian, NPR, Pitchfork, The FADER, Billboard, OkayAfrica e inúmeros outros, e foi sucedido pelo relançamento da faixa do álbum, "Time's Up" com novos versos da rapper nova-iorquina Junglepussy, colaborações com artistas como The Avalanches, Denzel Curry & Tricky, e uma reportagem sobre a estimada playlist de Michelle Obama. 

 

Em 2020 as avaliações continuaram, levando para casa mais três ARIA Awards para The Return, garantindo quatro vitórias no Music Victoria Awards, tornando-se a primeira artista solo e musicista feminina a ganhar o Best Live Act no National Live Music Awards, e o prêmio de primeira artista global no BET Amplified. Como uma artista ao vivo altamente aplaudida, Sampa divertiu platéias em todo o mundo com participações em festivais como Glastonbury, Splendour in the Grass e Laneway, ao lado de sets virtuais para AFROPUNK, Black August, o Roots Picnic e espaços de apoio para artistas comoKendrick Lamar e Sra. Lauryn Hill. Em abril deste ano, Sampa The Great se apresentou pela primeira vez no Coachella 2022, seguido de uma aparição no Primavera Sound, e um retorno ao Festival de Glastonbury este mês.

Agora que Sampa The Great se prepara para apresentar seu segundo álbum, aproveite para desfrutar hoje da excelência criativa e da história profunda de "Never Forget", à frente do altamente esperado "As Above, So Below" em setembro.


Postar um comentário

0 Comentários